29/04/2016

RESENHA: As Moedas do Reino, uma moeda à deriva (livro 1) - Hellen Silva

As moedas do reino - Uma moeda à deriva (Livro 1)
Autor(a): Hellen Silva
Editora: Giostri
Páginas: 282
Edição: 1
Ano: 2016
Luke, Nara, Dana, Tony, Sol, Haley, Henry, Analu, Silver, Bea, Paulo, Gabe. Guarde bem esses nomes, recebidos por nossos aventureiros junto de suas missões que compõem uma missão maior comum a todos - equilibrar as forças do universo, para que a vida não se desvaneça.
Doze figuras de diferentes características e habilidades se unem em prol do equilíbrio entre as forças do universo, que pode perder a estabilidade e comprometer a vida.
Luke, ou Nelantar, nosso personagem principal, enfrenta momentos de aventura, perigo e angústia na busca de sua própria razão de estar no mundo, repleto de lutas, mistérios meias palavras e interesses que se sobrepõem uns aos outros.
O livro é bastante confuso e em algumas partes complexo.

De início nós somos apresentados aos doze seres antigos/seres pertencentes a diferentes segmentos. Usaremos o termo seres  aqui nesta resenha, ok? Então, estes seres são nos apresentados primeiramente com alguns nomes e posteriormente a autora muda o nome dos mesmos, porquê? não sei, sinceramente só deixou tudo mais confuso. Os personagens (seres) são: Nelantar (Luke), Brícia (Nara), Sud (Dana), o quarto ser (Tony), Arinda (Sol), Regin (Haley), Énio (Henry), Éris (Analu), Fanis/Lanis - creio que neste teve erro de digitação, mas não sei o nome correto - (Silver), Siena (Bea), Heime (Paulo) e Ió (Gabe). Estes recebem uma missão e farão tudo pra conseguir.

É complicado falar porque o livro é um tanto quanto confuso, a autora jogou muitas informações e é bem complicado de acompanhar. Mas pra melhor entenderem a missão dos personagens citados, contarei um pouco sobre o início da história. A história toda acontece no Reino de Além e este após uma disputa (conhecida no livro como Reses) se dividiu oficialmente em dois reinos: o de Alfa comandado por Wotan (responsável pelo chamado dos personagens), ele segue a voz do "pai", e o reino de Ômega comandado por Dorian que segue a voz de Ater vinda de Hastes. Depois dessa disputa o reino mudou e por isso abriram-se 13 portões (portões de Malaki) e por isso nossos personagens foram chamados. Eles ficam numa tribo denominada Insigne. A missão basicamente como citado na própria sinopse é manter o equilíbrio no reino, porém um dos doze seres não pensa da mesma forma e o Luke (Nelantar) faz algo que "não deveria" e vira um desertor, ou seja, agora não pertence a lugar nenhum, mesmo estando ligado aos outros onze personagens (seres), ele não acha que fez algo errado e quer causar uma nova reses (lembram? a disputa). 

A autora teve uma ideia bem bacana para o livro, é uma mistura de coisas: tem ação, amizade, lealdade e intrigas. Também não consegui distinguir quem estava certo ou errado, todos tinham suas visões sobre as coisas e como o livro é narrado em terceira pessoa nós conseguimos visualizar tudo que está acontecendo, mas o que mais apareceu sem dúvidas foi o desertor - Luke/Nelantar - pelo fato de ser o protagonista e de ter feito o que fez e o que culminou para todo o reino.

O fato da autora ter escrito em terceira pessoa foi uma sacada bacana até pra ter mais dinamismo, além disto em certos momentos ela conversava diretamente com o leitor, sim fazia perguntas diretamente pra gente. E teve caso até que supomos algo e ela vai lá e diz se estamos certos ou errados. 

Porém o livro não foi flores, tem uma história bacana e a autora poderia ter aproveitado bem mais, mas infelizmente não foi bem assim... O livro começa contando a história que meio que já resumi pra vocês, mas a autora acaba se estendendo muito e até divagando sobre as coisas, além de uma descrição sobre tudo que ficou bem repetitiva. Outra coisa que me cansou muito foi os erros de gramática, a revisão no geral (palavras repetidas, falta de acento, pontuação, etc) e isso foi horrível. O tipo de escrita da autora já é diferente do que sou acostumada nas leituras, é algo mais puxado pra linguagem formal, há momentos que ela quebra um pouco disso, não nego, mas a maior parte é bem formal e sem pontuação acabou dificultando muito a leitura. E culminando tudo isso, mais a história que é diferente de tudo que já li acabou se tornando uma leitura confusa. Tinha que ler algumas cenas mais de uma vez pra entendê-la melhor e isso me desanima na leitura. 

Sobre os personagens: O Luke é o que mais aparece por motivos já citados, os demais não aparecem tanto. Sei que são cruciais para a história e gostaria de ter visto mais cenas com eles. Uma das minhas personagens preferidas foi a Dana, que não sei nem lhes dizer o por quê de cara gostei dela, a achei sincera - me ganhou. Tarso é um personagem que não foi citado até então, mas foi um que fiquei curiosa pra saber mais e conhecê-lo melhor, não irei dizer aonde conhecemos ele, porém foi através do Luke. 

Sobre os detalhes: Já mencionei que o livro tem muitos erros, a revisão foi péssima, em toda página praticamente tinha algum erro. Não sou neurótica em relação a isso, um aqui e outro ali até passa despercebido, mas muito incomoda. A capa é bonita, mas sinceramente não tem muito a ver com a trama, a autora cita as moedas, mas não da forma literal como mostra a capa. O livro não possui capítulos, há algumas divisões através de traços e só. A fonte está em um tamanho bacana pra ler. 

Comentário final: Creio que o livro pode ter se tornado detalhista e repetitivo por se tratar do primeiro livro de uma série, não sei quantos estão por vir e quando virão, mas a autora deixou sim pontas soltas e creio que nos próximos livros estas perguntas serão respondidas - ou não. Sobre os erros: como é a primeira edição creio que nos próximos essas falhas serão corrigidas - espero ao menos. No mais, achei a leitura interessante e indico que sim que façam a leitura. 

PS: As minhas resenhas estão ficando grandinhas demais ou é impressão minha? :x 


8 comentários

  1. Oi Kamila!
    Não conhecia esse livro, e apesar de gostar da sua resenha vou deixar passar a dica,
    sabe, não me atraiu.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu muito bem a resenha.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá Kamila! Nossa, fiquei confusa rsrsrs. Deve ter sido complicado para você preparar essa resenha, é muito complicado quando o livro dá tanta informação e acaba deixando o leitor confuso. Pela sinopse, parecia ser bem interessante, vou passar a dica, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      O livro é bem confuso e foi bem difícil, tive que anotar várias coisas. Pegar o livro várias vezes! hahaha Muita informação é complicado mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi :)
    Nossa fiquei confuso só por você narrar sua confusão e de acordo com a sua descrição da obra é difícil engolir essa capa mesmo, eu pensei que iria ler uma resenha de um livro de finanças hahahah.
    Quanto aos erros, eu sou absolutamente neurótico, de ficar encarando o erro pra ver se li certo, eu detesto falta de cuidado com revisão, acho que surtaria lendo esse livro :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa não tem nada a ver! Infelizmente. :( E pior que parece mesmo! kkkk
      É bem tenso os erros, são grotescos.
      Beijos

      Excluir
  4. Ooi, Kamilla! ESTOU APAIXONADA pelo novo layout <3 Eu sabia que iria ficar lindíssimo <3 Amei muito mesmo, sério! Está muito divo. A ilustração tá linda e não tem como não me apaixonar.
    Sobre a sua resenha: você sempre escreve muito bem, e mesmo que o livro seja até interessante, fiquei um pouco confusa em só ler a resenha, imagina lendo o livro? rsrs Não gosto muito de livros que trazem muitas informações que não podemos guardar direito, fica até difícil de lembrar quais são as mais importantes.
    Novamente: AMEI o layout, e não vou mais sair daqui =3
    Beeijos

    Blog Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
  5. Nem todo mudo da conta de escrever um romance de fantasia né, não basta ter uma ideia boa tem que saber explicar o mundo ovo bem e sem ser chato.. Gostei da resenha e pelos pontos negativos que vc levantou acho que não leria. beijos

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO