21/06/2017

TOP 4: Livros nacionais que ganharam filmes

Olá leitores, como estão? Mais uma quarta e com ela o top 4, hoje o tema é: Livros nacionais que ganharam filmes. Escolhi esse tema porque dia 19/06 é comemorado dia do cinema brasileiro. Vocês sabiam disso? Eu confesso que não, a data é comemorada neste dia em homenagem ao primeiro cinegrafista e diretor do Brasil (Afonso Segreto), que registrou as primeiras imagens em movimento aqui em nosso país em 1898. Porém só foi no dia 05 de novembro onde aconteceu a primeira exibição publica no cinema. Legal né? Vamos ao top, então?! 

4. O DOCE VENENO DO ESCORPIÃO
O Doce Veneno do Escorpião foi um livro publicado pela Editora Panda aqui no Brasil em 2005, onde conta a história da ex-prostituta Bruna Surfistinha. Um livro interessante, se quiserem saber. O livro ganhou adaptação cinematográfica em 2011, onde foi estrelado por Deborah Secco. Cá entre nós, o filme foi muito romantizado pra real história da Bruna. Trailer | Livro.

3. MEUS 15 ANOS
Meus 15 anos é um livro da Luiza Trigo que virará filme, que estreia oficialmente amanhã - 22/06/17 e será estrelado por Larissa Manoela. O livro foi publicado pela Editora Rocco, pelo Jovens Leitores, em 2014 e conta a história de uma adolescente que ganhará sua festa de 15 anos com um super tema! Trailer | Livro.

2. TROPA DE ELITE
Tropa de Elite ficou conhecido pelos filmes onde mostrava a realidade crua das favelas, da sociedade e da polícia. Mas vocês sabiam que o filme estrelado por Wagner Moura era uma adaptação de um livro? Pois é... o livro foi publicado pela Editora Objetiva em 2006 e o filme só veio sair em 2007. Trailer | Livro.

1. O AUTO DA COMPADECIDA
O Auto da Compadecida ficou bastante conhecido pelo filme estrelado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, além de um grande elenco, com tiradas engraças e críticas para sociedade, o livro virou filme em 2000. O livro homônimo do Ariano Suassuna foi publicado pela primeira vez em 1962 pela Editora Agir. Trailer | Livro.
~~~
Já leram algum desses livros? ou assistiram a adaptação? Me contem! Particularmente adoro o filme de O Auto da Compadecida e Tropa de Elite.
Beijos


19 comentários

  1. Oi, Kamilla!
    Eu li o livro da Brunna Surfistinha e quando assisti o filme fiquei me perguntando se era mesmo do livro que li. Nossa... tinha taaaanta coisa diferente...
    AMO O auto da compadecida! Um dos melhores filmes do cinema nacional.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme de Bruna Surfistinha realmente não tem muito a ver com o livro. rs O auto da compadecida é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não li nenhum e acho que não me interessaria em ler qualquer um desses. Ao contrário, os filmes eu gosto e ja assisti Tropa de Elite e O Alto da Compadecida que é maravilhoso! Já assisti umas dez vezes kkkk muito divertido ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a postagem tem informação que desconhecia. Assisti o Auto da compadecida e Tropa de elite e gostei muito. O da Bruna Surfistinha tenho vontade de assistir. Quanto a ler não sei se leria, embora tenho vontade de ler Meus 15 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus 15 anos é bem fofinho, mas o filme ainda não assisti. rs
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Não conhecia muitos dos livros que você citou! Não sabia que o Alto da Compadecida tinha livro, gosto muito desse filme <3
    Meus 15 anos eu já conhecia, mas ainda não li e não sei se vou assistir :/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alto da compadecida é ótimo mesmo. O livro é de Ariano Suassuna <3
      Beijos

      Excluir
  5. Eu não fazia ideia que estes filmes brasileiros tinham se originado de filmes, olha sinceramente esta é uma daquelas matérias totalmente úteis a sociedade rsrsrs e pra mim serviu como uma luva.

    Grande abraço,
    Victor N Souza
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Essa é um tipo de tag que você fica,tipo, como?que?
    Eu não sabia que tropa de elite e auto da compadecida era baseado em livros, agora tão curiosa por conhecer o livro de Auto da compadecida porque é uns dos filmes que gosto bastante por haver um pouco de humor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é do grande Ariano Suassuna, acho que é tão bacana quanto o filme (ou mais rs).
      Beijos

      Excluir
  7. Oieee, tudo bem?? Amei o top de hoje. Desses eu não li nenhum, mas assisti Bruna Surfistinha, que não gostei, Tropa de Elite e O Auto da Compadecida, que é um dos meus filmes favoritos e que mais me marcou <3 Não sabia que Tropa de Elite tinha sido inspirado em um livro!!! Bom saber.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inspirado sim, Gaby! Tem até o segundo livro também.
      Beijos

      Excluir
  8. Kamilla!
    Não li nem assisti Meus 15 anos, mas espero poder ler e ver.
    Quanto aos outros, li todos e assisti os filmes e são produções muito boas.
    Concordo que no caso da Bruna Surfistinha eles amenizaram um pouco no livro, mas acredito que não dava para colocar tudo na real através da tela.
    Já o Auto da Compadecida foi perfeito. Ariano Suassuna é alguém que tenho um grande sentimento e afeição por ele, não apenas por sua inteligência, mas porque tive oportunidade de conversar agumas vezes com ele e participar de algumas palestras. Sem palavras, snto saudades...
    Boas festas juninas e bom final de semana!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a Bruna Surfistinha, realmente não dava pra colocar tudo, mas mudaram algumas coisas sem noção. Não curti. rs
      Beijos

      Excluir
  9. Heey,

    Não sabia que tropa de elite era baseado em um livro, desses filmes único que assistir foi o Alto da compadecida e é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Vi os filmes Bruna Surfistinha e O Auto da Compadecida. Tropa de Elite, sempre começo e não vou até o fim. Nem sabia que tinha livros por detrás dessas produções filmes, bem interessante, principalmente o Auto da Compadecida, hehe

    ResponderExcluir
  11. De todas adaptações, a que sou fã é O auto da compadecida, ja li o livro e ao filme assisti vàrias vezes. Bruna surfistinha assisti uma vez, mas não curti muito. Tropa de elite é muita violência, também não consegui assisti mais de uma vez.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO