18/08/2016

Papo de leitor #8 - Livros únicos e continuações

O post anterior, sobre a realidade de ser leitor, foi excluído por algum erro, infelizmente! Mas hoje venho com boas novas, havia deixado o link para responderem um formulário, que me ajudaria nesse post, e depois de muita divulgação consegui 77 respostas, e então conseguirei fazer um post interessante.
Leem mais livros de séries os livros únicos ?
Cerca de 58,4% responderam que leem mais livros de séries. Confesso que sou diferente, prefiro livros únicos, que você leia e acabou ali, não que tenha outros livros para ler depois disso. Lembrando que não estou desvalorizando as séries com muitos livros, mas não consigo ler tudo em sequencia e esqueço tudo do livro anterior.

Livros que não precisam de continuação/ Ter esse livro adicionado a série
-Lembrando que essa é a opinião de quem respondeu a pesquisa


Comentários: Foram várias outras respostas, como 50 tons de cinza, Devoção e O iluminado, mas preferi colocar os mais conhecidos. Como eu era antes de você foi o mais votado, mas não o coloquei, já que na outra pergunta alguns dizem o contrário. Métrica é excelente, Pausa foi bem desnecessário, mas cumpriu seu papel de continuação. A seleção e Os instrumentos mortais, eu amei, acho que precisam sim de continuação.

Claro que livros que não precisam de continuação são irritantes, mas na minhas opinião tem algo que irrita bem mais, que são:
Livros que precisam de continuação

Comentários: Normalmente os livros que precisam de continuação terminaram com pontas soltas. Na minha opinião As vantagens de ser invisível mão precisa de continuação, acabou com um desfecho razoável. Os outros ainda não li.

Quando vão ler uma série...
A maioria compra o primeiro livro para ver se gosta, o que é o meu caso, já que acho necessário ter o primeiro contato antes de comprar o Box, já 14 pessoas compram logo todos os livros. Felizmente 38 pessoas dizem que buscam opiniões sobre a série, o que me deixa feliz já que faço resenhas com esse objetivo.

E vocês, concordam?


29 comentários

  1. Eu leio mais livros de séries mas amo quando acho um livro interessante que é único. Dos que não precisam de continuação concordo com a herdeira, quatro e pj. Dos que precisam de uma continuação eu concordo com a sereia (apesar de ter amado o final e não me incomodaria se fosse só ele) e a hospedeira (EU NECESSITO DA CONTINUAÇÃO DESSE, TIA STEPH kkkkk) e quando eu vou ler uma série busco por recomendações e compro só o primeiro (imagina comprar um box com 8649875762 livros e você não gostar ???)

    ResponderExcluir
  2. Caixa de pássaros PRECISA de continuação! Gente, eu amo esse livro, mas preciso saber o que acontece depois, faltaram respostas!
    Acho que A seleção precisava de continuação sim, gostei de todos <3
    Eu gosto de séries e livros independentes, compro os dois haha
    Tenho o costume de comprar o box de uma vez, mas sempre vejo umas opiniões antes, pro risco de me arrepender ser menor.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o post.
    Eu gosto mais de livros com séries, porém detesto livros que são adicionados só para "encher linguiça". E eu fico meio em dúvida se gosto ou não quando um livro fica com pontas soltas no final, porque acaba me deixando com expectativas de que terá outro livro, e ás vezes acaba não tendo.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro volume únicos, as vezes a série demora tanto pra sair ou esta muito cara e quando vamos ler já esquecemos muitas coisas, mas ultimamente esta difícil livros de volume único esta saindo muitas séries e trilogias. Embora gostei do segundo de Perdida pra mim ele deveria ser único sou apaixonada por ele. Cidade dos Ossos na minha opinião tinha que ter continuação. A Hospedeira li e gostei e gostaria de uma continuação. Procuro ler resenha quando estou em dúvida em qual livro comprar ou escolher em sorteio, elas ajudam e muito.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Que ótimo post. Adoro Os Instrumentos Mortais, estou terminando a série e com certeza todos os livros são fundamentais. Métrica, tenho , mas ainda não li. Também acho que Caixa d Pássaros deve ter continuação, gostei muito dessa leitura. A Hospedeira, amei o livro e gostaria que tivesse continuação, por ser um ótimo enredo e os personagens conquistaram meu coração. Os demais não li. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu evito muito ler series mais infelizmente hoje em dia nas ondas das series a gente sempre acaba topando com um ou outro por ai, eu sempre compro o primeiro livro se eu gostar eu compro o restante tenho medo de contar a quantidade de series incompletas que tenho em casa hoje é vergonhoso. Agora essas series imensas com 4,5 volumes eu corro longe. Quantos aos livros que acho que merem continuação sempre que leio um livro muito bom eu queria que houvesse mil outros mais se tivesse ia reclamar pq o autor fez mais um livro só pra enrolar e criar numero kkkkk. Enfim tenho pena das editoras e dos autores que aturam pessoas bipolares como eu.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    adorei o post. Para mim tanto faz, gosto de ler livros únicos e séries também. Mas adorei conferir as respostas da pesquisa. Seria legal se A sereia tivesse continuação. Acho que As vantagens de ser invisível não precisa. Instrumentos mortais precisam de continuação sim.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Adorei essa discussão. Prefiro mais livros únicos, assim fica mais fácil partir para a próxima leitura. A série às vezes acaba se tornando algo totalmente diferente da fantasia que você criou quando leu o primeiro livro (como a série divergente) e isso acaba dando certo desconforto às vezes. Um livro que eu acho que merece continuação é Equilibrium, pouca gente conhece e é um livro muito bom! Até agora não sei falar algum livro que não precisaria de continuação.
    Faça mais posts assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Linda, curiosamente, os livros que apontaram que precisam de uma continuação, eu discordo plenamente, principalmente do A Cidade do Sol, qualquer continuação, estragará o livro.
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro essa sua coluna!
    Eu curto muito livros únicos, mas gosto de séries. Acho que tudo depende da minha situação no momento. Acho que A Seleção precisava sim de continuação, mas poderia parar no terceiro livro. Não acho que A Hospedeira precise, mas entendo as pessoas quererem saber o que vem depois e ficaria feliz se tivesse.
    Sobre A Cidade do Sol, acho que se o autor fizesse essa loucura estragaria tudo o que conquistou.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho problema algum com livros que precisam de continuação... Geralmente isso significa que o final poderia ser um recomeço ou que há elementos que não foram finalizados no enredo, mas que não era realmente necessário fazê-lo. Gosto de pensar que cada personagem seguiu "vivendo" e não lhes dar um fim limitado.

    Parabéns pela pesquisa! Gostei da sua iniciativa em saber um pouco mais da opinião dos leitores. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Para mim depende muito do momento, mas normalmente gosto de ler séries e de preferencia aquelas bem longas pois gosto de ter um grande contato com os personagens.
    E tenho que concordar que A hospedeira deveria ter uma continuação! O livro é muito bom e queria saber o que irá acontecer agora com Melanie.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kamilla!
    Olhando pra minha estante, vi que está repleta de séries, então não resta dúvidas que é a minha preferência, rsrs. Mas já li vários livros únicos, o problema é que está cada vez mais difícil de achar :/
    Também sempre busco pelas avaliações antes de me aventurar na compra. Mas quando é box, não tem pra onde fugir. se tiver em promoção, compro logo.
    Dá primeira foto, só não li Jogos Vorazes, mas amei as outras *-*
    Não acho que Caixa de Pássaros e A Cidade do Sol precisem de continuação. Gostei bastante do desfecho que tiveram.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu gosto de ler livros que me atraem, sejam eles em séries ou não. Tanto faz para mim, desde que a história seja boa. Eu já li a coleção Métrica, Percy Jackson e Divergente (e assisti aos Jogos Vorazes) e acredito que não precisam de continuação. Aliás, o livro Quatro (da série divergente) e Essa garota (da série Métrica) são para mim dois livros que lançaram apenas para gerar publicação e lucro, se eu soubesse do conteúdo não teria lido... achei desnecessário. Enfim, cada um tem suas impressões. Sucesso e até mais!

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bom? Muito legal teu post, e que pesquisa bacana! Como você eu prefiro livros únicos, mas não resisto a series e às vezes começo, porém não termino... tenho várias pela metade, infelizmente. Eu li Perdida e acho que não precisaria MESMO de continuação, mas confesso que estou curiosa sobre o que a autora vai aprontar nas sequencias. As Vantagens de Ser Invisível ao meu ver não precisa mesmo de continuação, e ainda bem que não tem (é um dos meus favoritos). Todos os Nossos Ontens é MARAVILHOSO, mas tem mesmo um final meio aberto... seria legal uma continuação. A Hospedeira SIM precisa mesmo de uma sequencia. Ah, quando vou ler uma serie geralmente compro o primeiro, mas já adquiri sim trilogias inteiras de uma vez, por ter certeza que iria gostar.

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria!!

    Adorei a postagem, super interessante.
    Suuuuper concordo que Caixa de Pássaros e A Hospedeira precisam de uma continuação! A história não pode ter terminado daquele jeito!
    Ainda tenho esperança que o Josh escreva a continuação de Caixa de Pássaros, mas a Stephenie já desistiu da continuação de A Hospedeira! =/
    Eu já li Métrica e gostei muito. Mas estou adiando a leitura de Pausa e Essa Garota porque todo mundo fala que é desnecessário mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Olha, eu gosto bastante de ler séries tanto que são poucos os livros únicos que já li. Sobra A Seleção eu concordo que não precisava ter A Herdeira, totalmente desnecessário. Jogos Vorazes, Instrumentos Mortais e Percy Jackson com certeza precisaram das continuações, se fossem livros únicos ficariam a desejar, mas como teve continuação toda a história foi contada e terminou certinho.
    Sobre os livros que precisam de continuação, eu não lembro de nenhum no momento e também não li nenhum dos da lista acima.
    Quando eu vou ler uma série eu também compro apenas o primeiro livro pra ver se gosto, assim se não gostar não vou ter me arrependido de ter comprado todos da série se eu não gostei. E antes também eu busco opiniões sim, por isso estou aqui né? Leio as resenhas e busco sempre opiniões diferentes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Por questões financeiras kkkk eu prefiro os livros únicos. Também não tenho paciência pra esperar novas publicações

    ResponderExcluir
  19. Eu prefiro livros únicos, mas acabo lendo mais livros de séries já que quase tudo é série hoje em dia... u.u Caixa de pássaros eu sou do contra e não quero que tenha continuação, acho que ia acabar com o encanto. Até hoje não entendi porque a autora desistiu de escrever as continuações de A hospedeira, realmente precisava. E Todos os nossos ontens achei tão fraco que acho que nem ia me interessar por outro livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro essas suas pesquisas!
    Sim, A Hospedeira era pra ter continuação, a história é incrível!
    Mas já discordo de quem disse que As vantagens de ser invisível precisa de continuação. Por mais que eu tenha adorado o livro, acho que uma continuação estragaria.
    Não li Perdida e Métrica pra opinar, mas os outros livros precisam de continuação sim, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Adorei essa sus pesquisa.
    Minhas leituras são bem divididas entre livros únicos e séries. Acho que leio um pouquinho mais de séries... E é incrível como adoro ler séries gigantes: HP tem sete livros, Percy Jackson (contando as três séries mais antigas, ainda não li as novas) são 13, ainda leio a série Rangers: Ordem dos Arqueiros que são 12 livros e ainda vai sair mais e Os Legados de Lorien, que são 7 livros , rsrs.
    Acho que não considero nenhum livro desnecessário das séries que leio/li. Para mim todos fazem sentido terem.
    Não acho que As Vantagens de Ser Invisível precise de uma continuação. O final para mim foi perfeito! E A Hospedeira para mim teve um final muito bom para a história - sem ter mais livros, porque se não depois a autora destrói tudo que foi construído antes. Acho que talvez A Menina Submersa seria interessante ter mais um livro, talvez um conto.
    Normalmente, quando é série muito grande, compro só o primeiro livro para ver se vou gostar. Porém, trilogias, eu costumo comprar o boxe com os três livros.
    Foi mal pelo textão, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu sou uma mescla confusa desta pesquisa. Gosto de livros únicos, mas tem alguns que como série são ainda melhores, dando oportunidade de acompanhar a evolução do enredo e dos personagens.. Em relação a compras, primeiro eu procuro saber opiniões dos livros então depois procuro promoções de boxes. Tem alguns que leio o primeiro para saber se vale a pena o restante, mas em geral, gosto de comprar tudo de uma vez.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tudo bem por aí?

    Você não colocou "O Iluminado" na lista, mas eu preciso dizer que AMO muito esse livro, muito mesmo! É de um dos meus autores preferidos e o considero uma obra prima. Eu também acho que ele não precisava de continuação, mas eu li a continuação mesmo assim e amei. E eu também estou aguardando a continuação de "A Hospedeira", apesar de não ter achado a história sensacional, eu adorei a ideia da autora.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  24. Bacana a sua pesquisa. Eu não tinha visto o formulário, adoraria ter participado. Eu ainda não li os livros mencionados por quem respondeu mas pelo que vejo em resenhas eu até concordo com as respostas. Eu gosto de séries mas quando já tenho muitas iniciadas eu prefiro dar um tmepo e voltar a ler quando já tiver terminado algumas.

    ResponderExcluir
  25. Sempre preferi séries, gosto daquela vontade e ansiedade de lançar o próximo e assim por diante. Mas livros únicos deixam sempre aquela dose de quero mais.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Amo livro único, sem continuação... mas séries também me chamam muito a atenção, pois acho que uns livros merecem continuação.Tem umas séries que eu, particularmente, amo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Achei bem interessante este tipo de post :) Eu prefiro séries, porque eu tenho um problema que se chama "desapego". Eu não sei o que isso é ahahaha seja na minha vida ou relacionado com outra coisa qualquer como por exemplo os livros. Não consigo desprender dos personagens ou de uma história que eu goste muito. Por isso, para mim, algumas séries seriam intermináveis, como é o caso de Harry Potter.
    Para mim A Seleção deveria ser apenas aquela trilogia inicial e pronto. E preciso da continuação de Nómada para ontem, mas a autora diz que terá :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Bem legal essa pesquisa, não concordo muito nos livros que não deviam ter continuação pelo menos dos que li todos para mim tinha que ter algo a mais se não a historia iria terminar muito sem sentido, mas também prefiro ler serie, tenho um problemas muito grande com finais de livros que nunca me agradam e na serie tem menos chances de buracos no enredo !!

    ResponderExcluir
  29. Eu prefiro livros únicos enquanto a série não é toda lançada, depois compro tudo de uma vez e leio em um tacada só, assim não preciso ficar esperando o resto.
    Tem vários livros principalmente com o mercado atual que não precisam de continuação e os autores(as) escrevem apenas para lucrar sem acrescentar nada que valha a pena a estória principal.
    Caixa de Pássaros não precisa de continuação, o livro é de tirar o fôlego muito bom, acabou exatamente onde deveria acabar e com questões que não deveriam ser respondidas mesmo, As Vantagens de Ser Invisível não precisa de continuação e nem é tudo isso que todos comentam achei o livro bem mediano e Todos Os Nossos Ontens é espetacular sendo único o que faz dele melhor ainda, mérito da autora.
    A pesquisa é muito esclarecedora apesar de ter opinião um pouco diferente da maioria, kk.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO