18/12/2015

RESENHA: Um Coração cheio de estrelas - Alex Rovira e Francesc Miralles

Um coração cheio de estrelas

Autor(es): Alex Rovira e Francesc Miralles
Editora: Lua de Papel
Páginas: 112
Edição: 1
Ano: 2012
Uma fábula sobre o poder ilimitado do amor.
Michel é um garoto órfão que nunca conheceu os pais. Ainda assim, ele é a criança mais feliz do orfanato em que vive. É que Michel tem um segredo: o sorriso de Erin, sua melhor amiga, por quem é apaixonado.
Em uma noite fria, Erin dorme e não acorda mais. Os médicos não conseguem diagnosticar o que tomou conta da menina. Ela está em coma. Arrasado, Michel sai vagando pelas ruas procurando ajuda, até encontrar uma estranha e sábia velha que lhe diz o motivo da doença de sua amiga. “A dor que a pôs para dormir é a falta de amor, por ter sido abandonada.”
Michel então deve encontrar nove tipos diferentes de amor entre as pessoas, cortar um pedaço em forma de estrelas de suas roupas. Ao final a velha irá tecer um enorme coração. Um livro emocionante, em que o leitor encontra, a cada momento uma surpresa ao descobrir também amor nos pequenos detalhes da vida.
Um livro singelo, porém reflexivo.  

Eu peguei esse livro simplesmente porque estava querendo sair da minha leitura atual que é um tijolão, queria uma história rápida e simples. E esse livro supriu a minha necessidade, porém foi bem mais que isso... Ele me cativou. 

O livro conta a história do pequeno Michel que tem apenas 9 anos e vive no orfanato, um dia a sua melhor amiga e garota por quem é apaixonado entra em coma... ele sai pela cidade tentando descobrir uma maneira de reverter o quadro da amiga/seu amor platônico, porém todas as respostas que obtém é que nada pode ser feito. Até que conhece uma mendiga, Hermínia, que diz que ele precisa cortar estrelas das roupas de 9 pessoas que possuem/demonstram/demonstraram o verdadeiro amor, o mais puro. E é aí que começa a história que cativa o leitor e nos faz refletir. 

Nós vamos junto com o Michel encontrando gradativamente as pessoas, o amor puro e verdadeiro que elas nutrem por algo ou alguém. No total são 10 tipo de amor que são reais demais, e é por isso que faz com que o leitor se encante com esse livro. Me disseram que ele parece um pouco auto-ajuda, na minha concepção não parece, é algo reflexivo sim, mas não da forma que é apresentado em livros do gênero auto-ajuda. Pelo menos não foi pra mim. rs 

Esse livro vem frases/quotes/citações maravilhosas, o meu livro ficou cheio de post-its. Frases que marcaram, frases que são verdadeiras, frases lindas e meigas. São tantas que nem vou colocar todas aqui, só uma ou três, porque a grande maioria delas acaba falando demais quais são os tipos de amor. :p 

No final do livro tem várias frases de escritores famosos relacionados com os tipos de amores. Achei bem bacana fazerem isso! Há uma introdução de um dos autores, o Alex Rovira, que passou por um período bem difícil no nascimento da filha e que fez acreditar ainda mais no amor. Admito que chorei só pela introdução. O livro pode ser chamado facilmente de conto de tão pequeno que é e por isso senti falta de mais histórias. Do "final" do livro para o epílogo passaram dez anos, muito tempo certo?! Deveria ter adentrado mais ali, pra saber como tudo aconteceu, mas não o fizeram. 

Comentário Final: Por fim vos digo que é uma história bem reflexiva e singela, que vale a pena ser lido se você gostar de livros assim. 

QUOTES:
“Enquanto você esperar algo da vida, sempre há esperança.”
“Os animais nos ensinam a ser humanos.”
“– Não se trata de ler muito, e sim de amar o que lê, que é igual a amar as pessoas. Afinal, os livros são escritos por seres humanos, e a maioria fala de outros seres humanos. Portanto, ler é um ato de amor.”


2 comentários

  1. Que resenha mais comovente. Na verdade tenho um pouco de medo de livros em que a criança é muito martir, pois achei péssimo o Jogando xadrez com os anjos. Mas se não foi do tipo apelativo, tipo "tudo está um horror mas agradeço a Deus por isso", está valendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Não é desse tipo, pode ficar tranquila! rs A obra é muito bonita e cativante, super indico.
      Beijos

      Excluir

PAGINAÇÃO