30/03/2016

TOP 4: Personagens mentirosos


Olá leitores! Tudo bem com vocês? Sexta-feira é o dia da mentira e pensando nisso resolvi fazer um top com personagens mentirosos. Algumas mentiras são prejudiciais outras nem tanto, mas é inegável que vez ou outra nós contamos. :x 

Agora, vocês sabem de onde surgiu o dia da mentira? A origem se deu no séc. XVI, onde o povo francês comemorava o ano novo no dia 25 de março e a comemoração durava uma semana, terminando no dia 01 de abril. Em 1564 o Rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano, ou seja, o ano novo seria no dia 01 de janeiro. Muitos não gostaram da mudança e continuaram a comemorar em março. E o pessoal que adotou o calendário gregoriano começou a zoar quem não, mandando convites para festas "fakes" e presentes esquisitos. E no Brasil? como chegou aqui? Foi lá em Minas Gerais que tudo começou, através de um periódico chamado "A Mentira", propício não?! Mas o que fez virar um viral mesmo foi que no dia 1° de Abril de 1828 divulgaram que Dom Pedro havia morrido, ocorrido que foi desmentido no dia seguinte. Brasileiro sendo brasileiro desde sempre, certo?! Outra curiosidade: Existe o livro Psicologia das Cores, onde a autora diz que o amareço é a cor da mentira. Não sei se isso é um estudo psíquico confirmado (ou o tom de amarelo verdadeiro).

Explicados os motivos da mentira, que particularmente achei bem curioso, vamos - finalmente - ao top?! 

Em quarto lugar ficamos com Azar o Seu! da Carol Sabar, autora nacional e super gente fina. A mentira aqui é daquelas que não vai matar ninguém, só deixar a nossa protagonista bem irritada. Bia é a mocinha da história e quando ela se vê em um tiroteio no RJ e começa a falar que sente saudades do Guga, que nunca o esqueceu (e ela não o vê há anos). Só que tinha um cara ajudando-a, ela mal imagina que esse cara é o Guga. E quando descobre... Vale salientar que ela demora pra descobrir então, a trama gira um pouco em torno disso. O livro é ótimo, um dos meus chick-lis preferidos!

Em terceiro lugar fica A Garota que perseguiu a lua, que de fato e totalmente esse livro gira em torno de um grande mistério. Que quando a protagonista consegue visualizar que há algo esquisito e diferente, ela começa a perceber que todos da cidade estão mentindo sobre alguma coisa. Esse livro tem uma pegada sombria, mas não é do tipo de dar medo, nem nada do gênero. A nossa protagonista, Emily, é adolescente e após perder a mãe vai morar com o avô, e quando chega a cidade fica abismada com alguns acontecimentos. Principalmente porque a sua mãe parece estar envolvida em um deles. Friso aqui que o livro também tem uma pegada sobrenatural. E cá entre nós, é um livro bem bacana!

Em segundo lugar fica com o livro Um Caso Perdido. A mentira que ronda a trama, quando descoberta abala toda a estrutura da nossa protagonista, Sky. Quem já leu sabe que é um put* spoiler se eu for compartilhar com vocês. Então deixo a sinopse do livro: 

Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras...
Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.”

E em primeiríssimo lugar fica o livro Bubble Gum, que assim como Um Caso Perdido caso eu for dizer mais ou menos como a mentira se procedeu, estarei dando um spoiler gigantesco. O inicio do livro a gente só fica conhecendo a personagem, posteriormente nós acreditamos em TODA a mentira que ronda a trama. E não é pouca coisa não. Esse livro não foi um dos melhores que li, ou melhor, que eu mais gostei (dei duas estrelas, apenas), mas é surpreendente. Dica: Nunca vendam a alma pro diabo, ele pode ser qualquer... =x E não, o livro não tem nada de sobrenatural, tem é muita crítica pra esse pessoal que pisa em cima de todo mundo pra tentar ser "alguém na vida"

~~~

Por hoje é só, pessoal!
Espero que tenham gostado do top :)

Beijos,
Kamilla


17 comentários

  1. Oiii

    Adoro tags e ainda não tinha visto essa!
    Não conheço nenhum desses personagens, ainda não li nenhum desses. Tenho muita vontade de ler Um Caso Perdido.

    Beijos!
    Cintia

    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Essa é uma coluna semanal, o top 4. Não é uma tag.
      Um caso perdido é bem legal!
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei bastante da coluna, tem um personagem do Stephen King chamado Big Jim que me tira do sério de tão falso, dissimulado e mentiroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não o conheço, mas irei procurar saber mais sobre ele.
      Abs

      Excluir
  3. Olá! Amei seu post, achei legal as curiosidade sobre o dia da mentira. Gostei bastante do top 4. Os personagens parecem ser bem legais e me interessei por alguns...beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :) As curiosidades são bem bacanas mesmo!
      Beijos

      Excluir
  4. Desses, li Um Caso Perdido e Azar o seu!, e são níveis bem diferentes de mentira mesmo, embora as personagens tenham ficado esquentadinhas do mesmo jeito hahaha o que seria de nós leitores sem esses mentirosos pra construir uma história tão boa, né?!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria de nós? hahaha Sempre tem que ter uma mentirinha, né?
      Beijos

      Excluir
  5. Gostei das dicas! Muito interessante a seleção de mentirosos, vou pensar em uma!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamilla,

    Eu ameii A garota que perseguiu a lua, mesmo com a mentira, é um livro mágico e encantador. A mentira de Um caso perdido já é mais complicada, sofrida, e é um ótimo livro também. Faltou nessa lista Mentirosos.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deninse!
      No top geralmente coloco os livros que já li e infelizmente ainda não li Mentirosos. Mas já está na minha lista.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    Adorei a tag hahahaha
    Por mais que eu não tenha lido nenhum dos livros citados gostei muito de como você retratou os mentirosos.
    Parabéns pelo post.
    Abraços
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!
      Essa é uma coluna semanal, e não uma tag. :)
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  8. Oooi! Gostei bastante da postagem, Kamilla =D Bem interessante mesmo. Eu não me lembro agora de livros que tenham envolvido toda uma mentira, mas eu já li o "Paixão Sem Limites", que também envolve uma sofrência toda de uma mentira Kkkkk Vale a pena a leitura ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, Ruhh!
      Já li Paixão sem limites, e adorei, tem uma mentira bem cabeluda mesmo! haha
      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o top. Desses livros que você citou eu só conhecia o Azar o Seu, mas fiquei muito interessada no A Garota que Perseguiu a Lua, adoro esses suspenses com uma pegada sobrenatural.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Garota que perseguiu a lua é bem bacana, vale a pena!
      Beijos

      Excluir

PAGINAÇÃO