12/09/2014

RESENHA: O Capítulo do Julian - R.J. Palacio

O Capítulo do Julian

Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 96
Edição: 1
Ano: 2014
O capítulo que você queria ler em Extraordinário Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra. Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado? Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.


Simplesmente adorei.  

O Capítulo do Julian, é um livro ou conto, já que só tem 96 páginas que conta a versão do Julian o "vilão" do livro Extraordinário. Pra quem não sabe Extraordinário conta a história do pequeno Auggie, ele tem deformações no rosto, e chega ao ponto dele se envergonhar ao sair na rua porque as pessoas olham torto e/ou ficam com medo dele. E por conta dessa deformidade ele nunca tinha ido a escola, e o livro Extraordinário vai contando com ele age diante desse novo passo. Como ele se vê de verdade, que nada mais é que um menino normal, fala também como ele lida com o bullying que ele sofre. E os olhos tortos das pessoas na escola por conta dessa diferença dele.

E é aí que entra o Julian, ele é um daqueles personagens que nos dá uma raiva, porque ele chama o Auggie de monstro, faz brincadeiras pesadas como por exemplo quem tocasse na "Peste" (o Auggie) deveria ir correndo lavar a mão e coisas do tipo. Em Extraordinário nós não temos muito contato além do que os personagens falam dele (uma características que esqueci de mencionar em Extraordinário é que é intercalado por vários personagens, como o próprio Auggie, a irmã, o namorado da irmã...), e em O Capítulo de Julian ficamos sabendo um pouco mais sobre o Julian, é narrado em primeira pessoa pelo próprio. Inicialmente fiquei com a mesma sensação de raiva dele, mas ao término da leitura não consegui. E cheguei a me emocionar. 

Afinal, sempre é bom recomeçar

Nesse livro ou conto, a gente conhece melhor os pais dele. E tenho que comentar que a mãe desse menino é uma coisa, ninguém merece. Quando ela acha que está certa, está certa e ponto. É daquele tipo de mãe que não vê quando o filho erra e tenta sempre justificar os erros. Como se certos atos sempre tivessem justificativas. Nesse livro também conhecemos uma nova personagem a avó paterna do Julian, que foi A personagem, ela fez o Julian ver as coisas como realmente são. Contando a sua própria história, foi impossível não se emocionar com o que ela contou.

O livro é simples, mas traz algumas questões bem bacanas, que com tanta simplicidade acaba nos ganhando e até nos emocionando. Indico tanto O Capítulo de Julian como Extraordinário, porque vale a pena. Dizem que é muito água com açúcar, mas a história é linda, nos faz refletir bastante. 

Infelizmente o livro só está sendo vendido em e-book, mas está baratinho, custa 4,99. E outra coisinha, não me contive e anotei vários quotes pra mostrar pra vocês. ♥

Quotes

“Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado.”
“As coisas que acontecem conosco, mesmo as ruins, muitas vezes podem nos ensinar um pouco sobre nós mesmos.”
“Às vezes odiamos as coisas de que temos medo.”
“A vida está diante de nós. Se perdemos muito tempo olhando para trás, não vemos aonde estamos indo!”
 


0 comentários

PAGINAÇÃO