21/07/2016

Papo de leitor #5 - Lendo Online

Hoje irei fazer um post mostrando os resultados de uma pesquisa que realizei essa semana, que o objetivo era mostrar os pontos positivos e negativos de ler online. Vou destacar todos esses pontos nesse post. O link para este formulário é este, podem continuar mandando respostas, mas nesse post irei falar apenas até as 27 respostas que foram computadas até o momento

A 1° questão perguntava se a pessoa que estava respondendo lê ou não online, 22 leem, 5 ainda não adquiriram o hábito, que é o meu caso.

Para minha surpresa, 16 pessoas declararam que leem em PDF, pensei que a maioria iria responder que lê em e-book, mas apenas 10 pessoas deram essa resposta. Uma pessoa ainda disse que lê em ''epub''.
KINDLE/LEV E AS DIFICULDADES EM LER ONLINE QUE OS LEITORES ENFRENTAM
A maioria dos leitores responderam que não acham o preço de um leitor digital alto, eu opino que não é tão caro, é muita tecnologia envolvida e vamos levar em conta que, considerando tantos livros que você pode adquirir gratuitamente ao ter ele, vale muito a pena! Sobre as dificuldades, a que mais foi votada foi - Reflexo da luz - o que pode atrapalhar no conforto visual ao realizar a leitura, se eu não me engano tem um leitor digital que não reflete a luz, então seria o mais indicado. Também foram bem votadas ''Trava o APP'' e ''Iluminação fraca''. Nas respostas pessoas foram bem criticadas as configurações do leitor digital.
E-BOOKS GRATUITOS NA AMAZON
Sempre vejo anúncios de e-books gratuitos que a Amazon disponibiliza, tenho uma opinião bem critica sobre isso e coloquei esse quesito na pesquisa. A maioria colocou que acha essa disponibilização válida, até porque todos merecem ter acesso a cultura, independente te terem dinheiro ou não. Eu sou uma das 7 pessoas que colocaram que não apoiam esse ato, porque o autor e a editora merecem ser renumerados pelo seu trabalho, mas também concordo com os 10 que afirmaram que é uma excelente divulgação. Na pergunta 'Se você escrevesse um livro, gostaria que ele fosse colocado como gratuito?'' a maioria colocou que depende da proposta, essa também seria minha resposta.
OPINIÕES VARIADAS/ADICIONAIS
Dei um espaço para colocarem mais informações sobre ler online, apenas 5 escreveram. Um aspecto comum nas respostas é que um dos pontos positivos é que é mais barato ler um livro online do que comprar um físico, relataram também que as configurações irritam. Disseram que prejudica a visão. 

Gostaram do post? Me digam nos comentários se leem online, o que acham das respostas recebidas e dos temas que tratei na pesquisa, espero que gostem!


26 comentários

  1. Oi, Maria Fernanda! Eu já sou adepta dos livros digitais há algum tempo, mas eles são a minoria entre as minhas leituras. Amo segurar o livro, virar as páginas, colar post-it nas minhas passagens favoritas... Coisas que só um livro físico te permite. Mas o menor custo e a praticidade dos livros digitais são coisas inegáveis. Então de vez em quando recorro a eles.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei seu post e parabéns pelas pesquisas. Bom, para começar, eu leio bem mais livroa físicos porque os prefiro assim. Mas quando não posso comprar ou por outro motivo compro ebook que sai mais barato que ai leio no meu kindle. Não vou mentir, já li em pdf sim, mas não gosto,ainda mais para mim que tenho falta de vista, dificulta bastante!
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Eu leio bastante nos dois modos. Quando estou em casa gosto de estar mais com o físico, na rua geralmente vou para o digital por ser mais prático, não tenho problema algum. Sobre a leitura gratuita, geralmente o retorno dessa divulgação é compensatória, então, não acho que seja tão prejudicial assim. Parabéns pela pesquisa.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que postagem interessante, adorei! Eu também leio em epub, junto com essa uma pessoa, rs. Leio muito pouco em PDF, não me sinto bem, pois é desconfortável para mim segurar o PC enquanto lê... E gosto de ler deitada. E PDF no celular, jamais! Acho que se temos acesso a material gratuito, temos que usufruir dele.
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Gostei muito de saber o resultado da sua pesquisa. Eu não sabia que tantas pessoas tinham o hábito de ler online, achei que muitas eram como eu, não conseguiam focar na história durante a leitura. Fiquei surpreso. Como eu disse, não consigo ler online, só às vezes que o Wattpad consegue me salvar, mas tem que ser pelo celular e com a iluminação baixa, sou muito chato com isso kkkk

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma certa dificuldade para ler em formato digital (mas leio sempre), seja em pdf ou ebook que leio pelo Kindle PC. Se eu tivesse o kindle, seria muito mais fácil, mas como só leio através do computador, eu quase não tenho tempo. Achei bem legal a sua pesquisa e gostei da sua postagem.

    ResponderExcluir
  7. Olha, amei essa postagem porque foi uma pesquisa tua. Isso foi bem interessante de saber. Eu sou a favor de ler online e isso acontece pelo fator preço. Claro que tem um lado negativo e alguns dele foi citado por você na postagem, mais acho que no geral compensa. Enfim, a única coisa que não gosto é de ler por celular.
    Ahhhhh apesar disso, é claro que ler o bom e velho físico continua sendo o melhor- mesmo que seja mais caro e tal. rsrs

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  8. Ainda acho um e-reader caro, pelo menos o que eu quero no momento, porém a vantagem que você apresentou, sobre o numero de livros que conseguimos ler através do leitor digital, é bem coerente.
    Adorei o post!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu detesto ler qualquer livro em plataforma digital. Não consigo me conectar na história por melhor que seja, demoron séculos para ler. As vezes leio um e outro nessas plataformas porém se gosto do livro acabo comprando o exemplar físico. Hejeje. Acho que ainda gosto dos costumes antigos de cheirar o livro, tocar a capa... Kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie, adorei os temas tratados e eu leio ebooks porque sou deficiente visual e não tenho a possibilidade de ler livros físicos. Como eu leio com um leitor de telas, que lê as coisas que estão na tela para mim, não tenho esse problema de incômodo com a luz e etc, e sempre acho os preços bem bacanas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post e a pesquisa!
    Eu não tenho um leitor, e nem tenho muita vontade de comprar, pra ser sincera, não por ser caro, mas quando eu leio online a história não me prende da mesma forma que o livro físico.
    Mas adorei saber a opinião de outras pessoas.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria Fernanda,
    Gostei muito da postagem, das perguntas feitas e respostas obtidas.
    Eu leio em epub, tenho um leitor digital - que não reflete luz - e não paguei caro nele. Mas, uma coisa ruim sobre ele é que os livros são caros para se comprar, principalmente, porque é da Livraria Cultura.
    Sobre a disponibilização de ebooks gratuitos na Amazon, acho que é uma ótima forma de divulgar, pois, muitos leitores que não conhecem determinado autor, não irão ler o livro dele. Acho que a disponibilidade gratuita desses ebooks funciona como os autores que nos disponibilizam um exemplar de seus livros. De alguma forma, gera retorno, do contrário não fariam.
    Achei muito legal a pesquisa e comecei a pensar sobre algumas coisas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu tenho um Kindle, porém leio bem pouco com ele. Quando estou lendo nele, sempre demoro o triplo de tempo e muitas vezes perco a vontade de continuar. E nem é por problemas no aplicativo, sou eu mesma que não curto tanto e-books. Acho ele muito importante quando tenho que ler um livro para o colégio/vestibular, porque ai facilita muito.
    Sobre livros gratuitos na Amazon, acho muito válido, tanto para a divulgação, quanto por facilidade para aqueles autores que não conseguiram uma editora para publicar o seu livro e decide publicar direto na Amazon.
    Achei super legal a sua pesquisa e também já respondi o formulário. Parabéns!!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu leio livros digitais e acho ótimo, principalmente quando tenho que viajar. Posso levar vários sem nenhum tipo de peso :)
    Mesmo com as desvantagens, ainda acho que vale a pena em várias situações. Não abandono meus livros físicos, mas os digitais ficam sempre perto de mim.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Sempre faço a festa quando vejo e-books de graça na Amazon, mas o problema é que eu não leio! Odeio ler no computador (sem dimdim para comprar Kindle, Kobo e etc...), então os livros acabam parados aqui por meses, ou até anos...kkk' O problema é que ler no computador me dá dor de cabeça, então eu prefiro mil vezes ter o livro em mãos.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu leio muito ebook, ou eu comprou eu eu baixo quando estão gratuitos mesmo. Sou veemente contra a leitura de PDF, isso sim é um desrespeito ao autor e a editora. Ebooks gratuitos só permanecem assim por pouco tempo como forma de divulgação e o autor e/ou editora sempre estão cientes. Quando o livro está sempre disponível na forma gratuita é feito um acordo de direitos autorais e o autor ou o detentor dos direitos não deixa de lucrar com isso, a não ser que o livro seja de domínio público, claro.
    Sobre o leitor digital, eu tenho o Kindle e amo, não reflete luz nenhuma e não faz mal para a visão, ele é feito justamente para não prejudicar a mesma. Os outros dispositivos como celular, computador, tablet, esses sim prejudicam!

    Gosto muito de ler ebooks, já conheci histórias maravilhosas assim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernanda,
    Adorei a pesquisa, e concordo com você em quase tudo. Veja bem, eu leio a maioria das vezes em ebook, e são raras as vezes que leio em PFD, pois além prejudicam você em uma escala muito grande.
    Em questão de ebook grátis, eu tenho um professor que recomenda alguns alunos a entrarem em um site apropriado para disponibilização de ebooks grátis (Isso é um crime). Eu não sou adepta a este site, pois se você entrar no meu blog você verá apenas livros físicos.
    E como já disse, eu adorei o seu post, que para mim é inovador.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    E-books para ler no computador não consigo, eu lia no tablet, que é ótimo para baixar vários apps, kindle, saraiva, kobo, mas o reflexo realmente incomoda, fora a bateria que descarrega rápido. Depois que ganhei o Kindle Paperwhite, melhorou muito, consegui ler vários e-bboks, e o melhor nele é que mesmo no sol não tem reflexo, nesse caso é até melhor para ler que o físico, que não consigo ler no sol de jeito nenhum pq me dá enxaqueca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Poxa, eu vira e mexe leio uma coisa ou outro online mas é mais por causa da facul e não por realmente gostar. Eu costumo me cansar muito rápido com leituras onlines, não consigo me concentrar, mas é algo que acho super válido e pode facilitar muito a vida de um leitor.
    Legal a ideia de fazer uma pesquisa, adorei.
    bjs.

    ResponderExcluir
  20. Olá, hoje em dia sou muito adepta a leitura online,tenho minha estante re livros físico e outra só de pdfs kkk e ainda confesso que esqueço os que tenho na estante e fico lendo os em pdf pois acho mais prático mas os digitais nunca irão substituir a sensação maravilhosa de segurar um livro e sentir seu cheiro não é mesmo ?

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Achei incrivelmente interessante os pontos destacados na pesquisa. Quanto ao custo eu concordo plenamente em que o valor é um pouco mais salgado, mesmo com toda tecnologia envolvida, acredito que o valor deveria ser mais acessível tendo em vista que o processo de impressão não acontece, e este por si só aumenta o valor dos livros.A diferença entre uma edição física e uma comum, chega a variar, em alguns casos, em 10 a 5 reais, o que não é condizente e por isso a maioria das pessoas não compram e-books. E o pior é que os livros não tão tributados assim, há diversos subsídios em questão. O ponto que mais me chamou a atenção também, são questões de iluminação. Realmente ler pelo computador, tablet ou celular consegue cansar uma vista. Mas há outras alternativas, como o lançamento do kindle, que aliás possui a versão mais simples com um preço bem acessível. O problema mesmo é o preço dos e-books!

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Estou começando a ler agora livros digitais, mas ainda prefiro os fisicos. Bem legal a sua pesquisa. Apesar de os livros digitais serem mais acessíveis, normalmente você precisa ter o kobo/kindle, então você precisa desembolsar essa quantia etc e tal. Enfim, bem bacaba perceber uma mudança no estilo dos leitores. =)

    Parabéns pela pesquisa!

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Sou leitora e leio muito online, principalmente por ser mais acessível.
    Estou acostumada a ler e normalmente leio pelo celular mesmo.
    Parabéns pela pesquisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Hi baby, tudo bem? gostei muito da sua pesquisa, confesso que não gosto muito de ler online, prefiro o livro físico, só parto para o online quando a grana ta curta!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá sua pesquisa ficou caprichada porém tenho problemas com leituras online. Não gosto, eu não rendo muito e não consegui me adaptar. O livro físico pra mim ainda é o melhor, porém reconheço que isso abriu portas pra mais pessoas gostarem de ler.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Maria, tudo bem?
    Eu não sou a favor de ler online, primeiro porque também acho que quem escreve um livro deve ser remunerado por isso, e isso inclui as editoras. E para ser sincera prefiro mil vezes um livro físico do que ler em kindle. Seilá, mas minha opinião.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO