29/03/2017

TOP 4: Livros que dão lição de vida

Olá apreciadores, como estão? Há umas postagens atrás a leitora Girlene perguntou se tinha algum top com lições de vida e percebi que nunca tinha feito, mas agora irei fazer! o/ Tentei fugir do óbvio nas escolhas, e colocar livros que pouco aparecem nessa blogosfera literária, mas que mexeram muito comigo e me fizeram refletir. 

Vamos ao top? 
Eu nunca vi nenhum comentário a respeito desse livro, não sei se foi por conta da Editora que faliu e fechou. Mas esta obra conta a história de Chanda, uma adolescente que mora na África do Sul, devastada pela epidemia de AIDS. No local onde mora a maioria das pessoas tem, e ela vem junto com a vergonha de dizer por conta do preconceito que sofrem, por isso nem recorrem pra se cuidarem. 

O livro conta muito sobre a doença e sobre a ignorância e preconceito. A lição deste livro é a superação de alguns personagens, o vencimento do preconceito dos outros, mas dos seus mesmos. 

~~~
Esse livro é pouco mais conhecido, já que é da Lucinda Riley e eu sei que muitos amam a autora. 

A Lucinda mescla muito passado e presente, sabe? Através de lembranças e flashbacks. Emilie é uma veterinária, que ao perder sua mãe vai ter que vender o Château da família e lá conhece o Sebastian. Depois de um tempo se casam, mas nem tudo era como parecia. Outra pessoa surge, um novo amor, bastante improvável. A lição desse livro é o autoconhecimento, as quebras de barreiras impostas pela própria personagem. É ótimo!
~~~


James Patterson é conhecido pelos seus livros policias, mas o que muitos não sabem é que ele já escreveu um drama. Este livro. 

Matt namorava a Kate, mas rompe com ela por um motivo. Ela fica sem saber o porquê, no dia seguinte recebe um diário. O diário de Suzana, esposa do Matt, para Nicolas, o filho dos dois. E é só isso que irei falar sobre a trama.

A lição deste livro é a superação, perdão e amor. Foi uma surpresa tão maravilhosa na minha vida!
~~~


Vinícius Becker é um autor famoso, que focou muito na carreira e deixou sua família de lado quando mais precisavam. A sua esposa se foi para sempre, o câncer a levou. Ficou suas duas filhas... e a história deste livro não é sobre um romance, mas sim sobre a relação de pai e filhas. A reconstrução pouco-a-pouco da relação entre eles. 

A lição de vida é justamente sobre família, sobre o pai tentando reconquistar suas filhas. O amor que eles sentem um pelos outros é crível, mas ficou desgastado pela ausência do pai.
~~~

Espero que tenham gostado!
Já conhecia algum desses livros? Me contem.
E ah, obrigada Girlene pela sugestão, se quiserem deixar as suas, comentem!
Beijos


28 comentários

  1. Oi Kamilla, não conhecia nenhum dos livros e somente dois dos autores citados. O que achei mais interessante e vou pesquisar mais foi O Diário de Suzana para Nicolas e o que menos me interessou foi o da Lucinda, ela é uma autora bem recomendada mas não sei se iria me prender nessa história ;) Ótimo post, obrigada também Girlene pela sugestão rsr ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem resenha de O diário de Suzana para Nicolas aqui :p Ok, que é bem ruinzinha já que foi uma das primeiras resenhas. Os livros da Lucinda dão receio por serem grandes, eu também achei que não iria gostar dos livros dela e eu adorei.
      Beijos

      Excluir
    2. Vou pensar direitinho sobre a Lucinda, o que me deixou assim é que me parece que tem um triângulo? então não sei, mas quero conhecer a escrita dela :)

      Excluir
  2. Esse da Lucinda eu li e foi um que me surpreendeu. Acabei gostando muito da história e ele deixa essa sensação de autoconhecimento mesmo, de um crescimento da pessoa e etc. É uma história muito boa e vale a pena ser lido.
    Mas caramba, acho que esse do Patterson só não funcionou pra mim mesmo! Não gostei nadinha quando li. Achei forçado e não consegui sentir nada pelo personagem, pelo que aconteceu...não sei o que me deu, mas esse livro dele foi muito sem graça pra mim =/
    Tenho um negócio com esse autor desde então, porque quase tudo que li dele achei sem graça...
    Gostaria de ler esse do Gomyde. A história parece ser linda e deixa uma mensagem muito bonita pelo jeito.
    São dicas legais de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Lucinda trazem essa questão! E eu adoro <3
      Não curtiu a vibe do Patterson? os livros dele é mais suspense mesmo, é a zona de conforto dele.
      Esse livro do Gomyde é mito bom!
      Beijos

      Excluir
  3. Puxa eu tenho que começar a ler mais a obra desses autores não conheço nenhuma das obras, e um detalhe James Pattersson escreveu um drama???? eu tenho que conferir isso de perto Kamilla se não tivesse lido aqui acho que jamais ia saber disso, Lucinda Riley eu morro de vontade de ler um livro dela e nunca compro já que o tema desse post é lição de vida essa agora eu vou pegar a dica desse livro dela.
    Esses dois livros me surpreenderam e gosto de temas assim, eu vou conferir!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Patterson escreveu um drama assim! hahaha Os livros da Lucinda são ótimos, pelo menos os que li. rs
      Beijos

      Excluir
  4. Ainda não conhecia esses livros, na verdade nunca parei para pensar em livros que dão uma lição de vida, A Vida Acima de Tudo foi o que mais me interessou, mas espero ter oportunidade de poder ler todos algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero, é um livro bem bacana!
      Beijos

      Excluir
  5. Só otimos livros e otimas historias. Não li nenhuma, mas só pela sinopse já dá vontade de descobrir. Já estão na minha lista de livros futuros a serem lidos. E as capas são lindas e chamam a atenção.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. uma seleção impecável, cada livro citado ensina um pouco sobre os caminhos da vida, tem uma semelhança grande com a realidade e são muito especiais para mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei super feliz que usou minha "sugestão", e ainda mais que saiu um pouco do óbvio.
    Então vamos lá, sobre A Vida Acima de Tudo, gostei bastante do contexto da historia, pois foram pouco livros que tive contato, no qual a historia passa na Africa do Sul. E uma realidade totalmente diferente da nossa. Fiquei feliz em saber que você conseguiu tirar grandes reflexão sobre a obra. Já falando sobre A luz Através da Janela, gosto de livro que reflete o autoconhecimento, faz a gente parar e pensar sobre tudo, inclusive sobre nós mesmo. A Máquina de contar histórias li algumas resenhas, e fiquei encantada com que podemos tirar da historia. O amor de família sem duvidas é maior destaque na lição de vida dessa obra. Enfim, adorei a post, é tão legal pensar que livro vai muito além de palavras lidas, e sim autoconhecimento e lições que podemos guardar na alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida acima de tudo é bem diferente mesmo, mas é um livro muito bacana de qualquer forma.
      Os livros da Lucinda são muito queridos. Sobre o livro do Gomyde, é muito bom poder ver um amor de família se desenvolvendo.
      Livro é tão... livro <3
      Beijos

      Excluir
  8. Muito bom!! Não conhecia os livros mas, já tinha ouvido falar de alguns autores citados. Dentre todos, me interessei bastante pela história do livro "A Vida Acima do Muro". Curti muito a sugestão, hehe

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a sugestão da leitora, só conhecia A Máquia de Contar Historias, mas não li. Fiquei bem interessada em O Diário de Suzanna para Nicolas gosto de dramas e fiquei querendo saber mais. A Luz Através da Janela também despertou meu interesse a autora já conhecia, embora ainda não li nenhum de seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os livros são bem bacanas, você vai curtir :)
      Beijos

      Excluir
  10. Não conhecia os três primeiros books, só "A maquina de contar histórias" que tenho curiosidade a respeito. Fiquei querendo conhecer mais sobre "A vida cima de tudo", uma pena a editora ter falido =/

    ResponderExcluir
  11. Kamila!
    Gostei da sugestão da Girlene.
    Já li A máquina de contar histórias e realmente a lição de vida em relação ao amor familiar é fabuloso, adoro o autor e já li quase todos os livros dele.
    Li também A luz através da janela e é um dos melhores livros de todos os tempos, porque a autora (que é uma das minhas queridinhas)traz uma grande superação para a personagem e grande aprendizado pessoal.
    Como gosto de livros do gênero, já anotei os outros dois, porque quero ler.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Bem legal a sugestão dela! Acredito que seja a mesma que me sugeriu uma nova coluna lá no blog :D ótimo quando os leitores interagem assim, né?
    Eu não conhecia esses dois primeiros, mas não li nenhum dos 4. A premissa do primeiro é bem interessante e eu leria. Pena que talvez esteja esgotado, já que a editora não existe mais...
    O último eu ouvi falar muito bem mas ando fugindo de livros que falam sobre câncer

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  13. O unico livros que conheço dos acima é A maquina de contar historias, e é tão fofo por abordar o assunto familia e por dar uma lição de vida. Agradecida pelas dicas eu vou procurar mais sobre os outros livros.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kamilla!!
    Não conhecia nenhum dos livros, mas gostei muito da premissa dos livros A Luz através da janela e O Diário de Suzana para Nicolas.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamilla,
    A máquina de contar histórias e o Diário de Suzana para Nicolas, são livros bem conhecidos até e já me vi interessada, há um tempo atrás em conhecer a obra de Maurício Gomyde, só que o tempo passou e acabei não realizando a leitura. Mas o livro que realmente me chamou atenção foi A vida acima de tudo, pois além de se passar em um lugar pouco retratado em livros, trás um tema real e muito sério.

    ResponderExcluir
  16. Oii Kamilla!! Adorei o top <3 Não li nenhum desses, mas anotei as dicas aqui. Adoro livros com lições e personagens sofridos que passam belas mensagens... não é segredo que drama é um dos meus gêneros favoritos hehehe. Desses, o que eu mais quero ler é O Diário de Suzana para Nicolas :D

    Minhas indicações de livros nesse estilo: A Mãe Eterna, Jogando Xadrez com os Anjos, A Hora da Estrela e A Lista dos Meus Desejos <3

    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla, tudo bom? De todos eles só ouvi falar do livro A Máquina De Contar Histórias, mas não cheguei a ler. Eu amei o top e as dicas, já até anotei aqui pra mim procurar em livrarias da minha cidade onde são vendidos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu li o Diário de Suzana para Nicolas faz muuuuuito tempo, mas eu me lembro que a história é muito bonita e eu me emocionei bastante. O restante eu não tinha ouvido falar. Vou dar uma pesquisada!!!
    Valeu pelas dicas!

    Blog Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO