17/11/2017

RESENHA: Névoa - Kathryn James

Mist - Livro #01
Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário
Páginas: 336
Edição: 1
Ano: 2013
Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Já tinha esse livro há anos, mas só vim ler agora e admito que a leitura foi bem bacana.

Nell é uma pré-adolescente que é calada, não gosta muito de aparecer, porém que tem uma irmã que é o oposto disso. Sabe aquelas patricinhas, que é considerada a rainha abelha e tem suas seguidoras? É a Gwen, a irmã mais velha da Nell. Elas moram próximo a um bosque, onde há uma névoa, que envolve histórias que meninas desapareceram por ali, por isso os pais sempre pedem para que os seus filhos não fiquem por lá... Porém a Gwen, que está completando 15 anos, pouco se importa com isso e leva todos os seus amiguinhos/seguidores para o bosque, a Nell vai junto porque quer ficar de olho na irmã. E em determinado momento a Gwen some. E é aí que a aventura da Nell em busca da irmã em um outro mundo.

“Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como gelo.”
Nossa protagonista descobre que há mais pessoas do que humanos, há também os Elfos, que foram impedidos de ficar entre os humanos. Eles não são más, mas estão se sentindo lesados já que eles também faziam parte do mundo, mas que foram excluídos e não tem direito a praticamente nada mais. Um dos Elfos, o mais poderoso daquele lugar, resolve sequestrar uma das netas de uma Observadora (digamos que ela é uma policial cujo propósito é deixar os elfos presos e quietos) para que possa se vingar e é aí que a Nell tem que seguir firme e forte se quiser ver a irmã bem de novo, porque se a Gwen passar muito tempo lá, quando voltar pra terra já vai estar com mais de 100 anos.

Lembro que na época em que eu procurei saber sobre a obra, havia super me despertado o interesse, mas hoje não foi tão maravilhoso quanto pensei que fosse. No começo demorei um pouco pra tomar gosto pela leitura, mas depois me vi envolvida pra saber como seria o desfecho da história. A Nell começou uma amizade com um dos elfos, Evan, mas eles não poderia ter essa amizade por conta dessa rixa de elfos contra os humanos. Na verdade de alguns humanos contra alguns elfos.
“–De qualquer forma, você é tão corajosa quanto um garoto elfo.
– Eu não sou um garoto.
– É tão boa quanto.
Ela balançou uma cabeça. 
– Errado. Sou tão boa quanto uma garota.”
O livro é bem curtinho, apesar de ter mais de 300 páginas, o livro é menor e a fonte é grandinha, o que torna mais rápida a leitura. Gostei bastante da construção da Nell, ela é uma personagem que a gente consegue captar o amadurecimento dela ao longo da trama, no início da história ela parecia uma coitadinha, ela mesmo se visualizava querendo ser mais, mas optava por ficar quieta e bastou acontecer algumas coisas pra ela tomar mais frente, ganhar mais confiança em si mesma. O mais bonito da história é que ela deixou todos os seus medos e anseios de lado pra salvar a sua irmã, que é bem detestável. No final até que fiquei menos chateada com ela, mas sabe aquela típica patricinha que quer ser o centro das atenções de tudo e todos? Então, até dos pais ela quer mais atenção. Achei a personagem bem chatinha e insuportável. Já a Nell nunca foi desse jeito, mas se mostrou bem valente quando foi necessário. 

Outro personagem que me encantou foi o Evan, que é um elfo, que apesar de ter 13/14 anos se mostrou muito maduro, um líder sabe? Que se preocupa verdadeiramente com os outros, um personagem cativante e fofo. Vale a pena conhecê-lo também. Os pais da Nell e Gwen apareceram pouco, mas não gostei muito deles, me pareceu superficial demais. 
Névoa é um livro voltado para um público mais jovem, com fantasia e que trás até bastante reflexões em vários sentidos. Não há romance e sinceramente não senti muita falta, afinal os protagonista são crianças, apesar que lá para o final deixa no ar se pode acontecer algo entre um determinado casal ou não. Esse livro tem um final fechadinho, então pode ir sem medo de chegar naqueles finais que te deixa fulo da vida por não saber o que acontece. Porém, não foi atrativo o suficiente pra mim pra continuar a ler a dualaogia (há quem diga que haverá o terceiro livro, mas não há confirmação). 

Sobre os detalhes: A capa é linda, sem dúvidas é um dos maiores motivos para querermos adquiri-lo, não é? A fonte é grande e agradável de ler, assim como o espaçamento. Não encontrei erros. 

Comentário final: Esse livro é bem gostosinho para passar um tempo, não há grandes emoções ou um clímax que te deixa sem ar, mas sem dúvidas é um livro bem agradável e bacana de se ler. A leitura fluí e quando você se dá conta o livro já terminou. Indico para quem gosta de fantasia, mistérios e magia.


14 comentários

  1. Oi Kamilla, a capa desse livro é bem bonita mesmo e ela já havia me chamado atenção anteriormente mais ainda não fui em frente e comprei pra ler e apesar de ter gostado da resenha não sei se tô no ritmo dessa leitura ultimamente, quem sabe mais a frente. Ainda assim, gostei muito da resenha e o livro apesar de juvenil parece ser bem interessante a exceção da irmã chatinha que é sequestrada kkk ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamilla! Eu adoro fantasia e, particularmente, gosto MUITO da ideia de não ter romance!!! kkkkk Me pareceu um bom livro para intercalar entre leituras pesadas que às vezes faço XD. Sempre gosto de ter uns livros mais leves, com leitura mais fluída pra dar uma amenizada em algumas leituras que sugam minhas energias. haha Não conhecia esse... Mas sua resenha foi super clara e objetiva, como sempre! <3

    Beijooos
    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a sinopse é interessante; mas não é o tipo de livro que me deixa com muita vontade de ler.
    Achei legal saber que terá um desenvolvimento da Nell durante a história, é sempre bom quando vemos uma personagem que gostamos crescendo.
    Acho que nunca li nada em que elfos tinham mais foco, e deve ser legal.
    Gostei de saber da existência desse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamilla!
    Eu curto histórias com elfos, mas acho que essa eu não iria me agradar taaanto..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Oi Kami.
    Eu adoro livros de fantasia e tenho certeza que vou gostar desse, faz bastante tempo que ele está na minha lista de leitura, todavia ainda não tive a oportunidade de ler. Eu adorei que Nell se mostrou uma pessoa forte quando precisava e o fato de que não tem romance é compreensível levando em consideração a idade dos personagens Outro ponto que eu também gostei é que o livro é fechado não sou muito fã de finais abertos que deixa aquela dúvida no ar enfim não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Já li muitos livros de fantasia e gosto muito, ache legal a transformação da Nell de uma coitadinha para uma pessoa mais confiante, a ponto de tentar salvar a irmã, gostei também de saber que o livro tem um final fechado, Gostei muito da Dica e se tiver oportunidade vou ler!!

    ResponderExcluir
  7. Ganhei a duologia em um sorteio, li e gostei adorei na verdade, pois adoro fantasia e mistério e gosto de livros juvenis, gostei muito dos dois personagens principais e torci muito por eles, realmente a irmã da protagonista é bem chatinha af rs. A leitura fluiu muito bem e quanto mais lia mais queria ler para saber o desfecho.

    ResponderExcluir
  8. Kamilla!
    Há muito desejo ler esse livro.
    Gosto muito de livros fantasia e quero acompanhar a história de Nell e todos os outros personagens na floresta sombria.
    Deve ser emocionante.
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Realmente houve uma época que este livro fez muito sucesso. E já tinha adicionado a minha lista de desejados, mas passou o tempo e sempre ficou por lá. Confesso que apesar muito bacana a forma que fez a resenha, creio que atualmenter já não seria uma leitura que me agradaria tanto. Não seria uma historia que interessaria de ler no momento devido a seu gênero.

    ResponderExcluir
  10. Lembro que esse livro já esteve entre os que eu queria ler, pois havia adorado a capa.
    Achei a premissa ótima, já que é um gênero que eu gosto bastante.
    Uma pena que não tenha consigo te conquistar para poder ler a continuação.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Eu acho a capa desse livro lindíssima. E apesar já ter visto a capa algumas vezes eu não sabia do que se tratava e admito que fiquei um tantinho decepcionada, achei que fosse mais "interessante". Mas talvez seja porque eu já esteja saturada de personagens como a Gwen, já a Nell parece ser uma personagem que eu iria gostar bastante. Não sei se vou ler um dia, mas foi bem legal saber mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
  12. De inicio me chamou um pouco da atenção pois era fantasia, depois por apresentar Elfos mas, ao terminar de ler a resenha, a curiosidade se esvaiu. É um pouco batido certo personagens logo, vou deixar a indicação passar.

    ResponderExcluir
  13. Oiee!
    O fato de ser um livro com personagens crianças já me desanimou, não curto muito, e o fato de ser fantasia só ajudou em não querer ler.
    Deixo pra quem se identificar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Gostei do livro, tem uma pegada de aventura de uma adolescente misturado com fantasia. Mostrou uma premissa muito bom e me deixou bem curiosa pela historia e aventura da protagonista.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO