04/05/2016

TOP 4: Apps sobre livros

Olá leitores, como vão? O mês está começando e eu venho com o primeiro top do mês! E o top vai ser com dicas, isso mesmo. Dicas de Apps sobre livros, nesse post eu falarei sobre quatro aplicativos que encontrei sobre livros e que gostei bastante, por isso resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem! Ah, infelizmente todos os apps que mencionarei aparentemente só funcionam em celulares/tablets cujo o sistema operacional seja o Android. Pelo menos segundo as minhas pesquisas, caso eu estiver errada, avisem! :p Adianto que a postagem será grandinha! ♥

Em quarto lugar fica o app Meus livros - Esse app foi desenvolvido pelo Trellat e possui dois tipos: o pago e o gratuito. Obviamente optei pelo gratuito, porém estão vendo a parte em branco na imagem 1? é onde fica as propagandas. Esse aplicativo tem uma média de 3,6 no Google Play Store. 
1 - Você pode adicionar os livros, fazer listas e ainda mencionar os livros emprestados (a partir de lista telefônica);
2 - Essa é a imagem onde mostro à vocês quando clicamos em adicionar. Você pode colocar o titulo, ISBN, número de páginas, anos e autor. E caso já tenha lido, a classificação.
3 - Você também pode, ao invés de preencher tudo manualmente, adicionar apenas o número de ISBN do livro e a grande parte das informações apareceram. PORÉM nem todos os livros aparecem, fiz alguns testes e só apareceram os livros mais antigos. 

4 - Exemplo de preenchimento aleatório que fiz (não havia finalizado a leitura do livro referido na imagem rs);
5 - Mostro a página inicial, onde fica todos os livros já cadastrados. Vocês podem perceber que também há o de Leitura e Não lidas. Esse "+" é pra adicionar mais livros.
6 - Este foi um exemplo de livro que adicionei pelo ISBN, a única informação que não apareceu foi a editora. 

7 - O exemplo mencionado no item 6, para melhor visualização.
8 - Você também pode fazer observações e colocar se a leitura será em e-book ou não.

MINHA OPINIÃO: Gostei bastante do aplicativo, porém achei que poderia ter melhores atualizações. A última foi feita em outubro de 2015. E o fato de ter propaganda me incomodou. Não continuei usando.  
~
Em terceiro lugar fica o app Book Tracker - Esse aplicativo foi desenvolvido Melnykov Oleksandr, é totalmente gratuito. E não possui nenhum tipo de propaganda, porém é todo em inglês. Tem uma média de 4,3 no Google Play Store. 
1 - Página inicial;
2 - Nesse aplicativo após adicionar o livro você pode colocar fotos a partir de sua galeria (ou tirar a foto na hora);
3 - Você pode colocar o livro como lido, ou se está lendo e catalogar a partir de cores. Como assim, Kamilla?
4 - Pra você ter um controle melhor poderás escolher uma cor, pra diferenciar lidos dos não lidos, por exemplo;
5 - Adicionando o livro: Você pode colocar o nome e o autor e colocar pra pesquisar;
6 - Como mostro nessa imagem, optei por procurar por Mentira Perfeita que é um lançamento pra ver se aparecia;
7 - Apareceu duas opções e uma já estava com imagem. E foi este que adicionei. 
8 - A página inicial como fica com os livros catalogados por cores e adicionados. E como vocês podem perceber você pode deixar o livro sem imagem ou ainda tirar em casa mesmo e colocar. 

MINHA OPINIÃO: Esse app é ótimo, bem completinho. E adorei o fato de podermos catalogar, porém não manjo muito dos inglês e isso foi um empecilho pra mim. Sei que depois se acostuma, mas não tentei. rs Principalmente por que não era o app que estava procurando. E ah, ele também tem leitor de código de barras... mas nem todos os livros aparecem.                                     

Em segundo lugar fica o aplicativo Biblioteca Personal/Biblioteca Pessoal - Este aplicativo foi desenvolvido pelo Rafael Azogue e como bem diz o nome é uma biblioteca, ok não de forma literal. Mas lá vocês podem catalogar todos os seus livros. O app tem uma média de 3,8 no Google Play Store. E como bem mostra as imagens, o app é em espanhol.
1 - Página inicial do aplicativo;
2 - Parte onde você pode acrescentar livros, configurar, buscar, olhar os livros... Fica ali nos três tracinhos do lado esquerdo da imagem (do lado da logo do bonequinho com livro);
3 - Exemplifico a colocação de um livro através do ISBN (que na imagem 2 mostra o "escanear ISBN", porém você tem que baixar outro app (o Barcode scanner), mas nem todos consegue encontrar. Só os mais antigos.

4- Não sei se perceberam, mas o item 3 mostra a aba "detalhes". Neste item estamos em "personal", onde podemos colocar a classificação do livro, a data que começamos a ler. E o estado (status) se está lendo, vai começar, é favorito, etc.
5 - Continuidade da página detalhes. Onde você pode colocar a data de inicio e a data final. E a nota.
6 - Exemplificação do item 4 preenchido.

7 - Exemplo da página inicial com livros cadastrados. E sim, você também pode tirar foto e colocar no app.
8 - Neste aplicativo você também pode colocar se você emprestou ou não, com detalhes (data que emprestou e a data que a pessoa tem que devolver).

MINHA OPINIÃO: Dentre os aplicativos mencionados este é o mais completo. Gostei dele porém, o espanhol engana (me confundo muito) e não me deixa estipular metas. Também não gosto do fato de ter que baixar outro app pra poder pesquisar um livro pelo código de barras. Maaaaas ele é bem bacana né gente?! Super gostei dele.

E em primeiro lugar fica com o aplicativo Minha Leitura - Este app foi desenvolvido pelo ML Development. Esse aplicativo não é tão completo como o primeiro citado, porém lembra muito o histórico de leitura do Skoob. Como assim? depois explico. :p E pra mim é ótimo, gostei bastante e é ele que estou usando. E muito. Este aplicativo tem a média de 4,5 e juro que não levei em consideração a classificação do Google Play Store.
1 - Página inicial do aplicativo;
2 - Após a página inicial se abrir, aparecerá esta que aparece no segundo item. Obviamente sem nenhum livro. Só acrescentei pra vocês conferirem. O livro (o app também permite colocar fotos). O mais legal é que posso colocar metas, seja por uma data específica, como por páginas por dia - neste último caso ele já te dá a previsão de quando terminará a leitura.
3 - Cadastrei vários livros pra vocês conferirem. Infelizmente ele não nos deixa adicionar a data que terminamos, caso tenhamos lidos antes de baixar o livro. Sempre ficará no dia que você colocou no app. Mas em compensação podemos fazer anotações (mesmo após termos lidos).

4 - Mostro a vocês como incluir uma leitura, na câmera você pode acrescentar a imagem que preferir. Abaixo tem a opção de colocar o título do livro e o nome do autor - E sim, neste app você vai ter que acrescentar manualmente. Em baixo tem "como você deseja ler" - sempre opto por "ler por número de páginas".
5 - Já temos a opção de colocar "já li", mas fica no dia que você cadastrou. E a meta que você quer estabelecer e como (por páginas ou por uma data específica);
6 - A página fica desta forma após de cadastrada. Você pode alterar, anotar, excluir.

7 - A meta (por páginas), onde você pode acrescentar o número de páginas que você está. Dependendo do seu desenvolvimento ele já muda a previsão de término (pra longe ou pra mais cedo);
8 - Menu do aplicativo. Você pode notificar - SIM! E isso eu adoro, marco um horário e ele notifica no horário determinado. Mostra também a quantidade de páginas lidas (tipo o paginômetro do skoob), mas como coloco do ano - só tem os de 2016. O do skoob é no total.

MINHA OPINIÃO: Curti todas os aplicativos, mas esse sem dúvidas virou o meu queridinho. É o único que continuei usando. Ele é ótimo, em português e é super fácil de mexer nas configurações do aplicativo. Deveria ter algumas atualizações, como inserir o leitor de ISBN ou ter dentro do aplicativo livros cadastrados (uma network entre os usuários), queria também o fato de poder editar a data de conclusão do livro. Mas no mais: é o meu aplicativo preferido do momento. 

~
Espero que tenham gostado! Já conheciam esses aplicativos? Tentei sair um pouco dos aplicativos literários óbvios (skoob, kindle, kobo, etc).

E ah, Participem do nosso top comentarista!
Beijos


23 comentários

  1. Oi Kamilla! Tudo bem?
    Eu não conhecia esses apps e achei interessante você compartilhar com a gente a sua experiência com eles.
    Um amigo meu me indicou o aplicativo Aldiko. EU gosto muito da forma como ele organiza as leituras e é em português. Se você ainda não tiver tido contato com ele, experimenta e vê o que achou beleza?
    Vou testar os que você postou hoje aqui.
    Beijos

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que vi seu comentário baixei o Aldiko, é um app de leitura né? Os que indiquei é quase uma estante pra termos um maior controle dos livros lidos e que temos ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kamilla, não conhecia nenhum desses aplicativos e gostei muito, o seu queridinho foi o que mas me interessou também por se parecer com o Skoob, único que tenho usado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o histórico de leitura que é parecido! O resto não. haha
      Beijos

      Excluir
  3. O único que conheço e uso é o Minha Leitura realmente um ótimo organizador, mas também fiquei bastante curiosa com Biblioteca Personal, realmente parece ser o mais completo, obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro o Minha Leitura, não é a toa que foi o primeiro lugar! hahaha O Biblioteca é bem mais completo, vale a pena dá uma conferida.

      Excluir
  4. Oi Kamilla!
    O único app de leitura que conheço é o do Skoob, mas não me agradou.
    Fico feliz por compartilhar conosco esses achados, rsrs. Vou baixar o Minha Leitura e ver se me adapto a ele.
    É uma pena que o Biblioteca Personal seja em espanhol... Caso contrário, seria minha primeira opção.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblioteca tem bem mais opção, mas infelizmente é em outro idioma. Testa mesmo o Minha leitura.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiiee, tudo bom?
    Amei o post, super diferente eu nunca havia pensando em procurar um app de leitura, na qual podemos ir marcando, achei interessante, eu uso o Skoob mesmo e nem o aplicativo eu tenho, uso direto do site, acho melhor hehehehe, gostei muito de conhecer os aplicativos vou ver se baixo algum para ver se gosto.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá kamilla;
    A quanto tempo não venho aqui. e agora está de cara nova.
    Amei o novo layout, está tudo uma graça.
    Adorei as dicas de app e assim que tiver uma net descente quero testar alguns citados por você.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ooi, Kamilla! Confesso que as avaliações são as responsáveis por eu baixar um app no meu celular. Antes eu achava que era apenas um detalhe, mas já me arrependi de ter baixado muitos apps por ter ignorado as avaliações rs
    Então, para leitura, eu uso mais o Wattpad, Kindle, ePub reader e Play Books. Mas, eu gostei de conhecer esses! Obrigada =D
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses que eu citei não são para leitura, são mais pra termos controle das leituras e livros que temos.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Muito legal esse post, ainda não conhecia nenhum desses aplicativo, mas achei eles bem interessante o que me deixou curiosa para poder usar, realmente eles são bem completos e facilita muito, gostei das dicas !!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nenhum desses aplicativos. Sou usuária assídua do skoob. E gosto muito dele, consigo fazer tudo o que quero e ainda tem as partes de trocas que gosto muito também. Mas adorei conhecer outros :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apps que citei não são muito parecidos com o Skoob não, vale a pena testar!
      Bjs

      Excluir
  10. existe o "wattpad" tambem . Eu gosto muito e e de livros cadastrados que são compartilhados tipo ->uma network entre os usuários :D
    super recomendo , beijos :*
    amei seus top 4 :D

    ResponderExcluir
  11. De todos esses só conhecia o app Minha Leitura.

    ResponderExcluir
  12. Eu já testei todos esses.
    De longe o melhor para mim é o Biblioteca Personal, é completo em tudo e dá até para fazer backup.
    O Minha Leitura eu até gostei dele mas o que não me agradou é que não dá para colocar a data de início da leitura e data final em livros que já leu antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não curti muito o Biblioteca por conta do idioma! :/ rs
      A única falha pra mim no Minha leitura é exatamente isso. Se desse pra colocar, ficar melhor.
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Kamilla! Ótimo post!

    Sou o desenvolvedor da App Buddybook a acabei de lançar a primeira versão.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quartzodev.buddybook.free

    Estou em busca de feedbacks de usuários como você. Se importa de avaliar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO