09/06/2017

RESENHA: Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

TUDO E TODAS AS COISAS
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 280
Edição: 1 (especial, com fotos do filme)
Ano: 2017
Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.
A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.

Eu devo admitir que a minha vontade em ler esse livro surgiu por causa do trailer do filme, e me surpreendi bastante!

Madeline Whittier sempre viveu reclusa por causa de uma doença, imunodeficiência combinada grave. Basicamente ela tem alergia a tudo, a mãe dela que é médica arrumou um jeito de cuidar de tudo para filha... As aulas são online, a cada mais ou menos três horas o ar é modificado na casa, ela não pode ter contato com ninguém e nem nada. Além da mãe a outra única pessoa no qual a Madeline tem contato é a Carla, sua enfermeira.
“– A vida é dura, meu bem. Cada um segue em frente como pode.”
Maddy vive sua vida rotineiramente: estuda, ler seus livros, posta resenhas no seu tumblr e assiste a um filme com sua mãe. É basicamente isso que ela faz. Até a casa ao lado ganhar novos moradores, novos vizinhos. Como tudo é sempre igual para a nossa protagonista, ela passa a observar a família ao lado, principalmente uma pessoa em especial: o Oliver, ou simplesmente Olly. Após um tempo, eles começam a conversar por chat e e-mails. Começam a se aproximar, a nossa protagonista começa a repensar se vale a pena se privar tanto, por medo de morrer, mas será que ela está vivendo desse jeito? reclusa, sem contato com o mundo e as pessoas que nele habitam?

Eu não sabia bem o que esperar, havia visto o trailer do filme e ficado encantada. Quando comecei a ler o livro, não queria parar mais... a narrativa é muito fluída, mas mais que isso, você conhece a Madeline e quer ser amiga dela. Uma personagem em que faz você se coloca no lugar dela, sente os medos, as aflições e a vontade de viver por ela. A autora foi muito feliz em construir a história toda!
“Vontade só gera mais vontade. O desejo não tem limites.”
O fato de Madeline não poder sair da sua casa e nem ter contato com o mundo pode ser visto de várias maneiras, só como uma doença, mas também como uma reflexão. Quantas pessoas não vivem em sua própria bolha com medo do que vai encontrar lá fora? Esse lá fora pode ser diferente, pra cada um né? Tudo e todas as coisas me fez refletir, me fez chorar, me fez querer viver.
“No princípio, não havia nada. E, de repente, havia tudo.”
Outra coisa que adorei na história é que a autora fugiu das mocinhas que geralmente vemos nesses livros, ela é morena. Foram poucas história que li em que as protagonistas eram negras, gostei da representatividade. Mas claro que não foi só isso, toda a personagem foi bem construída, ela é cativante, assim como os demais personagens que vão aparecendo. Além do Olly, que é um mocinho super fofo - mas que também tem seus problemas -, destaco a enfermeira Carla, que é uma mãezona, sabe aquelas pessoas que não tem laços de sangue, mas de coração? Essa é a ligação entre Carla e Madeline, achei a relação das duas maravilhosas.

Li em alguns lugares que o final não foi tão satisfatório... e concordo em parte, mas não por ser ruim, aliás gostei bastante e foi bem surpreendente. Porém, queria mais da história, queria mais da Maddy, Olly, Carla e da mãe da nossa protagonista. Queria continuar acompanhando a história dela, e acho que gostar tanto dos personagens e da história a ponto de querer mais é um ponto positivo na obra, né?! Só queria que a protagonista fosse um pouco mais maleável com uma pessoa no final do livro, porém é justificável o porquê de seu descontentamento.

Sobre os detalhes: A diagramação está maravilhosa. Há e-mails, chats, passagens de avião, as resenhas da Maddy e várias outras coisas e é esse um dos motivos que faz você gostar tanto da personagem, você conhece tudo, seu jeito de escrever, os livros que lê o que pensa sobre eles - o que eu achei incrível! Não encontrei erros. E particularmente amei a capa.

Comentário final: Tudo e todas as coisas é um livro muito bom, não esperava gostar tanto. Tem aventuras, autoconhecimento, amor, amizade e que te faz querer viver - não só existir. 


42 comentários

  1. Oi, Kamilla!
    Eu fiquei interessada nesse livro desde que ele saiu lá fora, mas quando li me decepcionei um pouco. Apesar dos pesares, quero muito conferir essa adaptação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você se decepcionou, eu adorei! :)
      Abçs

      Excluir
  2. Oi Kamilla, também achei o trailer encantados e fico feliz em saber que o livro não decepciona e nos apresenta uma história igualmente fofa <3 É importante sentir empatia pela personagem, se importar com o que acontece com ela e pelo que li na resenha, a autora consegue criar esse laço entre leitor e protagonista e isso é super positivo pro andamento da história. Espero poder ler também logo logo ;) Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do livro, Lili! A autora cria um laço sim, entre o leitor e a protagonista... é muito bom <3
      Beijos

      Excluir
  3. Que sinopse interessante ! Imagina uma pessoa viver presa dentro de casa porque simplesmente não pode sair, deve ser uma leitura bem instigante.
    Me senti amiga da personagem apenas pela resenha; surge na gente uma vontade de pegar na mão dela e levar pra conhecer tudo ne? Já me encantei pelo livro, não sabia que ia ter filme. beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamilla, tudo bem? Eu só vi o filme e adorei! Achei a história ótima, com uma leveza que eu não esperava e na verdade, nem o final hehehehe se o livro for igual ao filme, realmente algumas coisas sobre a mãe da protagonista deveriam ter sido melhor exploradas, mas curti mesmo assim.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro só que ainda não li esta com a outra capa. A historia parece ser linda, com ensinamentos, para nós que reclamamos de tudo enquanto tem alguém que quer muito conhecer o mundo lá fora e não pode, também gostei da personagem ser morena, são poucos livros com personagens principais negros. Os personagens parecem ser encantadores deve dar a sensação que são nossos amigos próximos rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos livros mesmo, Maria, infelizmente... Sim, dão essa sensação de serem próximos, principalmente a Maddy.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Kamilla,
    Quando vi a capa eu logo me apaixonei por ela, não tinha chegado a ler a sinopse mas sei que valeria a pena me arriscar para ler e depois de um tempo tinha visto o trailer da adaptação do livro e fiquei maravilhada com a história. A trama passa uma linda mensagem de pode se arriscar naquilo que você acha que é incrível, no que realmente sente por tudo.

    ResponderExcluir
  7. Kamilla!
    Sempre tem alguém para colocar defeito em um livro com uma história tão linda, cheia de ensinamentos e com uma protagonista que resolve sair do seu estado de 'vegetativo' de sua 'bolha' para poder viver e sentir as coisas que nunca teve oportunidade ao lado de alguém que quer bem a ela e quer fazê-la feliz, ao menos durante o tempo que ainda resta para ela.
    E que mãe é essa? Pelo amor de Deus!
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Eu estou aguardando o meu exemplar chegar, mas já comecei a ler em ebook e estou gostando muito, é uma leitura bem rápida e a gente fica curiosa por saber mais sobre a interação da personagem com seu vizinho. Estou me surpreendendo bastante. Achei ótimo mesmo sobre a representatividade, é um ponto que merece destaque. Sobre o desfecho e o que você comentou, não sei dizer porque ainda não finalizei, mas fico curiosa sobre o que pode mesmo ocorrer, mas espero que eu goste. Querer saber mais dos personagens é mesmo um ponto que nos faz pensar que a leitura se tornou satisfatória..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu vi esse livro desde que foi publicado pela Novo Conceito e confesso que fiquei bem empolgado para lê lo, mas acabei deixando de lado e quem leu foi meu parceiro de blog. Mas pelo que vi nas diversas resenhas o livro é tudo o que eu imaginava mermo. Não curti muito essas fonte que foi colocada no cartaz do filme não, sou mais a outra. Adorei a resenha e até mais ver

    ResponderExcluir
  10. Ainda não pude ler esse livro, assisti o trailer do filme e fiquei com uma vontade enorme de assistir, também achei super bacana a personagem ser negra, sai do convencional e proporciona essa representatividade que não vemos muito nos livros, gostei também do livro nos dar sobre o que pensar, a diferença e viver e sobreviver e os medos que temos da vida, espero poder lê-lo logo, pois parece ser um livro maravilhoso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu amei a sua resenha, me fez sentir como se tivesse lido o livro (da pra entender? kkk) eu tenho vontade de ler esse livro a muito tempo, e com essa capa nova maravilhosa atiçou mais ainda.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Deve ser muito difícil ser uma adolescente que nunca saiu de casa por ter uma rara doença que faz ter alergia a quase tudo. Mas tudo deve mudar quando ela sente um sopro de vida ao conhecer Olly, né? Estou muito animada para ler o livro e claro, assistir o filme.
    Parabéns pela resenha! Está perfeita!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?
    Eu QUERO MUITOOOOO ESSE LIVROOOOO
    Desde que vi o trailer do filme me apaixonei e quero ler! Acho que foi o fato tanto de ser uma narrativa diferente, e protagonistas tão encantadores <3

    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Eu li a edição da Novo Conceito ano passado e foi uma das minhas melhores leituras. Realmente muita gente reclama do final, mas eu achei ótimo, super pertinente. Vou tentar assistir ao filme logo nesse final de semana porque estou ben ansiosa! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que susto, quando vi a capa do livro imaginei que fosse a crítica do filme, por um segundo pensei que havia perdido a estréia, mas dei uma olhada na data do pc e vi que é só amanhã hahaha que loucura, né? Então, desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez fiquei hiper, mega curiosa principalmente pela "patologia" da personagem, apesar disso não me animei muito a ler, pois sempre achei que a história não teria muita dinâmica, ledo engano, não é mesmo? Pois bem, com o lançamento iminente do filme, é óbvio que fiquei como muita vontade de ler, mas o momento não está propício, estou atolada de leituras pendentes e não tem a menor condição de encaixar esse agora, mas vou lê-lo assim que as coisas folgarem por aqui e quanto a estréia, do filme nem deu para perceber que estou ansiosa, né? hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu já li o livro e achei maravilhoso, e embora o final não tenha sido satisfatório, como você disse, para alguns, eu achei compreensível, depois de tudo que aconteceu, sabe?
    Tô bem ansiosa pelo filme, pra saber se vai ser fiel ao livro.
    Sua resenha ficou ótima e adorei as fotos! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamilla ;)
    Li o livro faz algum tempo, e estou querendo muito ver a adaptação!
    Achei o final mais ou menos, mas compreensível como você disse.
    Adorei essa nova edição com a capa do filme, e amei a escrita da autora, e quero muito ler O Sol Também é uma Estrela.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kamilla! Amei ler resenha. Minhas expectativas para essa leitura estão altíssimas. Desde que vi a capa e a sinopse, fiquei instantaneamente apaixonada por ele. Portanto, é muito gostoso saber o quanto surpreendeu com a obra e percebeu que ela é muito mais do que tinha imaginado. A verdade é que amo livros que abordam o universo de um jovem adulto; amo ler sobre as inseguranças, os medos e as descobertas típicas desse período. E quando acrescentamos a isso dramas familiares, citações literárias, e um romance divertido e envolvente, fica simplesmente impossível resistir. Quero fazer a leitura o quanto antes!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Kamilla, quero muito ler esse livro. Estou convencida de que ele é lindo, tocante, reflexivo, fofo e repleto de descobertas e ensinamentos. Com doença ou não, viver não é fácil. Mas, independente dos desafios, vale a pena. E é claro que a obra já está na minha lista de desejados, especialmente por saber que trata de um gênero que me atrai bastante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?

    Li esse livro ano passado e simplesmente amei. Apesar de ser meio Clichê eu achei o romance do casal muito fofo. Adorei essa nova capa, ficou bem legal.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou tão ansiosa para ler esse livro! <3
    Ainda não tive a oportunidade mas espero ler antes do livro. É tanta gente falando bem que eu estou muito curiosa suahushuas
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Resisti até agora em ver o trailer, mas depois de sua resenha já vi que não vai ter jeito. Vou ter que dar uma olhada. Fiquei super curiosa a respeito do livro e estou muito interessada em ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Também vi o trailer e fiquei encantada, pela sua resenha da para perceber como a história pode ser satisfatória para mim. Gosto de livros que me fazem questionar minha vida e a vida como um todo e parece que esse é um livro desse (to confiando em você). Quero ler antes de assistir ao filme e agora quero saber o final porque fiquei mega curiosa.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Parece ser um livro cativante, mas estou fugindo de leituras reflexivas no momento.
    Sendo sincera, conforme você descrevia o enredo, pensei que seria uma história que eu não gostaria de ler. Mas parece aquele tipo de história que o autor é tão bom que faz dar certo.
    Com certeza pretendo dar uma chance no futuro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. oie, esse livro está na minha lista há bastante tempo e ainda não parei para ler. gostei de saber que foi uma leitura tão agradável e surpreendente para você, e que te emocionou. é ótimo quando acabamos o livro querendo mais sobre os personagens. só uma pena quando não os temos, risos,

    ResponderExcluir
  26. Mads sente falta de viver o mundo lá fora, apesar da doença ela precisa desse dia perfeito!! Fiquei curiosa para saber qual é a tragédia que acontece e o desfecho final da história!! Ainda bem que ela pode contar com a ajuda de seu vizinho, Olly!!

    ResponderExcluir
  27. Este foi um livro que eu amei muto porque foi original e muito bem desenvolvido. Como a maioria das pessoas, queria um pouquinho mais da história, saber como as coisas ficariam mesmo, mas isso não anulou meu amor pela história.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Kamila,
    Não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti o filme. De uma maneira geral, gostei bastante. Não conhecia o enredo por completo, mas ao longo da trama, é fácil deduzir o que vem acontecer, principalmente por parte da mãe da Maddy. Sobre o final, achei ele bem explicativo e sem a necessidade de mais, pelo menos nas telona. Dá aquela oportunidade de imaginar como será sua vida a partir desse ponto, e achei legal.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  29. Olá Kamila,
    Já li os dois livros da autora lançados no Brasil e esse, apesar de ter me agradado, não foi tudo o que eu esperava. Tive a impressão que a sinopse prometia mais do que entregava. Acho, entretanto, que a trama é muito bacana e gostei das sacadas da autora. Com relação ao final: ele não me agradou completamente, pois, assim como você, eu queria mais. Mas acho que a autora trabalha isso em seus livros porque O Sol também é uma Estrela também tem um final meio assim rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kamilla!
    Eu não fiquei tão interessada quando esse livro foi lançado a primeira vez e mesmo com um pouco de "pé atrás" por ter medo de ser uma história trágica (não gosto de livros do tipo!rsrsrs) estou curiosa para ler. Talvez eu arrisque nessa leitura, quem sabe eu goste né? Adorei a resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  31. Oi Kamilla, tudo bem?
    Eu li esse livro o ano passado e foi uma das minhas leituras favoritas de 2016. Também me surpreendi positivamente com ele, pois não tinha nenhuma expectativa para a leitura.
    Adorei o livro e estou ansiosa para assistir o filme. Como você, no final do livro, eu também fiquei com uma sensação de que queria ver mais dos personagens, mas nada que me fizesse amar menos a leitura. Além disso, acho que a autora nos deu a oportunidade de imaginar o que acontece a partir dali.
    Fico muito feliz de ver que você gostou tanto do livro e adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi! Nossa, nunca tinha ouvido falar nessa história... Não vi trailer, não vi nas livrarias... Como pode? Fiquei super interessada! A vida da moça principal parece ser muito difícil e entediante, me admira o amor e a determinação das pessoas ao redor dela que lutam para tudo dar certo. Amor de mãe é como nenhum outro. Quero ler!

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem ?
    Algo que me encantou em sua resenha em relação ao livro foi a autora ter trazido uma protagonista diferente dos padrões que estamos acostumadoa e isso faz com que minha curiosidade pela história da obra. Quero poder conhecer toda a emoção e o romance que começa a nascer entre os personagens. Não o conheço Ainda, na verdade não conhecia, E depois de sua resenha vou correndo colaca-lo em minha lista de leituras. Fiquei sabendo que tem o filme é e depois que ler, vou buscar para assistir.

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Eu li esse livro na última maratona que fiz e também gostei muito da história. Embora ela traga uma doença estranha e diferente do que estamos acostumados, a autora soube trabalhar com muito leveza tudo o que aconteceu. Adorei a personalidade dos personagens e principalmente a maneira como a Maddy lidou com tudo, ainda mais com aquele final. Estou doida pra conferir o filme logo.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  35. Esse livro está na minha lista de leituras, e eu já estou me preparando para chorar litros, pois parece-me tratar-se de um livro emocionante. Achei bacana você ter se envolvido tanto com os personagens. É tão gostoso quando isso acontece, né? Quero ver o filme também, mas de preferência lerei a obra antes. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Todo mundo falando super bem desse livro (ao contrário de você, até agora não li uma resenha negativa) e eu aqui, que desejo fazer essa leitura desde que foi lançada pelo Novo Conceito haha. Esse livro me lembra muito um episódio do seriado House, e foi um dos motivos que me fizeram ansiar pela leitura, pois quero entender essa "alergia", deve ser bem difícil para a personagem lidar com tudo isso, se sentir presa dentro da própria casa. Todo mundo fala do romance nesse livro e como a romântica incurável que sou, estou doida para saber mais.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Puxa onde estava este livro que ouvi só agora quero ler ontem com certeza.......<3

    ResponderExcluir
  38. Oi.

    Eu quero muito ler este livro, eu até pensei em solicitar, mas acabei escolhendo outros livros no lugar. Estou pensando em comprar no próximo mês, tenho visto muitos comentários positivos e estou ficando bem ansiosa para ler o livro. Espero gostar, estou torcendo por isso.

    ResponderExcluir
  39. Oláa...

    Nossa, curti muito a sua resenha, eu me interessei pelo livro também após ver o trailer do filme, quero muito ter a oportunidade de lê-lo antes de assistir.
    A sua resenha está bem exclarecedora, mas fiquei curiosa com o final...
    Enfim... em breve o lerei.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO