20/04/2016

TOP 4: Livros que falam muito sobre amizade

Olá leitores! Como vão? Hoje é dia de top 4 e venho mostrar-lhes dos livros que já li os quatro que falam muito sobre amizade. Mas porquê este tema, Kamilla? vocês me perguntam e eu prontamente lhes respondo: Segunda-feira, 18 de abril, foi o dia do amigo. Então aproveitei a deixa e vim falar sobre livros que tem a amizade como algo precioso e valorizado. Alguns autores focam no relacionamento dos mocinhos e esquecem, muitas vezes, das amizades até entre o casal ou nas amizades feitas anteriormente ou posteriormente, quem sabe?! Os que irei mostrar hoje não esqueceram e valorizaram muito a amizade. São eles: 

Em quarto lugar fica o livro Álbum de Casamento da Nora Roberts, este foi o primeiro (e único) livro que li da autora, mas já a considero pacas. Álbum de Casamento tem como protagonista a Mac, fotografa de casamentos, ela trabalha na Votos, junto com suas amigas. Esse livro faz parte de um quarteto (O quarteto das noivas) e cada livro tem como protagonista uma das amigas. Acho que por si só, já deu pra perceber a questão da amizade, né? Elas são muito unidas, se conhecem como ninguém, se apoiam, se amam, se ajudam, se aconselham... Acho linda a amizade delas, vale a pena conhecer.

Em terceiro lugar fica o livro Na Porta ao lado da Luly Trigo. O livro é um infanto juvenil, mas que mesmo você sendo adulto vai gostar. Vai relembrar da adolescência, vai até encontrar semelhanças com os personagens. Mas bem, a protagonista é a Carol e ela tem algumas amigas inseparáveis. Bia, Amanda, Roberta e Pri, elas são super amigas... algumas vezes tem desavenças, principalmente com uma delas, mas quando a amizade é verdadeira tudo supera. E isso a Luiza deixou bem claro no livro, mostrando a importância da amizade aos leitores.

Em segundo lugar fica o livro Cidades de Papel do queridíssimo John Green, acho que todos já conhecem mais ou menos a trama deste livro, correto?! Pois bem, o Q vai atrás da Margo com alguns amigos... Muita gente criticou o livro achando que o final não foi satisfatório, e eu vos digo o contrário. A verdadeira história não está na relação do Q com a Margo, mas sim na relação dele com ele mesmo... e consequentemente com seus amigos. Nessa viagem foi crível a relação de amizade entre eles e foi bacana vivenciar isso.

Em primeiríssimo lugar ficou com o livro Surpreendente do Maurício Gomyde, o livro fala sobre inúmeras coisas. Superação, romance, família, mas uma das coisas que mais me cativou foi a importância que o autor deu para amizade. Principalmente do protagonista, Pedro, e o seu melhor amigo, Fit. Sabe aquelas amizades que dá pra contar de olhos fechados? aliás, que não precisa falar nada, absolutamente nada, porque a amizade tem um vínculo tão forte que o outro já sabe o que se passa? e já tenta ajudar da melhor forma, sem pedir nada em troca, só em nome da amizade. Esse livro como um todo é maravilhoso, mas a amizade como foi retratada no livro foi simplesmente sensacional. Por isso mereceu o primeiro lugar ♥

~~~
Me digam as amizades que vocês mais adoraram conhecer no mundo literário!
Beijos


6 comentários

  1. Dos indicados só li Surpreendente e adorei.
    Gosto muito da escrita do Gomyde.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o top Kamilla!! Adoro livros que tratam de amizade! Cidades de Papel é o meu favorito do autor! Green trata amizade de uma forma muito bonita; nos livros dele, todos eles, os protagonistas encontram ou possuem amigos que os apoiam, divertem e ajudam. Outros livros que eu gosto muito e que abordam o tema são: Holy Cow, Extraordinário e Pequenas Grandes Mentiras. <3
    Beijooos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, o Green adoro colocar a questão de amizade nos livros e amo isso. Gaby eu nem coloco mais Extraordinário nos tops da vida, porque se não só daria ele! hahaha Sou louca pra ler Pequenas Grandes Mentiras, quero!
      Beijos

      www.lendoeapreciando.com

      Excluir
  3. Olá,

    Super concordo com Cidades de papel! Acredito que o que mostra realmente no livro é a relação de amizade de Q =) Adorei o Top 4!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO