13/07/2016

TOP 4 CAPAS: Dom Casmurro

Olá apreciadores! Como vão? Hoje é dia de top 4 e resolvi fazer diferente, sempre faço a comparação de uma capa nacional com quatro gringas, mas hoje não. Hoje serão apenas quatro capas e todas nacionais de um clássico da nossa literatura: Dom Casmurro de Machado de Assis. Esse livro tem VÁRIAS edições, em vários formatos incluindo HQ. Mas o fato é que é um livro um tanto quanto polêmico e que causa, até hoje, discussões sobre o final do livro. 

Vamos ler uma das sinopses?: “Criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída.”

O livro possui uma média geral de 4,1 de 51.055 avaliações. 
CAPAS
Edição de 1997: Essa edição é que possui a sinopse postada acima, e é a edição que tenho. Particularmente eu amo essa capa, remete a tudo que o livro diz respeito. Foi publicado pela Editora Ática. 
Edição de 2009: Publicado também pela Editora Ática tem uma capa horrenda, desculpem mas não consegui gostar. 
Edição de 2013: Essa edição foi publicada pela editora LL Library. E tem uma capa que parece os de romances históricos da Harlequin, amigos, não se enganem... Dom Casmurro não se trata de um livros desses. 
Edição de 2015: Uma das mais recentes edições é a de 2015, publicado pela Editora Moderna. Tem uma capa cheia de cores que particularmente não me agradaram muito. Mas ao mesmo tempo eu curto. 

MINHA OPINIÃO: Creio que já deu pra perceber a que mais gostei, que é a edição de 1997, sem dúvidas pra mim é a mais bonita. E vocês o que acham?

Gostaram de ver um clássico nacional aqui no top 4 capas? Me contem! :)
Beijos


13 comentários

  1. Já li o livro e realmente é bem intrigante a trama e o final fica ainda sem resposta.
    O que eu li é outra capa uma mais sem graça e parecida com a de 2015, foi essa Dom Casmurro
    Mas a minha prefira é essa que você tem em casa retrata bem mais o livro.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retrata mesmo... é bem intrigante mesmo.
      Beijos

      Excluir
  2. Ei Kamilla, tudo bem?
    Que capa bonita essa de 2013, mas acho que mesmo sendo bonita, não é a capa mais com a cara do livro. Quando eu li, eu li a edição de 97. Esse livro é excelente. A primeira vez que li, não gostei muito, era mais uma obrigação para deveres da escola. Mas depois li novamente, e tive a oportunidade de assistir à várias análises da obra. Esse livro é um clássico, e totalmente intrigante, que rende bastantes discussões. ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com | @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
  3. Olá Kamilla,
    Adorei o TOP 4 e achei muito legal você ter escolhido um livro nacional. A minha preferida é a de 1997, a mesma que a sua. Eu já li o livro, mas faz muito tempo e não lembro mais da história. Preciso reler.
    Vou adorar ver outras capas aqui.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Realmente a de 1997 é linda, também é a que eu tenho... E sobre o final do livro, não gostei não, me arrependi de ler o livro. E sobre a capa de 2009, se eu tivesse essa edição, dificilmente eu leria o livro. E a de 2015 me chama muita atenção, traços bem fortes e marcantes. E amei esse top 4 capas, já estou procurando até as outras postagens sobre o assunto.
    http://leitorironico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamilla,
    A minha edição é também a de 2007,ganhei em uma professora anos atrás. Gosto muito dessa capa também. Gostei muito da edição de 2015 também, achei bem diferente das outras propostas.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?!

    Que blog lindoooo!! Super foto e delicado. Enfim, achei muito bacana esse tipo de postagem, nunca tinha visto. Ao contrário de você, adorei a capa de 2009! hahah É incrível perceber como gosto é gosto MESMO, né?! Já as outras, achei todas feias.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Eu AMO Dom Casmurro e acho suas capas super legais. Algumas mais que as outras. Eu adorei a sua coluna, porque eu amo o livro e sou viciada em capas. Se a capa não for legal eu não compro o livro, sério. Hahaha. Quero ver mais posts assim.

    bjs =)))

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamila!
    Tenho curiosidade em conferir esse clássico tão polêmico rs' mas fascinante.
    A capa que mais me agradou é a de 1997 e a de 2015 gostei das cores usadas. Espero conseguir ler ainda esse ano.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acredita que nunca li esse livro? Mas esse semestre eu não escapo pois é leitura obrigatória da faculdade. Amei a primeira capa mesmo, a mais antiga, realmente remete a tudo o que a história quer contar.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Kamilla!
    Achei bem interessante a postagem e ainda não conhecia o top de capas. Já li muitas obras de Machado de Assis, mas ainda não tive a oportunidade de ler Dom Casmurro, que é um dos clássicos do autor que tem mais destaque. Das capas apresentadas, a que eu mais gostei foi a de 1997 e a de 2013 gostei da ilustração, mas como você disse, a ideia da capa se afastou um pouco do contexto da obra.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamilla ! Amei ver você falando de um livro nacional, é sempre bom valorizar o que é nosso. Concordo com você sobre a capa mais bonita ser de 1997. Além disso ela faz aquele resuminho do livro, só olhando a imagem. Beijos
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Nossa, eu não sabia que esse livro tinha mais de uma capa, a única que conheço é a de 1997, mas a que mais gostei foi a 2009. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, pois não sou muito acostumada a ler clássicos, até iniciei a leitura, contudo não conclui :/ espero mudar isso.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO