09/05/2017

Seriando #4 - Thirteen Reasons Why / Os treze porquês (1ª temporada)

Olá leitores! Faz um tempão que essa coluna não aparece, né? E o pior é que eu assisti essa série - Os treze porquês - assim que saiu, mas só consegui escrever os meus achados sobre ela agora... Mas sempre é hora de indicar e falar sobre séries, assim como livros. Eu já havia lido o livro e não foi um dos favoritos da vida, mas estava com uma expectativa alta para a série... será que decepcionei ou me surpreendi? :)
13 REASONS WHY / OS 13 PORQUÊS
1ª TEMPORADA
Episódios: 23
Estreia: 31 de março de 2017
Status: Indefinido.
Baseada no best-seller de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why acompanha Clay Jensen que, ao voltar da escola, encontra uma caixa misteriosa com seu nome na porta de casa. Dentro dela, ele encontra fitas-cassetes gravadas por Hanna Baker - sua colega de classe e paixão secreta - que cometera suicídio duas semanas antes. Nas fitas, Hanna explica as treze razões que a levaram à decisão de acabar com a própria vida. Será que Clay foi uma delas?
~~~
A série gira em torno de Hanna Baker, uma adolescente que se suicidou, e teve seus motivos. 13 rasões, treze pessoas. Ela decidiu então externar isso, gravou 13 fitas e assim que se mata essas fitas começou a chegar na casa dos porquês. Os treze porquês vai contando e mostrando as reações dos envolvidos, mas mais que isso vai mostrando o lado deles que a Hanna nunca viu (e que cá entre nós, nem o livro conseguiu mostrar). 
Nós vamos escutando as fitas e vivenciando as cenas através do Clay, um garoto que sempre teve uma paixão platônica pela Hanna, mas que nunca fez nada de grave a ela. Será mesmo? Ele está na fita, o que será que ele fez? 
A Hanna conta, através das fitas, muitos sofrimentos vivenciados por ela e que culminaram na sua vontade e o porquê que se matou. Ela sofreu bullying, assédio, estupro e vários outros tipos de agressão. A série mostrou todo o sofrimento da personagem e não romantizou NADA. Eles não deram a entender, eles mostraram o que aconteceu.

Ouvi alguns comentários bem horríveis e até dolorosos, que essa é uma série polêmica e que a personagem não tinha motivos reais. Infelizmente a gente não sabe o que outro sente, quando você faz uma piadinha sobre o seu peso, sobre um relacionamento que ela viveu ou sobre um boato que você nem procurou saber se era verdade e já foi acusando e julgando.
Nós não temos noção de quanto uma piadinha, um surgimento de um boato pode afetar alguém. E para exemplificar, a primeira fita começou assim... O Justin ficou com a Hanna, não fizeram nada demais, ele foi o primeiro beijo dela... E eles estavam no parquinho, ela foi escorregar (no escorregador de criança) e ele aproveitou e tirou uma foto (ela estava de saia, a foto dava pra ver a calcinha). E com "ajuda" do seu amigo Bryce, vazou a foto... eis que começou o boato que ela transou com ele, e que era uma vadia.
Alguns caras começaram a tratá-la como uma vadia, exceto um: Clay. Mas ele ainda iria aparecer na fita, mas não irei falar o que ele fez ou o que não fez. Vale a pena descobrir.

O ponto principal dessa série foi o alerta que se disparou para o número enorme de casos de suicídio e a pouca visualização que isso tem. Ao invés das pessoas tentarem entender, pra que isso não volte a acontecer com outras pessoas. Na maioria das vezes se trata como uma banalidade, como fraqueza ou até mesmo burrice. Ninguém sabe o que o outro sente, mas a gente pode tentar entender e ajudar.
A escola, após o suicídio da Hanna, tenta apagar e fingir que aquilo aconteceu como uma mera banalidade. Não tentam ouvir seus alunos, não tenta ajudá-los ou entendê-los. Tanto que um dos últimos pedidos de socorro da Hanna, foi na escola com o conselheiro, mas vocês podem imaginar que não teve o retorno dele.
Essa série é incrível, que trás muitos questionamentos e reflexão. Ela é pesada, não espere que romantizem um suicídio, estupro ou o bullying, porque não irão encontrar isso nessa série. Li muitas críticas de pessoas reclamando sobre a morte da Hanna, que a série fez questão de mostrar o que aconteceu e como aconteceu, então sim, tem uma cena pesadíssima dela se matando. Você sente a dor e sofre junto com ela... eles não tentaram deixar as coisas leves, porque na vida real não tem isso. Outro ponto que não tentaram deixar as coisas mais leves pra quem assiste foram os estupros que aconteceram. É doloroso assistir, mas em um mundo que isso acontece constantemente e ninguém faz nada, é algo que deve ser visto sim, para quem sabe algumas pessoas consigam entender que não é o fato da roupa ou a mulher que estava pedindo, é um crime e mata aos poucos uma mulher.
É uma série com cenas pesadas, mas que devem ser vista, mas também tem um pouco de romance e amizade. Com temas do cotidiano de muitos adolescentes e que com certeza alguma pessoa, ou muitas, já vivenciaram algum tipo de porquê. Ou pior, já fez alguma coisa que poderia ser considerado um porquê.
ELENCO E PERSONAGENS: 
Toda a construção dos personagens foi incrível. Senti ódio, afeição e até empatia. Nada é justificável você tratar alguém mal, mas será que aqueles agressores também não tem problemas? A construção disso foi bem maravilhosa. O elenco está maravilhoso, a grande maioria nunca tinha ouvido falar, mas foram incríveis.

Super indico essa série, assistam!!!
~~~
Espero que tenham gostado!
Beijos


27 comentários

  1. Oi Kamilla, pelo visto a série te agradou até mais que o livro e achei isso super positivo pois ainda não li o livro mas tô pensando em ver a série mas a frente. Pelas criticas que tenho lido ela é bem "real" e isso é bom já que trata de temas polêmicos e que devem ser debatidos, as pessoas tem que pensar nas consequências de seus atos e são tantos casos tristes que vemos nos jornais que eu acho que o ser humano tá perdendo a capacidade de criar empatia, de se colocar no lugar do outro, de procurar entender, de ajudar :( Não sei como vou me sentir ao ver cenas tão fortes, mas acho que é um "mal" necessário :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lili, infelizmente algumas pessoas estão perdendo a capacidade de ter empatia. Infelizmente. As cenas fortes são impactantes, mas de fato é necessário.
      Beijos

      Excluir
  2. Quando comecei a assistir a série, não imaginava que seria tão boa, e que iria mexer comigo tão profundamente me fazendo refletir em vários momentos, e até hoje penso sobre esse assunto, mesmo após ter terminado de assistir a primeira temporada. Realmente a produção arrasou em todos os sentidos, os atores em geral foram ótimos, trouxe uma realidade incrível, e conseguimos de certa forma sentir empatia por esse personagens, pois nos colocamos no lugar deles. Estou muito ansiosa pela segunda temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem ansiosa também! Espero saber mais sobre as consequências das fitas.
      Beijos

      Excluir
  3. Ah eu li o livro também e estava esperando loucamente pela série desde o dia em que confirmaram a produção! Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse na resenha! Achei os personagens muuuito teens, mas conseguiram construir uma série foda <3 Acho que esse tema devia ser cada dia mais falado e que as pessoas deveriam ter mais noção no sentido de que podem ajudar sim as pessoas que estão ao seu redor. Espero que, no mínimo, essa série consiga alertar pais, professores e amigos para que os índices de suicídio diminuam. Espero loucamente pela próxima temporada! Como o livro acaba com a primeira, não sei o que esperar da segunda, só quero respostas, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ser um tema rotineiro, já que é tão atual e real, né? Mas preferem fingir que não existe. Infelizmente. Eu quero respostas também, pelo amor! haha
      Beijos

      Excluir
  4. Eu não conheço a serie, tenho muita mais vontade de ler o livro. Mas sei que muita gente já viu e gostou bastante, principalmente por essas reflexões que a série traz.
    Ja li inúmeras resenhas em blogs e minha curiosidade só aumenta :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Assisti a série, achei importante para alertar não só os jovens com suas atitudes, mas também os pais para prestarem mais atenção nos filhos e quererem saber o que andam fazendo. Achei muito comovente também, mas não sei achei que faltou alguma coisa, nem sem bem o que, quem sabe na segunda temporada esse algo seja preenchido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez mais respostas né? O final deixa vago sobre o que acontece com os personagens após a divulgação das fitas, o livro deixa em aberto e não nos mostra muito os sentimentos dos personagens como a série fez. Espero que a segunda venha pra fechar tudo.
      Beijos

      Excluir
  6. Oláá! Eu li antes de assistir a série, quando vi os trailers eu fiquei bem interessada e corri para ler. Eu não devia ter feito isso, pq me decepcionei muuuito com o livro! Quando acabei de ler, o que o livro me passou foi uma Hannah que fazia drama por coisas "bestas" por conta da forma que Clay reagia a tudo. Já na série, consegui enxergar a mensagem que realmente queriam me passar, mas isso pq eles desenvolveram muito melhor a estória na série que no livro (que só tem 190 páginas, ou seja, fala muito superficialmente de cada coisa). Outro ponto positivo pra mim é o desenvolvimento dos personagens coadjuvantes, que tem seus próprios conflitos causados ou não pela morte de Hannah.
    Adorei as pontas soltas que deixaram como margem para desenvolver a segunda temporada e a ideia do que pode ser abordado, estou bem ansiosa para ver a próxima temporada (pena que vai demorar a ser lançada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro foi bem decepcionante pra mim, a história era boa, mas não é tudo isso que dizem né? A série foi uma grata surpresa. O desenvolvimento dos outros personagens também achei incrível.
      A segunda temporada vai demorar mesmo... :/
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Kamilla
    Hoje postei sobre a série no blog também rs, foi mais um desabafo. Ouvi as críticas também e algumas bem sem sentido. Esse livro e série me mudaram muito. A gente aprende que não se deve julgar os problemas dos outros, pois cada um sente as coisas de uma maneira.
    Concordo que as cenas fortes devem ser assistidas sim! Por que deveria ser diferente? Ao contrário de muitas pessoas, gostei do desenvolvimento dos personagens e, como você, a parte de mostrar os problemas que cada um daqueles jovens que cometeram bullying também tinham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, gostei bastante dessa construção dos demais personagens. A maioria que faz merda, apesar de não ser justificativa, teve algum motivo real, né? Gostei de mostrarem esse lado. Nem todos são só culpados, são vítimas também.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Kamilla,
    Há um tempo atrás, quando o livro estava em alta eu avia ficado interessada em ler, mas fui adiando a leitura que até me esqueci da existência do mesmo. Com o anúncio da adaptação pela Netflix a obra voltou a ser comentada e de novo me interessei pela história. Sei que não é um enredo bonito de acompanhar, os temas retratados são pesados mas reais e, por isso, acredito que vale a pena conhecer a história de Hanna. É muito triste que as pessoas só veem o que elas fizerem de ruim para outra depois que uma tragédia acontece, porque se houvesse mais compaixão e compreensão entre os seres humanos tanta coisa poderia ser evitada. Quer assistir a série, mas sei que não será fácil acompanhar algumas coisas abordadas na trama.

    ResponderExcluir
  9. Kamilla!
    Não tive oportunidade de ler o livro nem de assistir a série, mas não acho que deve ser banalizada, porque afinal, trata de assuntos sérios e que devem ser muito discutidos.
    Concordo com você quando diz que não sabemos qual o efeito de uma brincadeira que consideramos banal, porém a pessoa que sofre com ela, pode interiorizar de forma mais profunda e trazer grandes transtornos, depressão e até suicídio mesmo.
    Assunto grave que deve ser debatido de forma constante.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Essa e uma serie que quero ler mesmo, a historia, a trama tudo me parece ser real, apesar de não ter lido o livro e pronto estarei lendo ele mas a trama dela me deixa super curiosa para conhece esses 13 porquês!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamilla!
    Eu comecei a ler esse livro faz tempo, mas a leitura não fluiu e decidi deixar para outra ocasião. Eu estou enrolando para fazer o post sobre a série haha.
    Sobre os comentários que saiu por aí fiquei revoltada. Cada um tem uma experiência de vida, e são essas experiências que nos definem, que nos ensinam a sentir, decidir, a viver. Ou seja, minha experiência de vida não é a igual a do outro, e portanto o que me atinge pode não não atingir o outro.
    Achei a série muito intensa. Fiquei com o coração apertado e chorei no final. Achei forte. O elenco foi simplesmente maravilhoso né.
    Parece que vai ter a segunda temporada né, a Netflix confirmou. Vamos esperar.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi Kamilla,
    Também concordo com você, a série superou as minhas expectativas (e olha que eram altíssimas). Li o livro ano passado e gostei pelo fato de abordar um tema até então pouco explorado em livros. Mas a série explorou muito mais do que o livro, tanto quando o ponto de vista e as reações dos personagens envolvidos como também a repercussão da importância de tratar o bulling, suicídio, estupro e outros pontos sem romantizar. Uma série intensa, forte e dolorosamente real, que veio para mostrar a importância de praticar a empatia. Foi muito angustiante ver a cena dela se matando, eu até nem consegui acompanhar tudo, tive que pular essa parte, não tive estomago para essa cena tão cruel, sei lá, ficou uma sensação de impotência, de não poder ajudar.
    Também não conhecia a grande maioria do elenco, mas eles estavam maravilhosos.
    Estou ansiosa para conferir as consequências na segunda temporada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente amei muito essa série e o livro tbm foi um dos melhores que já li!
    Falar sobre essas temas sempre é muito complicado e acho que todos os jovens deveriam ver para tomarem consciência dos seus atos e não ficarem julgando as pessoas sem ao menos conhecer ela direito!

    ResponderExcluir
  14. Não imaginava que a série teria cenas tão pesadas, já faz um bom tempo que queria ler o livro e sempre tinha dificuldade de achá-lo mas depois da explosão da série ficou mais fácil de ter acesso. Realmente os assuntos abordados na série não devem ser mesmo suavizados para demonstrar a dor das pessoas que passam por esses crimes e que isso faça com que as outras pessoas sejam mais empáticas e que ajudem-nas. Acho que não tenho coragem de assistir a série pelas cenas pesadas, mas com certeza em breve vou conferir o livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kami.
    Eu estou muito curiosa para ler o livro e assistir essa série, eu acabei por esperar um pouco mais para ver se passa esse sucesso todo que a serie teve, porque eu confesso que sou uma pessoa que não gosta muito de ler ou assistir algo que fez muito sucesso, pois tenho a impressão de que posso ser influênciada em relação ao minha opinião sobre o livro ou série.
    Mas eu adoro esse tema, acho que a série serviu para abrir os olhos das pessoas em relação ao Bullying e suas consequências.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamilla!
    Essa série está super em alta, mas eu resolvi deixar a poeira abaixar um pouco para poder assisti-la rsrs. Além do mais, também quero ler o livro antes de ver a adaptação. Os personagens, pelo que dizem, são bem construídos e, de alguma forma, cativam o espectador/ leitor, de forma boa ou ruim.
    Abraços :*

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisti todos os episódios dessa série, e gostei muito dela! Eu estava com um pouco de medo de assistir porque estava com muita expectativa, mas me surpreendi muito com a série. Ela realmente mostrou tudo, até as cenas fortes. E também gostei bastante do elenco, gostei muito de alguns personagens e odiei outros. Agora estou ansiosa pela próxima temporada, e espero que também seja muito boa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oii Kamilla!!
    Sabe que essa é uma série que não fiquei nada empolgada para assistir? Eu li o livro, e não gostei quase nada dele. A trama aborda assuntos importantíssimos para debater entre jovens e adultos, e mesmo não tendo gostado do modo como o autor as abordou, é bom ver que tanta gente está captando as mensagens da série. Eu AMEI conferir tuas considerações, e o post tá lindo! <3

    Não sei se um dia virei a assistir, mas quem sabe...

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Já sabia que teria cenas pesadas, mas ainda assim vou assistir pois tanto o livro quanto a serie abordam temas muito importantes, mas vou assistir a serie apenas depois de ler o livro que vejo falar muito bem

    ResponderExcluir
  20. Eu tava querendo ler o livro antes de começa a assistir a série, mas não resistir tô no meio da série, não assistir mais pq sei que ainda vai demora a segunda temporada.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO