10/10/2017

RESENHA: A Mansão Hollow - Agatha Christie

A Mansão Hollow
Autor: Agatha Christie
Editora: HarperCollins
Páginas: 256
Edição: 1
Ano: 2014
Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial: o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não.
Indo contra todas as evidências, Poirot não demora a descobrir que a arma que aquela mulher tinha nas mãos não era a mesma que matou seu marido. O que aconteceu, então?
Oi Leitores, tudo bem com vocês?

Bom, lá vamos nós para a segunda resenha de um livro da Agatha, quem não conferiu a primeira pode clicar aqui e correr lá pra ler! Como eu disse na primeira resenha, a Agatha não me cativou e essa opinião eu mantenho, mas devo dizer que gostei muito mais desse do que do outro!
A família Angkatell é uma família da alta sociedade inglesa e que decide reunir alguns amigos para um fim de semana de descanso e boas companhias na Mansão Hollow. Dentre os convidados para esse fim de semana, temos Hercule Poirot, nosso querido e amado detetive que, ao chegar à mansão encontra uma fatídica cena de um crime: John Christow deitado ao lado da piscina, tendo sido vítima de um tiro cuja arma está na mão de sua mulher, Gerda Christow. Além dos dois, temos mais alguns personagens secundários parados ao redor da cena e que, com a leitura, vamos percebendo que talvez tenham seu papel na trama. A questão é que Hercule não aceitou tão fácil assim a cena da forma com que ela estava, pois parecia uma cena "montada" e isso atiçou nele uma vontade inenarrável de desvendar esse enigma. Porém, o que ele não sabia era que a trama envolvia mais mistérios do que ele poderia imaginar, se vendo diante de casos extraconjugais e problemas de heranças, Poirot precisa descobrir a grande verdade, considerando que cada um tinha uma verdade e um motivo pelo qual lutar naquele momento, quem foi o responsável pela morte de John?

Em primeiro lugar, tenho que dizer que essas capas feitas pela HaperCollins são incríveis e trouxeram um trabalho de ilustração muito melhor que as antigas, trazendo uma mistura de cores e aparentando uma pintura. Além disso, a capa dura é a grande conquistadora do meu coraçãozinho! Novamente a diagramação é boa e traz páginas meio amareladas e uma divisão muito boa dos capítulos. E, dessa vez, achei o número de páginas extremamente condizente com a história que deveria ser contada, talvez a Agatha pudesse ter se delongado um pouco mais na explicação dos fatos finais, mas ainda assim não senti falta de nenhuma explicação no decorrer do livro e nem que ela "encheu muita linguiça".
[...] mas os olhos, inspetor Grange, não são testemunhas dignas de confiança. [...] - Os olhos veem, às vezes, o que se quer que eles vejam.
Em segundo, algo que me incomodou muito foi o fato de, por usar a terceira pessoa para a narrativa, algumas vezes me senti perdida entre os detalhes dos pensamentos de cada um dos personagens, trazendo uma certa confusão na transição entre o que estava acontecendo com um deles e em seguida com o outro. Por outro lado, apesar da dificuldade dessa transição repentina, todos os personagens foram extremamente bem caracterizados, de forma que foi possível perceber o que cada um pensava sobre o outro e o quanto apesar de muitas relações serem meros jogos políticos eles tinham um vínculo forte. Alguns personagens me irritaram muito, principalmente a Lucy, e outros nem tanto, mas devo confessar que não me vi apaixonada por nenhum personagem.

A transição repentina prejudicou bastante a fluidez da leitura, mas ainda assim foi um livro relativamente fácil de ler e muito bem escrito. Durante o livro inteiro eu fiquei extremamente curiosa, principalmente conforme foi chegando próximo ao final, que eu não consegui parar enquanto não descobri quem de fato era, pois já tinha incriminado quase todo mundo que estava na mansão e ainda assim o final foi relativamente surpreendente, apesar de morno.
A verdade, por mais amarga que seja, pode ser aceita e tecida num padrão de vida.
Enfim, no geral, o livro é bom, mas ainda acreditava que eu fosse gostar mais dos livros da Agatha. Tenho mais um para ler, a resenha deve sair em breve, mas já adianto que minhas esperanças de ser uma autora que curto e indico muito estão relativamente minadas! E vocês, já leram esse? O que acharam? Um xêro e até semana que vem!


25 comentários

  1. Oi, Hemely!
    Acho que esse é meu problema com a Agatha: a transição repentina dos personagens...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Quando eu li o primeiro livro não havia conseguido identificar exatamente qual era meu problema com ela porque não gostei muito do livro em si, mas lendo esse descobri claramente que era o mesmo que o seu! haha Beijos

      Excluir
  2. Olá, Hemely.
    Li sua resenha anterior, pena que esse ainda não te cativou e que ótimo que tenha sido melhor do que o outro. Agora é torcer para o terceiro te cativar.
    Bom, eu nunca li nada da Agatha. Não curto muito esse estilo, apesar de sempre ficar curiosa com os desfechos quando leio estas resenhas.
    Que bacana saber que a capa é dura, queria que todos fossem assim.
    Gostei da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy! Então, fiquei feliz que ele foi melhor que o outro, pelo menos me faz querer ler algum outro pra ver se ele supera os dois! Eu também sou apaixonaaaada com capa dura <3 Obrigada!! Beijos

      Excluir
  3. Que pena que esse não te ganhou também.Vamos torcer para próximo ser diferente.
    Sou super fã da autora e do Hercule.
    Esta edição ficou linda, especialmente por ser capa dura.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole! Essa edição está linda mesmo! Vou tentar ler algum dos livros mais famosos dela em breve, porque aí se ele não me ganhar posso desistir oficialmente haha! Beijos

      Excluir
  4. Oi Hemely, se esse já melhorou em relação ao anterior já faço votos pra que o próximo seja ainda melhor. Eu leio poucos suspenses e acho que por isso nunca li nenhum dos livros da Agatha (ao menos nenhum que me lembre agora e se o fiz foi a muito muito tempo kkk), mas sei que Agatha possui uma base forte de fãs que curte esse gênero e apesar de você não tê-lo considerado ótimo só o fato do suspense ter perdurado até o final, que apesar de morno foi um pouco surpreendente é super positivo. Apesar de não ler tanto esse gênero eu gosto de assistir, filmes e série de vez em quando e me lembro de ter visto uma série recente baseada em um dos livros dessa autora que gostei muito e acho que a premissa desse livro poderia render uma boa série.
    Ótima resenha *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Menina, eu sou do tipo que pra eu desistir de um livro ele tem que ser muito, mas muito ruim. Porque até os livros que não estão fluindo eu acabo perdurando pra ter certeza de que não foi porque não fui até o fim que ele é ruim haha Eu confesso que gosto mais de assistir séries sobre esse tema, mas os livros são muito bons também!

      Excluir
  5. Ainda nao li nenhum livro da Agatha christie, sempre ouvi falar muito bem dela e ultimamente alguns livtos dme chamarao bastante atencao principalmente A casa torta e Morte no expresso do oriente. Esse nao me interessou muito, mas espero poder ler algum livto dela logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade! Morte no expresso oriente é um dos mais famosos, ainda quero lê-lo! Se ler algum livro dela que for bom, corre pra contar pra gente!!

      Excluir
  6. Ola, confesso que já livros da Agatha Cristie há muito tempo, gosto muito de livros de suspense, e adorei saber que o livro está em capa dura, a capa é realmente muito bonita, fique muito interessada em ler, é uma pena que vc não gostou muito, a resenha me esta ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia! Essas capas ficaram muito lindas, o box então nem se fala! Obrigada <3

      Excluir
  7. Ainda não li nem um livro da autora Agatha Christie, mas leio muitos comentários positivos referentes aos livros dela, uma pena a autora não ter te cativado na leitura, eu tenho expectativas de gostar dos livros dela, quem sabe futuramente eu leia este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Eu também tinha expectativas, talvez altas demais, mas espero que algum livro dela me cative verdadeiramente algum dia! Beijos

      Excluir
  8. Oi Hemely,
    Sempre digo que gosto é muito particular e o que sereve para mim, não significa que irá servir para você e vice-versa. Agatha tem um jeito muito particular de trabalhar suas histórias e nem sempre elas são arrebatadoras. Poirot arruma um crime para solucionar até quando está dormindo e neste livro não foi diferente. Mesmo a cena indicando o que poderia ter acontecido seu instinto o leva a pensar diferente e é quando a história começa. Não é nenhuma surpresa que fiquei bem curiosa para saber o desfecho deste crime, já que quero ler o máximo de livros da autora que conseguir. Concordo com você em relação a narrativa e, acredito, que se fosse em primeira pessoa o envolvimento do leitor na história seria maior. Ainda assim, continuo recomendando os livros da autora, principalmente, para amantes de romance policial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Apesar de não ser dos meus preferidos, ainda vale pra quem quer ler uma boa trama e uma leitura leve e rápida. Tenho esperança de me apaixonar pela Agatha ainda!

      Excluir
  9. Hemely!
    Devo respeitar suas ressalvas em relação a narrativa em terceira pessoa e as mudanças abruptas, entendo seu ponto de vista, entretanto, na minha opinião, a Agatha tem uma narrativa envolvente e diálogos que são bem esclarecedores. Não tem como não gostar dos livros dela.
    Estou fazendo releitura dos livros que li na adolescência, agora com essa nova edição da Harper ficaram lindos e comprei quase todos.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Então, os diálogos são bem envolventes e esclarecedores sim, porém realmente me irrita as mudanças repentinas de raciocínio. Espero ler outros livros dela em breve pra confirmar minha opinião sobre isso ou não! Beijos

      Excluir
  10. Oii Hemely, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e conferir tua opinião sobre mais um livro da rainha do crime! Eu li A Mansão Hollow acho que no ano passado e gostei bastante, mas não é meu favorito dela, e concordo que não é um livro perfeito. Na minha opinião o Poirot estava mais irritante que o normal hehe.

    Beijos!
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby! O Poirot estava meio lerdo nesse crime e isso me deixou agoniada! hahaha Beijos

      Excluir
  11. Eu gosto dos livros da autora embora só li um, mas pretendo ler mais, adoro esse clima de mistério que envolve os assassinatos, ainda não conheci o detetive Poirot, mas li comentários positivos sobre ele, fiquei curiosa com o desenrolar dessa cena do assassinato do personagem, também achei que esta muito fácil para ter sido a esposa, quero ler para saber o desenrolar e quem foi rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Lê sim, o Poirot foi mais esperto no outro livro dela que li, mas esse vale a pena pelo crime em si, foi bem legal!

      Excluir
  12. eu não gostei desse livro apenas por causa do Hercule Poirot. Ele não faz praticamente nada, os próprios culpados é que se revelam a ele. Ele apenas faz um discurso e pronto, resolveu o caso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria! Isso é realmente verdade e é bem irritante, mas o que me ganhou no livro foi o fato de ser confuso descobrir quem matou o John! Espero ler outros livros dela que sejam melhores!

      Excluir
  13. Oi Hemely :)
    Eu li esse já está com uns anos, mas eu concordo contigo em tudo. A Agatha é ótima, mas depois de ler uns 3 livros dela, não senti tanta vontade de ler outros livros.
    Gostei da construção dos personagens e ela realmente não encheu linguiça.
    Ps. A Lucy me irritou demais também.
    A minha edição é com folhas brancas e eu não curto muito. Acho que as edições mais novas são bem melhores. Sinal de que estão aprimorando as coleções dela.
    Tenho vontade de comprar outros livros dela e acabar encontrando algum que caia de amores, porque por enquanto está ok.
    Adorei a resenha pq foi tudo que eu achei do livro *-*
    Bjuss

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO