29/12/2016

Vamos falar de #3: Metas Literárias


Olá leitores queridos! Eu disse que ia tentar fazer essa coluna mais presente no blog e não estou conseguindo, infelizmente. Contudo, entretanto, todavia resolvi fazer um hoje e partilhar com vocês a minha opinião sobre metas literárias, que já adiantei um pouco no post do Top 4 - Metas para 2017. Mas hoje irei falar mais a fundo sobre o tema e os meus achados de 2016 em relação as metas que fiz. 

Metas Literárias
Em 2017 não estipulei quantidade de livros, nem de páginas e nem de nada que me obrigue a seguir uma linha porque fiz isso em 2016 e fiquei totalmente frustrada e decepcionada com o andamento das coisas. No começo do ano eu fiz a postagem de Resumão de 2015 e coloquei as metas. Em 2015 eu li 32 livros, pensando em ultrapassar esse número estipulei a meta de 40 livros. Consegui? Não. Depois foi a vez de entrar no desafio do calendário, onde cada mês havia um desafio pra ler. Consegui até junho, depois desandou tudo.

O que mais desandou mesmo foi o meu ritmo de leituras e a questão de ler por obrigação, seja por ter sido de parcerias ou pior porque eu coloquei na mente em não abandonar nenhum livro. O que não faz sentido, visto que a leitura é um prazer é uma coisa que adoro fazer, pra quê tenho que me obrigar? Perder tempo com algo que não está valendo a pena naquele momento. Creio que isso não aconteça apenas comigo, mas no geral, a gente vê um desafio super bacana e fica super animada pra ler, mas depois de um tempo você já não está mais entusiasmada e ver leitores que conseguiram e leram até mais e se frusta. 

Fiquei frustrada sim e mais motivada a que em 2017 eu tenha mais leituras por vontade, por gostar, mais favoritos e sem essas frustrações. Não é apenas no âmbito literário, na vida a gente tende a estipular metas demais e acaba não conseguindo, aí no final do ano a gente vai lá de novo e fica nesse ciclo sem fazer nada. Como a tia Dilma falou “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”, a principio essa frase não faz muito sentido, mas releiam devagar e vão compreendê-la melhor. Não vou estipular números, mas se eu consegui ler 10 livros, vamos ler 20, porquê não? e assim por diante, só aproveitando e o que tiver que ser será. 

Aprendi com tudo isso e utilizo aquele velho ditado: Não vamos colocar os carros na frente dos bois ou seja, não vamos nos afobar em realizar algo pra nos frustrar futuramente, ou se ainda sim fizermos, que tenhamos consciência que a vida é assim mesmo, é tentando que se consegue. Nunca vi ninguém conseguindo sem tentar, não é mesmo? :)

Me digam a opinião de vocês sobre o tema! O de hoje foi mais um desabafo do que qualquer outra coisa né? hahaha Comentem!
Beijos


15 comentários

  1. Oi Kamilla, você está super certa, a leitura deve ser prazerosa e assim devemos ler porque gostamos e não por obrigação se não você pode acabar se traumatizando. Minhas metas vão mudando ao longo do ano, pois depende dos livros que vou adquirindo, então eu começo com 10 e término com 80 ou mais e sempre pesquiso bastante antes de comprar, leio resenhas e opiniões pra evitar me frustrar durante a leitura (nem sempre consigo, há decepções rsr). Espero que 2017 lhe proporcione boas leituras e que você consiga ler além de sua meta :D

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Legal de você ter feito esse post mais como um desabafo. Eu também já coloquei metas e me decepcionei sabe. Então decidi fazer tudo no meu ritmo porque assim eu ia ler mais prazerosamente. Também já li muitos livros por obrigação, mas ai eu ainda não consegui fazer isso de deixar ele pra o lado mas entendo a sua posição porque realmente a leitura tem que ser algo prazeroso, mas é coisa minha mesmo de não querer largar, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, esse ano eu li apenas 12 livros, aconteceram muitas coisas, as vezes não estava no clima e até algumas leituras me pararam de tediosa.
    Para ano que vem deixei 10 livros de meta, vamos ver como será!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamilla, tudo bem?
    Eu fiquei muito frustrada mesmo no âmbito literário esse ano, tive muitas metas que não consegui cumprir, mas tudo isso só serviu de incentivo para me empenhar mais em 2017.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamilla!!
    Como nunca consigo seguir a riscas as metas que proponho a mim mesma fica difícil dizer se vou ler mais no ano de 2017, mas espero ler livros que eu goste muito!! Bom espero que sim!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Me sinto frustada todos os anos, porque nunca consigo passar de 29 leituras, nas ferias tento ler mais, porém aparece tanto imprevisto que acabo não conseguindo ler. A minha unica meta e ler 30 livros, dos quais já tenho na estante, por isso os livros que irei adquirir em 2017 serão lidos apenas em 2018, vamos ver como isso vai funcionar futuramente (risos). A leitura antes de tudo deve ser algo gostoso, por isso e melhor ler aquilo que gosta, pois no futuro você pode chegar ao ponto de desgosta daquilo que faz. Espero que nesse ano, eu tenha mais tempo para me dedicar naquilo que gosto.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Concordo com você a leitura tem que ser prazerosa e não obrigatória, mas mesmo assim fiz uma meta para mim, uma meta possível pois adoro quando consigo completar uma meta e espero conseguir completar a minha de 2017 que é basicamente ler todos os livros que eu estou adiando e que está na minha estante à algum tempo. Boa leitura.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamilla!
    Eu também evito colocar metas muito distantes da minha realidade... Esse ano li 49 livros e mais um que foi releitura, mas pretendo diminuir isso pro ano que vem, pra não me prender e acabar desfrutando menos da leitura ou lendo livros que eu nem quero tanto só pra bater um número que não faz sentido algum. Espero que 2017 seja melhor pra todos nós nesse sentido.

    ResponderExcluir
  9. Também fiquei super frustrada e decepcionada comigo mesmo, já que no ano passado li 97 livros. Eu tinha colocado como meta ler pelo menos 100 livros esse ano, mas até agora li uns 46 e estou terminando mais um. Também tive esse problema de perder tempo com livros ruins, que deveria ter abandonado! Não sei porque, mas não me sinto bem abandonando um livro. Mas no ano que vou trabalhar mais nisso de abandono a livros ruins e chatos. Haha!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho bem legais metas literárias e admiro muito quem participa e consegue ler todos os livros, eu já nem participo por que sei que não vou conseguir ler, e não gosto de ler um livro por obrigação, e sim por naquele momento estar querendo ler aquele livro, este ano li pouquíssimos livros, fiquei bem decepcionada, mas foi por falta de tempo, ano que vem pretendo me dedicar mais nas leituras.

    ResponderExcluir
  11. É difícil cumprir metas e as vezes fica como uma obrigação aí acaba o interesse em continuar. Essa ano li menos livros que o no ano passado mas pretendo nesse ano que vai entrar ler mais, mas sem metas kkk.

    ResponderExcluir
  12. Kamilla!
    A pior coisa é ter de ler por obrigação, nisso concordo plenamente com você, porque ficamos totalmente desestimulados para leituras.
    E é justamente por isso que nunca traço metas e nem faço desafios, fico ansiosa e acaba dando o efeito contrário.
    Esse ano não li como costumo ler, uma faixa de 100 livros durante o ano, fato é que passei quase 6 meses sem poder ler quase nada devido a catarata e me atrapalhou muito.
    Vamos aguardar 2017 e ver o que acontecerá.
    Gostei da sua ideia de uma meta baixa e ir dobrando caso consiga.
    “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Gostei do seu estilo de meta, realmente é tão frustante não conseguir cumprir uma meta, eu não fiz nenhuma esse ano, li 22 livros, espero conseguir ler mais ano que vem, e realmente ler deve ser por prazer e não por obrigação, não tenho medo de abandonar um livro que não esta me agradando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee Kamilla! Super concordo com você. Esse ano não ia estipular uma quantidade, mas como deu certo ano passado, irei fazer novamente. E já estou participando de um projeto, que espero não abandonar na metade (como sempre acontece). Espero que você consiga ler bastante por prazer, e vários livros entrem para os favoritos <3 Feliz 2017!


    Beijooos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Como sempre que estipula alguma meta, acabo nunca conseguindo, faz um tempo que parei de estipular metas de quantos livro que irei ler, acho que não importa a quantidade e sim a qualidade de nossas leitura e o mais importante ser o que se quero ler, sem ter aquele peso da obrigação, mas sempre tento ler os livros parado na estante e se não conseguir me desapegar deles, algo que estou conseguido fazer mais do que antes, mas nunca é fácil !!

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO