19/01/2017

Vamos falar de #4: Séries literárias Inacabadas

Olá queridos leitores, como estão? Eu sei que dei uma pausa nessa coluna, mas como já estava tendo outras postagens nas quintas, não quis sobrecarregar o blog de postagens. Mas hoje ela está de volta e com o tema que vez ou outra reaparece no mundo literário. Antes de conversamos sobre o tema, algumas pessoas comentaram na Pesquisa de Opinião que poderíamos melhorar essa coluna, mas não disseram no quê, deixo então o espaço aberto pra vocês me ajudarem a melhorar o blog. 

O tema de hoje é:
SÉRIES LITERÁRIAS INACABADAS
Em minhas visualizações dos snapchats da vida, eu me deparei com o Bastidores da Intrínseca que é um programa do Snapchat da Editora e lá foi informado que a série The Body Finder, titulado aqui no Brasil como Ecos da Morte, não será mais publicado no Brasil. Não por eles e fiquei com esse tema na cabeça e resolvi conversar com vocês sobre.

A gente sabe que as editoras se baseiam muito em dar continuidade a uma publicação de séries pela venda e retorno que eles tem do primeiro livro e quando não se tem o retorno esperado acabam por decidirem não publicar mais. E aí, fica a minha pergunta: É justo? Há tantos aspectos que levam um livro não ter um bom reconhecimento dos leitores e alguns deles é 'culpa' da própria editora, que não investem em marketing e promoção (no sentindo de divulgação) do livro. Pode ser também, de fato, que o livro não agrade ao público, mas sempre tem algum leitor... e este tem que sair perdendo? 

Na série citada anteriormente, Ecos da Morte, tem uma premissa e desenvolvimento ótimo. Li o primeiro e o segundo, que já haviam sidos publicados no Brasil, e comprei porque gostei da sinopse (e preço) nas lojas virtuais, contudo nunca vi a editora investindo em divulgar essa obra e essa semana a gente recebe que não vai mais publicar. E eu sei que o querer ler essa série não vinha só de mim, fui a alguns eventos da Editora onde muitos leitores questionavam sobre a publicação das continuações.

Sei que estamos em plena crise, e que editora nenhuma pode se dar ao luxo de publicar livros que não são rentáveis pra ele, mas creio que dar um parecer e uma justificativa ao leitor é algo importante e que mostra respeito com o leitor-consumidor, porque querendo ou não, editoras são empresas e elas precisam que nós, leitores/consumidores/clientes. Vi algumas editoras que decidiram não publicar o livro em formato físico, mas pra não deixar uma série inacabada optaram pelo meio digital, onde os custos diminuem consideravelmente.

Não estou querendo impor nada, mas creio que uma empresa deve fornecer meios de satisfazer o seu cliente, porque convenhamos que isso pode vir a interferir em futuras aquisições da editora, principalmente no que diz respeito a séries. Porque, se ela parou de publicar uma, pode vir a parar de publicar outra que seja ainda mais do meu gosto, correto?

O post de hoje é pra conversarmos e debatermos o assunto, já dei a minha opinião sobre. Mas quero saber a de vocês. Me contem!! E gente, não foi indireta pra Intrínseca ou qualquer outra editora, a referida inclusive já publicou muitas das minhas séries preferidas, mas o intuito principal é discutir o tema como um todo e dar a minha opinião como uma leitora.

E ah, quero sugestão de temas para a coluna! :)

Beijos


37 comentários

  1. Oi Kamilla, concordo e muito contigo, a falta de divulgação por parte das editoras prejudica o desempenho das vendas do livro, por exemplo, eu não me recordo de ter lido resenhas ou mesmo visto postagens dessa série que eles estão suspendendo. O fato de algumas editoras começarem uma série e depois acabarem por não continuar sua publicação leva o leitor a ficar com medo, e acabar esperando todos os livros serem lançados pra comprar, eu até prefiro comprar algumas séries e trilogias que já tenham todos os livros lançados, assim não corro risco de ficar no "limbo", sem saber o final da história, o que é frustrante. Acho que antes de lançar, as editoras devem investir em pesquisa, ver a aceitação do livro la fora, ver se há leitores interessados em acompanhar a história por aqui, ver se o gênero tem uma boa base se fãs ávidos por novidade, fazer uma analise antes de lançar e investir em divulgação depois do lançamento, tudo isso influência nas vendas. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca vi divulgação dos livros referidos, aliás nunca nem vi a editora comentar sobre, só agora pra dizer que não iriam mais publicar. Estou na mesma vibe que você, estou optando pra ler depois que toda a série finaliza e é publicada aqui, pra não me frustrar futuramente.
      A análise do mercado, dos leitores e do momento é crucial. Mas a promoção é muito importante... não dá pra se garantir só no fato de publicar e ter público que gosta do gênero. Tem que fazer com que os leitores saibam dos livros.
      Beijos

      Excluir
  2. Realmente devo concordar com você, a divulgação fraca ou a falta da mesma por parte das editoras é prejudicial a elas mesmas, tipo, eu mesma não sabia dos livros que citou e mesmo ainda não tendo pesquisado, já diria de cara que o nome é atrativo para minha pessoa e agora, resolvem parar as publicações só pela falta de retorno? Cadê o investimento para tal? É muita sacanagem e frustração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ecos da morte por si chama a atenção. E eles investiram, compraram os direitos e publicaram. Poderiam investir na divulgação, que teriam um retorno.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kamilla, tudo bem?
    Eu concordo com você, e achei muito bacana você abordar esse assunto.
    Tem sempre aquele leitor que é apaixonado por aquele livro que só algumas pessoas gostaram ou sabiam da existência dele. Quantos livros eu ja não porque alguém me indicou sendo que, por mais que eu acompanhe os lançamentos, nem sabia que existia.
    Um bom trabalho de marketing pode render sim várias vendas, basta a boa vontade da parte das editoras.
    É muito ruim quando não podemos ler a continuação dos livros, nem todo mundo sabe ler outra língua.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu por exemplo, não sei nada em outras línguas. Ficarei só na vontade de conferir algumas continuações.
      Beijos

      Excluir
  4. concordo super com você, apesar de até hoje nenhuma série que eu goste ter sido cancelada, acho injustiça para com nós leitores eles fazerem isso, e concordo que uma forma de compensar por isso seria pelo menos publicar o livro digital, para pelo menos matar nossa curiosidade já que não poderemos te-lo em nossa estante... é uma assunto que vale muito a pena discutir e debater.

    ResponderExcluir
  5. Sei que a crise está complicado mas uma opção seria as editoras publicarem as continuações em ebook. É mais barato para os leitores e para se produzir

    ResponderExcluir
  6. Acho que seja um pouco falta de respeito com os leitores que começamos a ler os primeiros volumes e a editora não publica, não gosto de livros digitais e não sei nem falar quando vou conseguir me adaptar a algum e como comecei com minha leitura seria mesmo foi a dois anos e por isso conheço poucos livros, e por falar nisso eu ganhei um livro que era terceiro volume que a pessoa que me deu de presente não sabia desse ocorrido procurei para comprar o primeiro e o segundo livro e adivinhaaa achei só no formato digital o primeiro outem a opção de comprar em uma loja online bem mais caro não achei justo viu agora o livro fica parado na minha estante ate resolver o que fazer, adoraria que as editoras comunicassem antes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre ecos da morte, pra você ter ideia. Faz anos que publicaram o segundo, mais especificamente em 2013. E só em 2017 disseram que não iriam mais publicar, um pouco de sacanagem aí, né? :(
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Kamilla!
    Eu felizmente ainda não passei por isso de começar a ler uma série e ela ser abandonada pelas editoras, e sempre antes de começar uma série procuro saber se alguma editora já comprou os títulos, se as continuações já possuem previsão de serem lançadas, etc. Até entendo os motivos das editoras, mas acho que esse tipo de situação poderia ser evitada com um maior estudo e pesquisa dos títulos, demanda de mercado, marketing, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É basicamente isso, Luciana!
      Mas querem o retorno na mão, mas nem divulgação fazem pra evitar esse tipo de coisa.
      Beijos

      Excluir
  8. Concordo as vezes nem todos gostam das séries, mas sempre tem alguns que gostam assim não é justo ficarem sem saber o desfecho, achei legal que algumas publiquem pelo menos em e-book assim da para saber como termina, é ruim isso nas série de TV também cancelam e nem improvisam um final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo, Maria. Muita sacanagem com o público :/
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Kamilla! Que tema bom de discutir! adorei! Eu fico muito triste quando isso acontece. Não acompanhava Ecos da Morte, mas fico pensando nos leitores, acho que ficaria bem decepcionada se alguma série que acompanho fosse cancelada. Acho que é até por isso que evito séries muito longas rsrsr

    Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi!
      Estou começando a evitar também. rs
      Beijos

      Excluir
  10. Odeio quando as editoras fazem isso, acabam por deixando muitos leitores na mão, já li livros em inglês é traduzindo no Google pra poder terminar o que comecei, concord9o que as editoras não podem investir em algo que não terá retorno, mas acho que eles colocam prioridades, escolhem 1 entre livros para fazer uma propaganda legal e os outros 9 acabam não ficando conhecidos e obvio que vão ser os que terão um retorno menor, pior é que isso não acontece não apenas com livros, mas com adaptações de livros para filmes também, como por exemplo o filme Cidade dos Ossos, na época que lançou não vi nada relacionado à ele é agora está nisso, nunca mais lançaram outro e se não fosse pela Netflix ficaria só por isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, Giu! Seria melhor publicar menos e focar mais nos lançamentos pra ter o retorno de todos os livros.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi, Kamilla!!
    Nossa que chato!! E muito ruim quando do nada a continuação das séries são canceladas!! As editoras muitas vezes esquecem de investir no marketing do livro e ainda querem de retorno !! Bom espero que a politica das editoras mudem por que mesmo na crise muitas pessoas não deixam de compram!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim, Marta.
      Espero que mudem mesmo.
      Beijos

      Excluir
  12. Kamilla!
    É justamente por esse fato que desde o ano passado que me decidi a só começar a ler uma série quando tiver com todos exemplares em mão. É muito frustrante você começar a ler os livros e no final, ficar a ver navios, sem saber se irão ou não continuar a editá-las aqui no Brasil ou se o fazem, demoram 'séculos' para a continuação.
    Mesmo com toda crise, as editoras tem suas formas de lucrar. Se aquela determinada série não dá lucro, com toda certeza outra centena de livros/séries, conseguem suprir aquela não tão desejada e é aí que acredito que as editoras poderiam ter um pouco mais de consideração com seus leitores...
    E se a crise está tão grande como falam, por que acompanhamos tantos lançamentos mensais nas editoras? Por que vemos a cada dia mais e mais editoras sendo criadas? Para mim a crise não justifica nadinha...
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem frustrante mesmo. Discordo de você em relação a um livro suprir o outro. Veja bem, há um gasto muito grande para publicar um livro... E não dá pra um livro suprir o outro, porque a Editora tem que ter o lucro. Se não, não conseguirão se sustentar. Entende?
      A respeito das editoras novas, muitas pensam muito no retorno dos autores. Se você observar, muitas delas cobram pra publicar. E aí acabam ganhando dos autores, não só dos leitores.
      Beijos

      Excluir
  13. Poxa vida, fico triste quando fazem isso. E não sabia que a tal Ecos da Morte não teria mais continuações aqui. Até hoje não li esses livros, mas tenho dois deles e não sei o que faço agora. Se ler vou ler e ficar com a sensação de fazer algo incompleto =/
    E tem outras séries que li o primeiro livro e empacaram pra lançar outros. E o pior é que não dão sinal de vida, não saem pra gente e nós ficamos como? Chupando dedo. Tem um livro que saiu pela editora record que amei e nunca vi o pessoal falando de continuação. Tem uma série, trilogia, na novo conceito que não falam se vão lançar o último livro e de novo perguntei no começo do ano e eles não sabem de nada. Na Intrínseca tem um livro que lançaram e também li e amei e nunca vi continuação dele. Ahh, entristece viu. Me deixa triste mesmo não ter um fim pra essas histórias tão boas!
    Mas é aquele negócio né, tem a ver com mercado, com o retorno que dá pra editora, com a crise e mais um monte de fatores. É complicado =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de Ecos da Morte tem seus finais. Cada livro é praticamente uma história, claro que tem algumas pontas que só se resolve nas continuações, mas o foco mesmo do livro tem seu final. Mas é chato, isso é inevitável.
      É complicado, mas ajudaria se eles investissem em todos os livros que publicassem. Mas escolhe um ou outro pra divulgar e acabam não tendo o retorno esperando.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi!!

    Eu concordo com vc: nada mais justificavel do que selecionar o que vai se continuar publicando, né? Afinal, editora é empresa e empresa precisa de lucro...Mas eu tbm fico com raiva quando eles simplesmente param de publicar uma série sem mais nem menos, nem justificativa.

    Que nem algumas séries (ótimas) de TV q foram cortadas pela metade e ficaram por isso mesmo, como Firefly, 10 coisas q eu odeio em vc e Tower Prep

    bjbj

    ResponderExcluir
  15. Super legal! gostei do conteudo! como vao as coisas? Olha.. legal mesmo heinm! como vao os planos para 2017? vc ja escreveu um artigo falando dos planos e projetos que vcs tem para 2017? seria top ver! O estilo de seu blog eh super top!!! :D

    ResponderExcluir
  16. Tambem não gosto disso. E ruim você esperar uma eternidade pela continuação e depois saber que ela não sera lançada. Eu preciso da continuação da trilogia "Poseidon" da editora Novo Conceito. Seria uma boa saída para as editoras lançarem esses livros em ebooks porque são mais baratos e mais fáceis de circularem

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca passei por essa experiência de acompanhar uma série e de repente não se ter mais a continuação, deve ser muito frustante mesmo. Acho muito válida a sugestão de, se não for fazer a publicação física, que se tenha a publicação digital, o que com certeza agradaria as duas partes. É muito complicado achar que determinado livro, por não ter tido uma boa venda, não tenha pessoas que tenham adorado a história e esperam ansiosamente pela continuação. Livro é livro, vai depender muito do gosto de cada um mesmo, e como já aconteceu comigo, de repente o primeiro livro não é tão bom, mas vem o segundo e nos deixa de boca aberta. Talvez a editora poderia fazer algum tipo de pesquisa com relação aos livros, ou ter algum canal para se comunicar com as pessoas que acompanhavam a série, pra favorecer os dois lados. É bem complicado mesmo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma situação complicada. Não se dá pra fazer esse canal, porque acho que não tem como chegar em todos os leitores. Os blogueiros creio que ajudariam a informar que tais obras não teriam continuação. Mas a editora tem que ter a iniciativa... Sobre a pesquisa, eles fazem, sem dúvidas. O fato é que não divulgam e acabam não tendo o retorno esperado.
      Beijos

      Excluir
  18. Oi, isso é realmente muito frustrante, por isso prefiro muitas vezes esperar pra que a série esteja completa ou bem adiantada, outras vezes a ansiedade é tanta que não dá para esperar. Acredito que a solução para isso é a que você falou, editoras publiquem os ebooks! Sei que muitos fãs querem o livro físico na estante, mas ao menos não ficamos sem continuação da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa vibe, de esperar lançarem tudo pra comprar.
      Beijos

      Excluir
  19. Não tive uma série que acompanho cancelada na produção, mas imagino o quanto isso deva ser ruim. Concordo que as vezes não ser rentável é uma boa justificativa, mas achei a solução de publicar apenas em formato digital bem válida. Gostei do tema, foi algo que nunca tinha parado para pensar.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Muito legal esse post, como essas serie que não ganham continuação não tem muitos leitores, acaba também que esse assunto não ganha muita voz, por isso achei interessante temos o blog discutindo esse assunto, já passei por isso com algumas series que acompanhei e é mesmo muito ruim, acho que se a editora começou a publicar uma serie deve ir até o final, nem que ser em tiragens pequenas, ainda mais que a serie geralmente tem três, quatro livros !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Suzana! Publiquem numa tiragem pequena, não com uma superprodução. Mas depois de anos resolvem dizer que não publicarão mais e ficaram segurando o direito por todo esse tempo. É complicado demais.
      Beijos

      Excluir

PAGINAÇÃO