20/05/2017

Assistindo & Apreciando #13 - Olga

Olga
Estreia no Brasil: 20 de agosto de 2004
Duração: 141 minutos
Classificação: 14 anos
TRAMA
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
~~~ 
Costumo assistir filmes nacionais, mas normalmente os filmes são engraçadinhos e não acrescentam muita coisa. Eu não me lembro de ter assistindo nenhum drama nacional, mas tinha vontade de assistir um em especial: Olga. Não conhecia muito da trama, pra falar a verdade, mas só de ter visto uma cena com a Camila Morgado careca com uma cara de desespero foi o suficiente pra querer assistir. E foi uma surpresa. 
O filme retrata a vida de Olga Benário, uma alemã, comunista ativa, que luta pelo que acha certo. Sempre foi uma mulher que se posiciona pelo que se acha certo, seus pais não apoiam e ela vai embora de casa. Afinal pra sua mãe, mulher não pode agir dessa forma. Ela fez seu treinamento militar, onde posteriormente é designada a acompanhar o Luís Carlos Prestes para o Brasil, ainda durante a viagem eles começam a se apaixonar. Prestes liderou a Intentona Comunista de 1935, porém não obtiveram o resultado esperado. 
Após o fracasso da revolução, a "casa" começa a cair. Vários aliados começam a serem presos e torturados a mando de Getúlio Vargas (atual presidente na época). E enfim conseguem pegar o casal. Prestes vai para uma sela, onde fica preso sem contato com ninguém. E Olga vai para uma sela em um presídio feminino com outras detentas, após um tempo descobre que está grávida de Prestes. Em plena época nazista alemã, Getúlio manda ela justamente para as mãos de Hitler. 
Olga foi enviada diretamente para o campo de concentração de Ravensbrück. Onde ficou com sua filha até não poder mais amamentar mais, onde tomaram sua filha aos 14 meses de vida. Essa cena foi uma das mais doloridas da vida!!! A filha de Olga e Prestes se chamava Anita Leocádia e foi levada pela mãe de Prestes, mas Olga não sabia disso. E foi a cena que me fez chorar e me emocionar de um jeito. A interpretação da Camila Morgado foi simplesmente sensacional. 

Não irei falar muito com o que aconteceu após isso e qual é o final da Olga, mas foi sofrido demais acompanhar a história de Prestes e Olga. Mas o filme foi incrível e surpreendente, há muitos filmes nacionais que são bons, mas que não trazem tanta história quanto este... e indico demais pra vocês. Falou da Era Vargas e nazismo alemã e não deixou a desejar nas cenas, atuação e cenários em relação aos gringos. 
ELENCO
O filme conta com a Camila Morgado, como Olga, que já disse que foi incrível. Já assisti filmes e novelas com ela, mas nenhuma superou a atuação desta mulher neste. Caco Ciocler como Prestes, ele fica em segundo plano, afinal a protagonista é Olga, mas gostei muito dele. A mãe de Prestes é a Fernanda Montenegro, Getúlio Vargas é interpretado por Osmar Prado. Eu gostei bastante do elenco do filme. 
CONCLUSÃO
O filme é uma adaptação de um livro publicado mais recentemente pela Editora Companhia das Letras, livro que por sua vez é uma retratação da vida de Olga Benário. Sim, é uma história real. E pelo visto o filme é bem fiel a história, dei uma pesquisada no tio wikipédia e poucas coisas foram retiradas do contexto, só pra dar uma dramatização maior, que na minha visão, nem precisava. Eu super indico! Assistam. 
~~~
E aí, ficaram curiosos?
Não esqueçam de me indicar filmes! :)
Beijos


25 comentários

  1. Oi Kamilla, pelo visto o filme é incrível e a carga dramática é bem forte, fiquei feliz que você gostou dele, ainda não o vi e como você no que se refere aos nacionais vejo mais as comédias. Contudo, curti a critica e anotei a dica pra vê-lo futuramente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente só tem mais filmes nacionais de comédia. Olga é incrível, vale a pena não só assistir como procurar a história dela.
      Beijos

      Excluir
  2. Assisto poucos filmes nacionais e geralmente são de comédias, mas fiquei bem interessada nesse, gosto de saber mais sobre esse período que foi muito difícil e cruel, ainda mais por ter sido uma historia real chama ainda mais a atenção. Já anotei para assistir vou ver se tem na NetFlix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem na Netflix sim, Maria e vale super a pena!
      Beijos

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar do filme, mas sinceramente tenho um receio de assistir pelas cenas fortes que ele tem e que me deixa angustiada, realmente a produção parece incrível e atuação da Camila excepcional.

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme na escola e gostei bastante!
    Gosto de filme que falam um pouco mais sobre a Segunda Guerra!
    Chorei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme não tem foco na segunda guerra, mas sim na época em que o Brasil vivia.
      Abçs

      Excluir
  5. Eu tbm sou louca para assistir esse filme, mas nunca vi. Lembro que na época falaram muuuuito bem da atuação de Camila, inclusive sou bem curiosa para assistir por ser um filme diferente do que normalmente tem no cinema nacional. Como vc disse, é mais comum ver comédias e tal, que nem sempre são legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é incrível. Vale super a pena!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi.
    Eu achei a trama desse filme bem interessante mas vou confessar algo que eu me orgulho muito eu tenho muito preconceito a respeito dos filmes nacionais já que a maioria do que assistir não acrescenta nada para minha vida, mas esse me chamou a atenção de uma maneira que não consigo explicar, sou muito fã desse cenário do filme e estou muito ansiosa para conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho nenhum preconceito, infelizmente não há investimento para o cinema brasileiro e isso gera que filmes mais cabeças não seja tão visualizados assim. Até porque a maioria dos brasileiros gostam de ver besteirol na TV.
      Olga é um filme incrível e vale a pena ser assistido.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Kamilla!
    Esse foi um dos melhores filmes nacionais que vi até hoje.
    A história da Olga foi muito bem retratada, o elenco muito bem escolhido,a fotografia,as cenas....digno de um trabalho de Hollywood.Única falha mesmo foi como você disse, o excesso de dramatização,mas mesmo assim gostei bastante!
    Acho que ele poderia ter tido mais reconhecimento.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do filme também, pena que não é muito divulgado né?
      Beijos

      Excluir
  8. Oiee, Kamilla! Eu também não assisto tantos filmes nacionais, infelizmente, e quando assisto também acabo optando pelos de comédia, ou os mais leves. Foram poucos os dramáticos que assisti, e um que eu simplesmente amo é O Homem do Futuro. Central do Brasil é outro super legal. Vejo com frequência algumas imagens de Olga na internet, e sempre digo que vou assistir, e nunca faço isso rsrsrs. Mas agora vai! Adorei teu post e tenho certeza que irei me emocionar bastante com essa trama!

    Beijosss
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já assisti O Homem do futuro e gostei, mas não foi um dos meus favoritos. Já ouvir falar muito de Central do Brasil, ganhou prêmios né? Olga é incrível, Gaby, você vai adorar.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu também nunca assisti nenhum drama nacional, acho que todos que eu assisti são comédias. Não conhecia esse filme, mas fiquei com muita vontade de ver ele. A história realmente parece ser muito boa, e gostei de saber que o filme foi surpreendente pra você. Já vou até procurar o filme pra ver hoje :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamilla,
    Eu não tenho costume de assistir filmes nacionais, mas já assisti Olga há muitos e me lembro que gostei bastante. A história é triste e realista, mas o filme também nos apresentada uma trama cheia de coragem e esperança e me vi bem envolvida com os personagens. A interpretação dos atores, principalmente a de Camila Morgado, é notável e consegue nos convencer nos momentos de maior aflição. Recomendo este filme para todos e pretendo assisti-lo novamente em algum momento.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li, nem assisti. Mas não por falta de vontade.
    Meu professor indicava sempre, esse é um assunto super interessante, e que faz a gente ficar por dentro do que aconteceu mesmo no nosso país .
    Além de ser uma história real, nos desperta sentimentos e solidariedade com a personagem .. Ótima dica, abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi,Kamilla
    Eu simplesmente amo esse filme. Gosto muito da atriz e também acho que foi uma bela atuação nesse filme. O fato de ser uma história real torna o filme ainda mais comovente. Fico feliz que tenha gostado, porque vale muito a pena.
    Ainda quero ter a oportunidade de ler o livro. Adoro os filmes nacionais, acho que tem muitos que são ótimos!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar muito bem desse filme, mas não é o tipo de filme que assisto, por isso não sei que assistirei, principalmente por ser filme nacional.

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de assistir esse filme, pois parece ser muito bom, a adaptação está bem fiel, pela sua descrição, e o elenco consegue transmitir toda a carga emocional, e dramática apresentada por essa história real. Pretendo assistir ao filme, e fiquei curiosa para saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá Kamilla,
    Gostei bastante da sua dica de filme, sendo que e raro eu ver algum filme nacional e me pareceu esse ser uma historia super interessante. E também achei bem legal a forma de como ele conta a historia dessa mulher na guerra, com pessoas nazista e bem legal.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamilla,
    Vi tantos comentários desse filme na época do lançamento, mas acabei me esquecendo dele depois, que erro. Esse é um drama nacional incrível, até então não vi nada parecido em filmes nacionais. Adoro livros e filmes que se passam na Segunda Guerra, e saber que uma parte da história dessa mulher, que por sinal é real, se passou no Brasil... é filme bom garantido.
    Vou buscar saber mais sobre o livro publicado também.
    Obrigada por me lembrar desse filme ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO