17/06/2017

Assistindo & Apreciando #15 - Moana

Moana - Um mar de Aventuras
Estreia mundial: 23 de Novembro de 2016
Estreia no Brasil: 05 de Janeiro de 2017
Duração: 113 minutos
Classificação: Livre.
TRAMA
Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores, que é seu maior hobbie e, também, trabalho. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Com a ajuda do lendário semideus Maiu, Moana começa sua jornada pelo mar aberto, onde vai enfrentar criaturas marinhas e descobrir antigas histórias do submundo.
~~~
Eu sou do tipo daquelas adultas (que nem me considero muito adulta assim) que adora um filme de animação e óbvio que eu iria assistir Moana. Eu já tinha lido algumas coisas superficialmente sobre a trama, mas nunca tinha me atentado a nada.
Moana é uma jovem, filha única, cujo seu maior sonho é conhecer o mar... e as suas riquezas e belezas. Mas seu pai não quer, por inúmero motivos... o principal dele é que como ela é filha única, o seu dever é ficar na ilha e cuidar do seu povo. Com a ajuda da sua avó paterna, ela descobre que a linhagem da família na verdade é de navegadores e exploradores do mar.

Os moradores da ilha estão com sérios problemas... não encontram mais peixes e as árvores não estão dando tantos frutos. E tudo isso é culpa de uma maldição, culpa do Maui que roubou o coração da deusa Te Fiti. Moana resolve então ir atrás do Maui e junto com ele levar o coração de volta para deusa. Obviamente que isso trará grande emoção, ação e cenas engraçadas.
O filme é da Disney, como bem sabe, mas não tem aquela de princesa bonitinha que não vai a luta. Aliás, os últimos filmes da Disney estão fugindo disso justamente porque mulheres, meu bem, não são princesinhas, são mais que isso: são guerreiras. E isso fica claro em Moana.

A nossa protagonista tem seus medos e receios, porque faz parte da condição da espécie humana. Mas ela é destemida, luta pelo que quer e pelo que acha certo. Contudo, o que mais chama a atenção em todo o enredo (para minha pessoa, deixo claro) é o emponderamento das mulheres, que é algo bastante atual e falar indiretamente sobre o machismo.
Creio que desde Frozen vem surgindo discussões a respeito desses filmes de animações sobre os temas referidos. Em Moana, ela não precisa de nenhum homem pra provar o quão é importante pra trama. Não precisa ser beijada pra viver (beijo Branca de neve), por exemplo, aliás nem esperem que tenha romance nesse filme porque o foco não é esse... é a Moana. Ponto.

Quantas de nós mulheres não temos que acordar cedo pra ir trabalhar? quantas outras tem que cuidar da casa e dos filhos? de tudo isso? Elas são guerreiras e incríveis, correto? Gostei bastante dessa descaracterização de princesa que a Disney fez. Citei sobre o machismo, li um texto incrível sobre (esse) e que me fez gostar ainda mais do filme... Maui se mostrou algumas vezes bem idiota, interpretando que Moana não conseguiria fazer, não fica explicito que não conseguiria fazer por ser mulher, mas tem coisas que nem precisa né?
O filme é ótimo, e eu gostei extremamente. Trás muitas questões atuais, incluindo os mais simples como o amor pelos pais, a força de querer e amizade. Falando em amizade, o Maui amadureceu no decorrer do filme e se tornou um amorzinho pra mim. Outros personagens não tiveram muitos destaques, mas ganharam o  meu coração... a primeira delas foi a avó paterna da Moana, que é taxada como louca, mas na verdade é super inteligente. Outros dois personagens que cito é o frango e o porquinho só porque são amorzinhos.
CONCLUSÃO
Moana trás temas atuais, mas de forma simples e cativadora. É um filme de animação e faz jus, é fofo, é meigo e apaixonante. Vale a pena ser assistido.
~~~
Espero que tenham gostado :)
Beijos


11 comentários

  1. Oi Kamilla, eu amo animações e acho que isso nunca vai passar pra mim rsrs, sempre vou gostar. Eu já tinha visto o trailer de Moana e ficado super interessada, mas não consegui ver no cinema :( e ainda nem vi pra falar a verdade e esse post me lembrou que tenho que ver haha. Eu gosto dessa nova faceta das princesas da Disney, menos dependentes e mais guerreiras, que lutam pelo que acreditam e não ficam só esperando o príncipe. Como o foco dos filmes da Disney são as crianças, acho esse novo fator ainda mais importante, pois ensina a elas a correrem atrás de seus sonhos, a não se limitarem ou mesmo deixar os outros subestimar sua capacidade. Curti muito a dica, vou correr pra ver ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou gostando mais dessas novas princesas, mas ainda espero uma princesa de castelo independente e autoconfiante. rs Vá assistir sim, é um ótimo filme.
      Beijos

      Excluir
  2. Quem não se derrete por esses filmes fofos da Disney? Eu sabia que teria que assistir, até pra ter uma opinião sobre ele. E adorei! É tão divertido, encantador e corajoso que serve como um ótimo exemplo para as crianças. Uma otima dica para os pais levarem seus filhos ao cinema ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só uma dica para as crianças, como pra todos, afinal tem uma crítica pra todas as idades :)
      Abraços

      Excluir
  3. Que filme bonitinho, acho que se eu assistisse com minha irmã quem iria se derreter seria eu.

    Grande abraço,
    Victor N Souza
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  4. Achei uma graça esse filme adorei a personagem, ainda mais quando bebê que fofinha me apaixonei rs. A historia é maravilhosa que grande destaque a personagem teve mostrando que pode ser capaz de resolver a situação, mesmo as pessoas não acreditando e nos passa sua força e determinação que não podemos desistir dos nossos ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando bebê ela é muito fofa, né? Quero uma dessas pra morder! haha
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei tanto desse filme! A Disney é maravilhosa e consegue sempre transmitir suas mensagens de forma delicada, engraçada e tocante. Principalmente nesse, que nos ensina a lutar pelo que acreditamos, mesmo que isso vá contra as recomendações dos outros (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quero ver este filme, ele parece muito bom, além de ter fotografia bonita. Adoro animações e a maioria que lança eu sempre quero ver rs.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu amo der criança, sou apaixonada por filmes assim. Ainda não assisti o filme mas sei que irei gosta bastante já que é meu estilo de filme que amo bastante. A trama r bem interessante, que se passa em uma ilha e a forma da personagem querer se aventura em mar aberto. Não vejo a hora de ver o filme.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO