21/10/2015

TOP 4: Livros nacionais lidos em 2015


Olá, olá, olá!
Tudo bem com vocês? Hoje no top 4 vamos falar dos meus 4 livros favoritos até o momento, livros nacionais ein?! Eu tive essa ideia ao saber que outubro tem dois dias nacionais da leitura (sério haha). São no dia 12 e 29. Um já passou e o outro está chegando, pra ficar no meio a postagem vai ao ar hoje! :p O dia 12 e 29 foram datas criadas para incentivar o hábito da leitura, a comemoração do dia 12 foi criada em 2009 pela lei nº 11.899. No dia 29 só consta que é pra estimular mesmo, mas não foi criado nenhum decreto ou lei.

Essa ano infelizmente foi ruim de leitura pra mim, aliás está sendo... mas ainda há tempo pra reverter. :p E quando me refiro que está ruim, é por causa do tempo que está escasso e não a qualidade das leituras. Mas sem mais delongas, vamos ao top!

4. Paralelos - Leonardo Alckimim

Quando peguei o livro não imaginava que ele ia me ganhar, pelo contrário... já tinha visto que ele trás muitas coisas científicas. Mas quando comecei a ler, no início foi bem cansativo e chatinho, no entanto quando passei ignorar e me ligar de fato a história, me conquistou. Nunca fui de ler ficção científica, mas desse eu gostei bastante. 




3. Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias

Eu tinha muita curiosidade pra ler esse livro e fui lá na maior cara de pau perguntar pra autora se ela cedia de parceria pra resenha aqui no blog. E ela aceitou. E gente... esse livro me ganhou demais, é um romance homoafetivo, mas é bem mais que isso. Trás coisas da época da ditadura, estupro, preconceito contra si próprio, alcoolismo... é bem denso. Chorei muito com esse livro, e teve um final que quase batia na porta da autora pra reclamar. rs 


2. A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi que ele não é um romance entre um casal, mas sim sobre a relação desgastada de um pai com suas filhas. Eu sou muito família, tenho uma relação super bacana com os meus pais e talvez por conta disso o enredo tenha me chamado tanto a atenção. E amei esse livro, foi um dos favoritos do ano! É lindo, meigo, que trás reflexões maravilhosas... é do tipo de livro que todos deveriam ler. 


1. No Mundo da Luna - Carina Rissi

E mais uma vez os livros da Carina aparecem no meus top 4 e obviamente ela iria aparecer porque No Mundo da Luna foi outro livro favoritado. Ele é bem leve, típico da Carina. Com personagens engraçados e o mocinho de tirar o fôlego (e ao mesmo tempo nem tanto, ele é bem durão no começo). A protagonista é uma onda, se enrola muito e às vezes até irrita um pouco, mas é impossível não gostar dela. Se ainda não leu os livros da Carina, leiam... são ótimos.


~~~~
Espero que tenham gostado do top! Agora me contem, qual é o top 4 de vocês dos livros nacionais em 2015?!
Beijos,
Kamilla


12 comentários

  1. Oie!
    Desses livros só conheço o do Maurício e o da Carina! Minhas leituras foram bem escassas no geral, mas li 3 livros nacionais!!!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano é o ano do nacional pra mim! haha
      Beijos

      Excluir
  2. sem comentários para Carina Rissi, ela reina!
    mas a Lilian Farias posta textos maravilhosos no face, então um livro dela deve ser demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reina mesmo! :D O livro da Lilian é ótimo, vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi,
    Certamente "Lucíola" está no top dos tops dos livros nacionais que li esse ano. Mas, "Noite na Taverna", de Alvares de Azevedo também entra na lista.
    Dos livros que você citou, não li nenhum.
    Beijinhos - Historiar

    ResponderExcluir
  4. Como assim Paralelos é nacional?? Não imaginava!! Bom saber :)
    Não li nenhum desses livros até agora, mas tenho MUITA curiosidade para conferir os livros da Carina Rissi, já que todos falam tão bem. Esse ano li bastante coisa nacional, e foram muitos os que me ganharam.
    Meu top 4 ficaria assim:
    1- Mate-me Quando Quiser
    2- Padma
    3- Para Continuar
    4- O Sumiço de Beatriz
    5- A Aposta (porque não consigo escolher 4 nunca)

    Espero ler ainda outros vários até o fim do ano e fazer um post bem completinho sobre essas leituras no blog.
    Adorei seu top!
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nacional sim! haha Os livros da Carina são ótimos! <3
      Eu não li nenhum dos que você citou :( Mas quero muito ler Para continuar, a sua resenha me convenceu.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Kamila,
    Preciso ler algum livro do Mauricio Gomyde, pq sempre vejo mtos elogios a obra dele.
    A minha maior descoberta da literatura nacional foi Jorge Amado. Recentemente li Capitaes da Areia, e fiquei impressionado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li nada do Jorge Amado, mas só vejo falar maravilhas de Capitães de Areia. Sobre os livros do Gomyde são bem gostosos de ler. :)
      Beijos

      Excluir
  6. Olá
    Gostei muito de todos, não li nenhum , mais quero ler, "A maquina de Contar Historias" está a um tempo em minha lista de desejos e é meu preferido em sua lista!
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Máquina de contar histórias é bem emocionante, vale a pena lê-lo!
      Beijos

      Excluir

PAGINAÇÃO