25/03/2017

Assistindo & Apreciando #9 - O Leitor

O Leitor
Estreia mundial: 12 de Dezembro de 2008
Duração: 124 minutos
Classificação: 16 anos
TRAMA
A sociedade acredita que é guiada pela moralidade mas isto não é verdade. Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (David Kross/Ralph Finnes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

~~~
Vi esse filme na Netflix e o título me chamou muito a atenção, porque né?! O filme se passa na Alemanha na época da segunda guerra mundial. Ele também é contato em várias partes, a primeira é como Hanna, uma mulher solitária, e o Michael, um adolescente, se conhecem. Eles vivem um tórrido relacionamento que não dura muito tempo. A Hanna sempre gostou que o Michael lesse pra ela, já nas primeiras cenas dá pra se ver que é porque ela não sabe ler. A segunda parte já  se passou alguns anos, Michael acha que já superou a Hanna e já até começou a cursar direito. E eis que surge o reencontro, não da forma que esperamos... Hanna está sendo julgada, por ter sido uma guarda que trabalhou no campo de concentração de Auschwitz.
A primeira parte foi bonitinha... eles se conheceram e transaram muito, ah, tem uns nudes dele e uns peitinhos dela, mas nada anormal. É um homem e uma mulher, independente da idade. A Hanna é muito orgulhosa e creio que seja porque sempre foi muito sozinha. O Michael sempre foi o filhinho perfeito dos pais, mas depois que conheceu a Hanna mudou. Cresceu e virou um homem. 

A segunda parte já é quando os dois estão separados e quando o Michael foi conferir junto com o professor e outros colegas um caso de mulheres guardas nazistas e de repente, quem está lá? Hanna. Essa parte e a última meio que me irritou, na verdade as decisões do Michael que pensou mais em si do que nela, ou talvez eu que tenha romantizado demais e sentido dó da Hanna por ser só. Ela prefere fingir que sabe tudo por orgulho e por vergonha, do que dizer que não sabe ler e nem escrever.
O filme ainda possui a terceira e quarta fase, na minha concepção, mas não irei me aprofundar muito porque seria spoiler. Só gostaria de ressaltar que na terceira fase o Michael ainda se mostrou um pouco egoísta, porém ele tenta se regenerar. E eu vou dizer que o final foi triste e eu me emocionei, porque sou dessas.

Pra quem não sabe o filme é uma adaptação de um livro publicado aqui no Brasil em 2008, mesmo ano da estreia do filme, pela editora Record. Se quiserem saber mais sobre o livro, cliquem aqui.
ELENCO
Vamos falar do elenco que eu considero pakas? Hanna é interpretada pela maravilhosa Kate Winslet, que estrelou Titanic. E ela foi magnífica, as expressões dessa mulher foi espetacular. É dura, fria e ao mesmo tempo te passa a mensagem de mulher forte e até sofrida pela vida. Atuação incrível. O Michael foi interpretado por dois atores, na primeira fase foi o David Kross, foi o primeiro filme que assisti dele e adorei. Na fase adulta (terceira fase em diante) quem interpretou o Michael foi Ralph Finnes, que atuou bem e ele é sensacional. Quem não lembra dele fazendo o temido Valdemort? É pessoal, é ele... e ele tem um nariz considerável. rs
CONCLUSÃO
Eu gostei muito do filme. Foi um misto de sensações, sofri, chorei, amei e odiei. Vale muito a pena ser assistido. É um filme longo, mas é muito bom. Só que não sei se é suficiente pra arriscar a ler o livro. Quem sabe um dia, né?! 
Espero que tenham gostado!
Beijos


17 comentários

  1. Oi Kamilla, boa dica pra quando eu quiser assistir um filme pra me fazer chorar, pois pelo que li e vi esse parece ser um drama e eu sou derretida quando me envolvo com a história :) Não lembrava que esse ator tinha feito Valdemort, mas depois de ler vi a semelhança haha e Kate realmente parece estar incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chorei muito com esse filme, mulher...
      Sobre o ator, não lembra tanto por causa de toda a maquiagem e a falta do nariz! haha
      Kate está sensacional, melhor atuação do mundo nesse filme!
      Beijos

      Excluir
  2. Gente! Mas tem esse filme lá e eu nem sabia!
    Tinha tido vontade de ver, mas acabei esquecendo. Vou tentar dar uma olhadinha por lá e assistir.
    Achei legal os temas dele e com diferentes fases na história acaba ficando até mais interessante, mais completo. Mesmo que algumas pareçam que irritam...
    Mas isso é o legal não é? Que explore diferentes emoções, crie dramas pesados com os personagens...ele parece ser bem emocionante. E o melhor é que é adaptação de livro. Se gostar da história dá até uma vontade de ver como é no livro.

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando os filmes de dividam em partes se passando no passado e no presente, as história desses dois já me convenceu de querer assistir e o elenco pareceu incrível, uma pena o final não ter sido um dos melhores, sou fã de filmes românticos mas com um final triste eu nunca me convenci.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamilla!
    Meu namorado vive me indicando esse filme. Adorei saber sua opinião sobre ele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha ouvido falar antes neste filme, mas olha só quem compõe o elenco! A nossa incrivel Rose do Titanic ou melhor conhecida por Kate aaa ela é maravilhosa. Eu possivelmente vou considerar assistir.

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse livro na Netflix mas nunca parei para assistir, parecia ser uma história um pouco chatinha, admito que julgo um filme pela sua capa e essa não me atrai nem um pouco, adorei a resenha e fiquei com vontade de assistir, agora ele me parece ser um filme que vale a pena ser assistido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei interessada em assistir e não sabia do livro. Deve despertar muitos sentimentos no leitor essa historia, gostei do personagem ler para ela, mas ela deveria ter falado para ele que não sabia ler eu acho, mas deve dar vergonha mesmo confessar isso.

    ResponderExcluir
  8. Kamilla!
    Como gosto muito de tudo relacionado a essa época da história, já assisti esse filme que considero forte e emocionante.
    O julgamento dela é uma verdadeira batalha e ela tenta se defender como pode.
    Todos devem assistir.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Adorei escolha para interpretação de Hanna, pois Kate é uma atriz incrível. O que mais gostei foi o reencontro deles, acho que ambos madurecei, e principalmente Michael. Sem duvidas quero esta assistindo, ainda mais depois de saber a sensação que filme transmitir a ti. Me deixou mais curiosa

    ResponderExcluir
  10. Ah, esse seria um filme que cairia no quesito: "Hoje é domingo, tô entediada, vou olhar na Netflix o catalogo de filmes pra ver se acho algo... Olha! Gostei do elenco. "Guerra". Vou encarar." u.u Porém, sua resenha me despertou curiosidade de fato. Vou considerar assistir, certos pontos da história me interessaram bastante para querer saber o desenrolar.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de coisas relacionada a historia, acho que essas coisas deveriam ser passadas na escola. Parece ser um bom filme que meche com as nossas emoções, ainda mais por passar na época nazista. Acho que vou assistir o filme e depois quem sabe ler o livro.

    Vistem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Nossa não conhecia esse filme ainda, e pela capa e nome achei que não teria interesse no mesmo. Lendo sua resenha mudei meu conceito, fiquei com uma baita vontade de assistir e saber o que aconteceu nas outras "fases"

    ResponderExcluir
  13. Geeente, como assim eu não conhecia esse filme? Adoro a Kate Winslet!
    jamais imaginei ver ela velha assim hahaha ficou muito boa a caracterização.
    Convenhamos, que novinho gato eiuheiueh difícil resistir! E sabia que conhecia esse ator de algum lugar, acho que não reconheci por causa do nariz considerável :p
    Mesmo tendo algumas partes que te irritaram eu fiquei curiosa. Também não sabia que era adaptação de um livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamilla!!
    Não conhecia esse filme!! Mas de cara já gostei da história!! E melhor ainda tem na netflix!! Vou correr para lá e assistir o filme!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamilla,
    Se o filme falasse só sobre o nazismo já sera uma trama bem pesada e com muita história a ser contada, mas ele nos apresenta outros temas, como um romance entre duas pessoas com idades bem diferentes, a separação e o reencontro dos mesmos, classes sociais e drama. Michael amadurece muito durante o filme e vai mostrando em cada fase, que tipo de pessoa se tornou. Hanna tem um grande impacto na vida de Michael e na própria trama, por ser associada aos campos de concentração que são a base do filme. O elenco está incrível, sou muito fã do eterno Valdemort (Ralph Finnes).

    ResponderExcluir
  16. Aaah, adorei a resenha e com certeza vou assistir. Mas vou assistir amanhã, porque to sem tempo, e eu adoro filmes desse tipo!

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO