17/11/2016

Vamos falar de: #2 - Adaptações

Olá querido leitor! Semana passada estreei a coluna Vamos falar de, coloquei o tema Livros de youtubers, crianças, etc... antes de começar a falar sobre o novo tema, gostaria de esclarecer alguns pontos sobre a da semana passada. Muitos citaram que não entendem o porquê que as editoras publicam, tenho uma visão do que acontece. Exemplificando: Nós gostamos muito do tipo de livro A, mas esses apesar de terem um conteúdo que nos atrai, não dá tanto lucro quanto deveria. Já o livro B é super rentável e dá um lucro muito maior que o livro A. O nosso país está em plena crise, as editoras não vivem só do nosso amor por leitura, eles tem que "arrumar" uma forma de continuar no mercado editorial publicando os livros do tipo A, mas o que está mesmo dando lucro e fazendo com que ele consiga publicar tais livros são os livros do tipo B. Por isso as editoras estão investindo aos montes nesse estilo de livro. Esta é a minha perspectiva sobre, entendem? Concordam? 😉


Indo ao assunto de hoje que é:
ADAPTAÇÕES
Não sei se vocês notaram, mas de uns tempos para cá estamos tendo adaptações em cima de adaptações e não vai parar por aí! Eu particularmente não acho ruim, adoro conferir as adaptações nos cinemas ou até mesmo assistir os filmes depois... mas o problema pra mim está no quanto mudam tudo e nem parece mais com o livro.

Temos uma extensa lista de livros que já ganharam adaptações nos últimos anos, algumas eu simplesmente amei, já outra foram verdadeiras decepções. E não foi porque eu estava esperando demasiadamente, mas sim porque mudaram e, desculpem pelo termo, cagaram para os livros. E isso me irrita profundamente, imagino que seja bem difícil colocar um livro em cenas e diálogos no filme... mas não tanto ao ponto de mudar a história completamente, como aconteceram em muitos filmes.

Quando vejo falarem de adaptações decepcionantes o primeiro que falam é Percy Jackson, dizem que mudaram completamente a história. E aí fico me perguntando, cadê o autor que não mexeu um dedo pra deixar a história que vendeu ser modificada completamente? Perde toda a essência, é fato que a sensação de assistir um filme chega perto de ler um livro, mas bem que poderia tomar um pouco de cuidado e respeito com a obra a adaptar.

Outro ponto que gostaria de mencionar é que picam em trocentos filmes. É muito ruim ter que esperar anos pra conferir o desfecho final de uma adaptação, além de ser ruim é cansativo (já é ruim quando é nos livros, né?). Eu sei que tem filme que a gente nem quer saber, sendo adaptação do queridinho, a gente está assistindo... Maaaaas, que é cansativo isso é! 😁

Agora me contem, o que vocês acham sobre adaptações?
Beijos


15 comentários

  1. Realmente, Percy Jackson foi uma das piores adaptações que já fiz, acho que só não é pior que a adaptação de Divergente, sério, para mim que sou super fã de Divergente foi uma verdade decepção assistir a cagada que fizeram, nem fui ver o último filme que lançou porque já sabia que não tinha salvação, muito frustrante quando isso acontece, mas em compensação, as adaptações de Crepúsculo e Como Eu Era Antes de Você me pareceram bem fiéis ao livro, particularmente, foi uma das melhores adaptações que já vi.

    ResponderExcluir
  2. Gente! Com certeza!
    Amo a saga Percy Jackson e eu odiei os dois filmes!
    Os livros são tão bons! Tudo bem estruturado e a história se encaixa perfeitamente!
    Já no filme, eles pegaram cenas de outros livros e colocaram no filme!
    Ficou bem decepcionante!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ver adaptações de livros, mesmo sendo ruim kkk Uma das melhores sensações é poder falar: "eu li o livro e assisti o filme", e em seguida tirar conclusões disso kkk
    Em relação a Percy Jackson, eu gosei do primeiro filme, claro que não da pra comparar com o livro (devido as mudanças na estoria), mas o filme em si, eu achei bem legalsinho...
    Existem muitas adaptações boas e fieis aos livros, como: Jogos Vorazes(os 4) Crepusculo (os 4, o ultimo teve algumas mudanças no final, e eu amei) ACEDE, O Menino do Pijama Listrado, entre outros... O Lado bom da Vida e Um Amor Pra Recordar, na minha opinião são exemplos de adaptações que superam os livros (nos dois casos acho os filmes perfeitos, aquele caso raro que o filme supera o livro kk)

    ResponderExcluir
  4. Realmente as adaptações estão em alta é uma pena que muitas deixam a desejar, não sei porque mudam tanto, concordo é difícil colocar todo conteúdo de um livro em um filme, mas tem coisas que deveriam deixar como no livro, é só tirar o que é desnecessário. Li e assisti Percy Jackson que decepção mudaram muito parecia outra historia. É horrível ter que esperar tanto para a continuação do filme, alguns demoram tanto mas tanto que nem lembramos o que aconteceu no primeiro.

    ResponderExcluir
  5. As adaptações de livros podem ser muito mais exploradas no formato série de tv,pois há um tempo muito maior para abordar todos os detalhes dos livro (principalmente sagas grandes).Mas no mercado cinematográfico o principal objetivo é criar um filme de fácil entendimento e que atraia uma grande quantidade de expectadores,deixando sempre em segundo plano a fidelidade para com os livros (obvimente temos algumas exceções como a franquia Jogos Vorazes que virou um fenômeno ao redor do mundo e foi adaptado com bastante fidelidade aos livros). Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente tem adaptação que você não entende porque traz o nome do livro, tipo Insurgente e Convergente. Tem umas que gosto muito, que são bem fieis, como a trilogia Jogos Vorazes e Harry Potter. Tem outras que mudam bastante, mas a essência continua lá como Simplesmente Acontece e Querido John. Eu assisto as adaptações, mas já vou preparada para tudo, para poder gostar do filme, enfim, eu aprecio separadamente para não me frustrar muito. E sobre os livros, penso o mesmo que você.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  7. Eu super curto adaptações, pois já vou assistir sem ficar procurando o que está diferente, o que vale é a diversão, mesmo porque se a gente esperar demais de algumas adaptações vamos super nos frustrar com o resultado, afinal vale bem lembrar da licença poética de readaptar alguns fatos e modificar do livro para as telas. e isso não desmerece de maneira nenhuma nem o filme nem o livro!

    ResponderExcluir
  8. Curto bastante adaptações, apesar das mudanças drásticas em relação aos livros.
    Claro que a gente sempre espera aqueles mínimos detalhes que estão no livro, mas acaba que nunca é assim né.
    Tem alguns filmes que curti bem mais que os livros, confesso.
    Mas o esquema é o seguinte, não devemos criar tantas expectativas quanto essas adaptações. Pra não quebrar a cara HAHA, sou dessas.
    Gostei bastante do "Vamos falar" da vez :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Algumas adaptações realmente cagam, Percy Jackson foi a minha maior decepção, pois estava esperando muito do filme, mas às vezes tem algumas adaptações que dão certo, eu gostei muito de "A menina que roubava livros" não li o livro todo, mas o pouco que eu li e o que eu vi no filme gostei bastante, claro espero concluir a leitura em breve. Estou louca para ver a adaptação/filme de "como eu era antes de você" ainda não vi mas já lino livro e amei, espero não me decepcionar. O que você falou sobre editoras é real, elas fazem o que dá mais dinheiro e se livro de YouTuber da dinheiro por que não? Afinal qualquer livro é importante pois está estimulando as pessoas à leitura.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla!!
    Concordo com você tem adaptações que simplesmente são horríveis!! A de Percy Jackson e um bom exemplo!! Mais tem adaptações que ficaram bem legais!! Por exemplo Como eu era antes de você é um bom filme, claro não é o livro mais chega perto dele!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oie!! Post super legal e assunto mega atual. Eu gosto de adaptações, algumas. Mas essa coisa de dividir em trocentos filmes não é mesmo nada legal. Se não dá pra colocar em um filme, por que não criar uma serie? Ultimamente MUITOS livros estão sendo adaptados e uma quantidade surpreendente de livros já tiveram seus direitos comprados, alguns que a gente ainda nem conhece (gringos). Eu pessoalmente não gosto muito de ir ao cinema, e esperar sair o dvd é quase um parto. Gostaria que alguns dos meus livros favoritos fossem para as telonas, mas morro de medo de cagarem tudo hahhaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Kamilla!
    Entendo o ponto de vista das editoras em lança livros de vários tipos, o que me incomoda é apenas o fato de isso ocorrer para que dê lucro, porque os livros mais vendidos acabam ficando caros para suprir a não venda dos outros que ficam encalhados.
    Quanto as adaptações, até entendo que tem de mudar alguma coisa para que o filme fique mais empolgante para os que vão assisti-lo, mas como falou, mudar totalmente o sentido original do livro, é demais... É por isso que prefiro sempre ler o livro primeiro antes de assistir o filme.
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamilla!
    Outra adaptação que foi bem decepcionante foram as de Divergente, etc. Eu achei que nem demorou taaanto pra saírem os dois primeiros filmes, mas eu preferiria que tivessem demorado mais do que tivessem entregado aquilo que entregaram. Eu no lugar da autora me sentiria bem mal de ver os filmes indo pelo ralo e ter o último indo só pra TV porque no cinema não iria dar certo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Kamilla,
    Sobre o assunto da semana passa eu concordo =)
    Adaptação e adaptação de PJ me deixam muuuuito triste, mudou quase tudo =(
    falando da rentabilidade, "picar" em diversas partes aumenta lucro né? Sinceramente, os livros que mais gosto estou torcendo pra Netflix comprar os direitos e produzir série (acho mais fiéis (não todas)).
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  15. Nosso pobre coração sofre pra esperar os livros, mas sofre ainda mais pelas adaptações. Tio Rick me deixou triste com a adaptação de PJ, tinha que ter feito "parecido" com a J.K.. Por mais adaptações bem feitas e leais aos originais, sem serem tão fragmentados haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO