05/02/2016

RESENHA: Peter Pan: A Origem da Lenda - J. M. Barrie

Peter Pan

Autor: J. M. Barrie
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 96
Edição: 1
Ano: 2015
Um dos mais célebres personagens da história da literatura em edição inédita no Brasil!
Criada no início do século XX, a lenda encantadora do Peter Pan tornou-se, com o passar do tempo, um símbolo da eterna infância e do imaginário infantil na divisa com o mundo dos adultos. Em uma edição inédita no Brasil, a editora Universo dos Livros apresenta a origem do clássico que marcou gerações!
Embarque nesta fantástica jornada, onde você desbravará junto ao “menino que não queria crescer” a zona esquecida dos Jardins de Kensington, local onde a lenda tomou forma. Conheça também as incríveis fadas que lá habitam, bem como as outras espécies de seres míticos.
Dê asas à sua imaginação e conheça Peter Pan como você nunca viu!
O livro é bem curtinho, mas é uma leitura super prazerosa.

O título do livro já diz o que você precisa saber: é a origem da lenda. Então não esperem encontrar a mesma história que estamos acostumados nos filmes e outros livros, com a Wendy e seus irmãos. Aqui eles não aparecem... Quando peguei o livro pra ler já esperava isso, e vos digo: acabei super curtindo a história. O autor inicia a história contando um pouco sobre o Jardins de Kensington, nos apresentando sobre as fadas, as localizações dos jardins, claro tudo isso que os adultos não tem a capacidade de ver. Só posteriormente ele vem nos apresentar a história do Peter Pan e descobrimos que o nosso protagonista consegue voar, não por ter poderes, mas sim porque tem fé e acredita que é um pássaro. 
“O motivo para os pássaros poderem voar e nós não é o simples fato de que eles têm plena fé. E ter fé é ter asas.”
E como Peter Pan acredita, ele voa... Voa então para o outro lado do Jardins, onde só se chega voando ou por um barco, visto que tem um rio. Ao chegar lá o Peter descobre a verdade sobre voar e perde a fé, não consegue mais voltar. Lá ele conhece o Salomão, um corvo que adora zoar com as pessoas, mas com o tempo começou a gostar do Peter. Depois de algum tempo ele consegue voltar para o Jardins (mas não irei contar como, só descobrirão lendo :p). 

Peter Pan é uma criança e nunca deixou de ser um, que todo mundo sabe isso é um fato, mas como ele conseguiu ficar lá nos Jardins? sem a mãe? será que ele sente saudades? O Peter é uma criança, acho que isso responde certo? Todos nós quando crianças queremos brincar e ganhar o mundo, mas depois queremos voltar para o braço dos nossos pais. 

O livro é repleto de fantasia, cheio de fadas que tem medo de serem vistas por humanos e quando são aprontam com eles, e que amam uma boa festa... às vezes alteram até a hora de fechar os portões do Jardins só pra festar mais. Pra mim esse livro foi bem nostálgico, porque convenhamos que nunca assistiu Peter Pan? (com aquele ator que agora está uma coisa linda :x). Conhecer um pouco mais sobre a origem do Peter foi ótimo, e vai ter uma parte que vai meio que partir o coração de vocês.

Comentário final: Leiam esse livro, vocês não vão se arrepender. 


25 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Fiquei nostálgica só de ler sua resenha!
    Peter Pan é daquelas histórias que quase todo mundo conhece e ama.
    Achei esse livro bem legal e fiquei interessada nele, mas primeiro quero ler a versão original de Peter Pan que ainda não li.
    Aquele filme é muito legal e aquele ator tá realmente muito lindo! Haha.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele filme e aquele ator são ótimos! hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii,
    Nossa tinha tempo que eu não via um livro ou conto do Peter pan. Eu não conheço muito a história só o básico e alguns filmes eu já vi. Adorei a resenha.
    Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... mas a história desse livro não é igual aos outros, é a origem da lenda. Nem eu tinha ouvido falar e olha que adoro Peter Pan.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Kamilla!

    De Peter Pan, só conheço o desenho da Disney mesmo. Nunca li.
    Mas também não tenho vontade, não.
    Não fiquei interessada pelo livro.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  4. Oi kamilla, sua linda, tudo bem
    O clássico Peter Pan é uma das histórias mais belas já contadas, em minha opinião. Que triste ele perder a fé e não poder mais voar, acho que realmente ficarei tocada até ele passar a acreditar novamente, mesmo sabendo da realidade. Parece ser um livro lindo, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem triste mesmo, essa parte... você ficará encantada com esse livro!
      Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  5. Amo a mitologia por trás de Peter Pan e fiquei encantada por saber deste livro, quero ler já! Ah, que citação linda: “O motivo para os pássaros poderem voar e nós não é o simples fato de que eles têm plena fé. E ter fé é ter asas.”! <3
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa citação achei incrível... pra conseguirmos algo é só termos fé e acreditarmos, depois disso é só correr atrás. ♥
      Beijos

      Excluir
  6. ^^ Que nunca ouviu falar dessa história! Quero muito ler e bela resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Até hoje não sei muito bem a história do Peter Pan, e gostei muito da premissa do livro, sem falar na capa que é super linda.

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Adorei a resenha e o livro parece ser muito interessante, a história é bem fofinha e tem tudo para eu gostar! ><

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a resenha e a dica. Tenho um livro sobre a temática de Peter Pan, mas ainda não tive a oportunidade de ler, pretendo fazer isso em breve.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não conhecia esse livrinho, mas como gosto bastante do Peter Pan pelo filme que já vi, acho que o leria para saber mais sobre as origens do menino que não cresce.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, pensava que esse livro traria a mesma historias dos filmes, mas curti saber que ele trás uma historia diferente e pelos seus comentários ele parece estar bem legal *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    não sabia que era uma história diferente daquela apresentada nos filmes. Adorei sua resenha e a dica, vou procurar saber mais sobre a obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Pura nostalgia!! <3
    Fiquei interessada pela leitura, desconhecia alguns fatos que vc citou..
    ótima resenha.
    abraços.

    ResponderExcluir
  13. Kamilla adorei o livro! Amo o Peter Pan e conhece-lo por outro ângulo será uma experiência incrível... Valeu a dica! Já está na lista. Sua resenha ficou ótima, parabéns... Bjinhos May @surfandoempaginas

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO