22/11/2017

TOP 4: Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado aqui no Brasil no dia 20 de Novembro, foi criado em 2003 e o dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade  brasileira. A data não foi escolhida ao acaso, mas sim em homenagem a Zumbi dos Palmares. Resolvi fazer o top 4 da semana em homenagem a esse dia, que deveria ser lembrado todos os dias!

Mas infelizmente não achei quatro livros com protagonistas negros, imagine que só no Brasil mais de 50% da população é negra, porquê a gente não vê essa representação nos livros? Me digam vocês, quantos livros com protagonistas negros vocês já leram?
A VIDA SECRETA DAS ABELHAS: Não tem como protagonista uma mulher negra, mas sim uma menininha branca. Só que o destaque da obra de fato são as mulheres negras que viviam na época 1960 com muito preconceito e foi muito doloroso ver tudo isso. Contei mais na resenha!

MULHER MARAVILHA: Aqui já sabemos que a protagonista é a Mulher Maravilha, mas destaco uma personagem: a Alia, que é a semente da guerra que é negra. E apesar do foco ser a Diana, ela se mostrou uma adolescente forte e por mais que tinha medo, determinada. (resenha)

A VIDA ACIMA DE TUDO: Esse é um livro que vai te desestabilizar! Chanda é a protagonista na trama e é negra, ela vive na África e sonha com um mundo melhor. Mas é difícil viver na realidade em que vive, enquanto pra muitos a AIDS é uma ameaça, onde ela vive é uma realidade que assola não só as pessoas vizinhas, como sua própria família. Além de lidar com isso, tem que lidar com o preconceito. (skoob)

TUDO E TODAS AS COISAS: Acho que a maioria já ouviu falar dessa obra, cuja protagonista é a Madeline, uma garota negra que não sai de casa há anos por conta de uma doença. E vê sua vida mudar, ou melhor, quer mudá-la ao conhecer o novo vizinho: Olly. Esse é livro mais fofinho, mas que cativa e muito o leitor. (resenha)
~~~
Gostaram das indicações? Já haviam lido alguma dessas obras? Acho que ainda se precisa de muita representatividade nos livros e na verdade em todas as plataformas. Façamos a nossa parte então, me indiquem livros com personagens negros que vocês gostaram :)
Beijos


12 comentários

  1. Oi Kamilla, também acho que deveríamos ter mais representatividade na literatura mundial rs. Gostei das dicas, ainda não li nenhum dos livros que você citou e estou querendo ler o mais fofinho pois é esse tipo de leitura que mais me atrai haha e tem um livro que ainda não li mas quero e pretendo e que tem uma protagonista negra, é o A História de Malikah da Marina Carvalho ;)

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo, Kamilla.
    Geralmente, os personagens seguiam um padrão de beleza, hoje já vejo uma diferença e está tendo espaços para todos os tipos. Isso é maravilhoso.
    Já assisti A vida secreta das abelhas, e já ouvi falar da Mulher Maravilha e Tudo e todas as coisas; mas ainda não li nenhum desses livros.
    Estou tentando me lembrar, mas acho que só 2 livros em que a protagonista é negra. 🙁
    Que O garoto do cachecol vermelho e A garota das sapatilhas brancas, apesar disso, esse tema não é abordado na história. Ana Beatriz escreveu uma história linda em que o tom de pele não muda nada.
    Mas tem O ódio que você semeia e A história de Malikah, dois livros que estou desejando e que as protagonistas são negras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Devo confessar que não li nenhum desse livros, só assisti o filme TUDO E TODAS AS COISAS, gostei muito do filme o livro deve ser bem melhor, e verdade é difícil encontrar um livro com protagonista negra, acho que não é preconceito, mas a maiorias segue sempre um padrão beleza que chama mais a atenção dos leitores!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamilla!
    Pois é, a representatividade negra no mundo literário ainda é muito pequena, eu por exemplo, não lembro de ter lido um livro com protagonista negro, o que chega mais perto disso é A Cabana, onde Deus é uma mulher negra, mas não é a principal personagem.
    Espero que um dia isso é muitas outras coisas em relação a população negra possa mudar, por um mundo bem melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. É difícil mesmo mesmo achar livros com protagonistas negros, desses não li nenhum, tenho Tudo e todas as coisas, mas ainda não li. Realmente falta representatividade em muitos meios, minha filha fez um trabalho sobre esse dia e procurou em revistas personagens negros achou poucos e deu um trabalho para achar.

    ResponderExcluir
  6. Kamilla!
    Realmente é um tremendo absurdo com uma representatividade enorme da população sendo negros e todos descendentes de alguma forma dos negros, terem tão poucos livros com protagonistas negros.
    Gostei demais das indicações, obrigada. Não li nenhum ainda.
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kami.
    Realmente, é difícil ver os livros que tem protagonistas negros, eu ja li Tudo e todas as coisas, eu adorei o livro e confesso que me encantei com a premissa da autora, ja li a mulher maravilha também, porém apesar de ter gostado bastante, ele com certeza, não é um dos meus preferidos do genero.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, são poucos os livros que li que tenham personagens negros e isso é realmente um grande absurdo.
    Gostei bastante dos escolhidos apesar de não ter lido nenhum.
    Esse ano de todos os livros que li, somente em um o personagem era negro.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. A Vida Secreta das Abelhas eu tenho vontade de ver o filme, há tempos eu digo que vou assistir e até agora nada, a história parece ser bem tocante. A Vida Acima de Tudo parece ser triste, daqueles que fazem você refletir bastante. Já li Tudo e Todas as Coisas e gostei muito, achei a história bem fofa e fluida, com protagonistas carismáticos.

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao filme Tudo e Todas as Coisas mas, não cheguei ainda a ler o livro. A falta de representatividade é gritante, parei para pensar e não me lembro se algum livro que já li tinha o personagem principal negro... É bem triste isso e não apenas nos livros.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito dessa sua tag, é sempre bom mostra que existe livros como protagonista negras, eu já vi muitos e estou desejando ler, principalmente Tudo e Todas as coisas, a trama é muito incrível!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO