01/12/2017

RESENHA: O Rosto Que Precede O Sonho - Maurício Gomyde

O Rosto Que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 198
Edição: 1
Ano: 2012
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam...
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.
Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.
Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Pensei que o livro fosse ser um romance fofo e só, mas foi mais que isso!

Tomas é um músico e compositor, adora o que faz, mas desde o seu último grande trabalho não sentira mais vontade de realizar mais nenhum. Decidiu continuar a morar em seu barco, vivendo a vida. Ele namorava a Helena, mas esta o trocou por outro e já está noiva. Decidido superar o relacionamento vai para o Sebo e Café do seu melhor amigo - Benjamin. E é lá que as coisas mudam na vida do nosso protagonista. Ele conhece a Aurora. Que é uma talentosa fotógrafa e está no Brasil para visitar seu pai e tirar algumas fotos de borboletas para seu trabalho. De imediato ambos sentem algo um pelo outro, atração, talvez. Combinaram de se ver na próxima semana no mesmo local, mas a Aurora não aparece. Após alguns desencontros, eles se reencontram. E começam, antes de qualquer coisa, uma amizade. Que logo se transformaria em algo mais: em amor. 
A relação entre os dois foi gradual, e isso me cativou bem mais na leitura. O autor soube abordar bem um relacionamento adulto, apesar de ambos ficarem atraído um pelo outro, tiveram o tempo deles pra se conhecerem. O romance é super fofo, meigo e de fazer o leitor suspirar e torcer pra que tudo dê certo no final.

Além do relacionamento dos dois, a trama aborda outras coisas. Os pais do Tomas morreram em um acidente e ele sentiu vários sinais que algo estava por acontecer, mas optou por ignorar, não achou que fosse algo que requisitasse atenção. Hoje ele se culpa, porque se tivesse prestado atenção e tivesse falado com os pais, talvez eles estivessem vivos. Será que estariam mesmo, caro leitor? Bom, não sabemos. Mas vemos como aquilo corroeu o nosso protagonista e como ele lida com esses supostos sinais.
“Porque é a vida é assim mesmo. Longa para uns, nem tanto para outros.”
O rosto que precede o sonho tinha tudo pra ser só mais um livro com um romance fofo e se fosse, eu ficaria super feliz, porque é muito gostoso de ler. Mas não é bem assim que as coisas vão acontecendo, a gente descobre que o Tomas tem um segredo - que só nos é revelado no final da trama. E que impacta o leitor e nos faz sofrer. O Gomyde soube colocar uma profundidade na trama, sem deixar nada forçado, sabe?! Faz o leitor refletir e pensar sobre como vivemos hoje e como será o amanhã. Com uma mensagem sobre a vida, esperança e amor. 

O desfecho da trama ao mesmo tempo que causa uma tristeza e me arrancou lágrimas, foi abordada de forma tão sutil e lindamente que não fiquei com aquele peso de um final intenso. Mas sim, trouxe reflexões. Gostei bastante, mesmo sendo um final que eu não queria - e nem muito menos os personagens queriam, mas há coisas que não estão ao nosso alcance. Nós temos a opção de ficarmos revoltados ou seguir e valorizar tudo que aconteceu e o que está acontecendo.
“Não existe a palavra "tarde" quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai.”
Esse livro é simples, curto e fácil de ler. Tem menos de 200 páginas e muito diálogos, logo faz a leitura ser mais prazerosa e rápida de ler. Não entrou para os meus favoritos, mas sem dúvidas é um livro ótimo e que nos faz pensar sobre várias coisas. Além disso, há personagens bem construídos. Tomas, também chamado de Cabeção, é um cara inteligente e que a gente torce muito, assim como a Aurora. Outro personagem que gostaria de destacar nessa resenha é o Benjamin, que é o melhor amigo do Cabeção e se existisse queria que fosse o meu também. Ele se mostra um cara muito gente fina, do tipo que a gente pode contar sempre. Há outros, mas deixo pra vocês conhecerem quando lerem. 

Essa capa é bonita, porém o que me incomodou um pouco foi o rosto, que julgo ser o da Aurora. Mas o barco e as borboletas (lembram que a Aurora viajou para o Brasil pra tirar fotos delas?) tem muito a ver com a trama. E antes que perguntem, o título tem a ver sim com a trama e também com um novo trabalho que o Tomas aceita após conhecer a Aurora. 

Sobre os detalhes: Já falei sobre a capa, que gosto, tem características que remetem bastante ao livro. Não lembro de ter encontrado erros. A diagramação e o espaçamento estão ótimos.

Comentário final: O Rosto que precede o sonho é um livro encantador, que você consegue ler em pouco tempo de tão gostoso que é a leitura. Super indico!


19 comentários

  1. Oi, Kamilla!
    O Gomyde é sempre bem elogiado e esse livro não fica atrás.
    Confesso a capa não me agrada muito e nem chama atenção, mas depois da sua resenha estou tentada a dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, Kamilla!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita do Gomyde, mas vejo comentários positivos.
    Eu achei essa história tocante, fiquei curtiosa para saber qual o segredo. E me parece que tem uma mensagem bonita, e livros que nos fazem refletir são sempre bem-vindos.

    A capa é muito bonita, singela. Gostei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor mas, o livro até parece que é bom. Não sou muito chegada a romances mas, fiquei curiosa para saber o segredo do Cabeção. Reflexões sempre são bem vindas. Quem sabe em no futuro, aceite sua indicação...

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    O que mais gostei nesse livro foi o fato de que o romance acontece aos poucos, não é aquele tipo de livro que os dois se atraem e pronto, já se pegam
    É tão bom ver o desenrolar de tudo, sentir os sentimentos se desenvolvendo
    Gostei muito e já vai pra minha lista de desejados. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ola, Adorei a resenha e fiquei muito interessada em ler, adoro livros onde o casal vai se conhecendo aos poucos, sem pressa, fiquei curiosa sobre o segredo do Tomas, e conhecer o desfecho da historia que me parece ser bem triste!! Adorei a dica e vai para a imensa lista de desejados!!!

    ResponderExcluir
  6. Se tem um livro dele que adoraria ler pela capa e título é esse. Quando vi pela primeira vez adorei essas coisas e depois de ver umas resenhas gostei do jeito da história também. O romance fofo mas o algo a mais na trama é que me chama atenção. Parece ter uma mensagem bonita ali por trás. Essa ideia do personagem de sentir que algo estava errado e depois os pais morrerem, a culpa e essas coisas já me deixaram com o coração na mão por ele. Me chamou atenção. E deu curiosidade agora pra saber que segredo é esse que ele guarda.
    É um livro pequeno mas parece bem feito e cheio de emoções. Adoraria ler alguma hora.

    ResponderExcluir
  7. Intrigante o livro, foi como me deixou a resenha rs, fiquei muito curiosa com esse segredo do personagem que faz o leitor sofrer, já fiquei angustiada com isso sem nem saber o que é rs. Parece ser uma bonita historia apesar dos acontecimentos com os pais do Tomas, estranho esse pressentimento que algo ia acontecer e acontece.

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando os livros trazem mais do que uma simples história e nos colocam pra refletir. Esse diálogo autor-leitor é importante demais pra mim em um livro. Não conheço o trabalho do Gomyde mas achei bem interessante que ele consiga transmitir tanta profundidade em tão poucas páginas, o que sem dúvidas é um grande feito.
    Fiquei curiosa pela leitura! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamilla.
    Ainda não li nada do autor.
    Esse livro parece entregar bem mais do que só um romance fofo. Fiquei curiosa para saber o segredo de Tomas e já estou sofrendo por antecipação por um final triste.
    Gosto bastante de livros com narrativas rápidas, mas que tragam algum reflexão ao leitor.
    Não gostei nem desgostei da capa rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ai, nossa, já estou sofrendo só de ler a resenha e saber que não é aquele final feliz épico, mas é a vida e alguns finais simplesmente são assim. Fiquei extramento curiosa para saber sobre o segredo do Tomas, e gostei que ao mesmo tempo que em partes parecia aquele romance clichê (o que sempre é bom e dá conforto em se ler) ainda assim possui reviravoltas. A capa é muito bonita, adora as cores vibrantes e também chama atenção. Em suma com certeza gostaria e pretendo ler um dia.

    ResponderExcluir
  11. Kamilla!
    Sou fã do Maurício há muitos anos e tenho todos os livros eles, um melhor que o outro. Em 2017 ele esteve bem apagadinho e nem sei porque, depois que passou para grande editora, não ouvi mais falar sobre ele.
    Fato é que esse livro é bem fofo mesmo e como em todos os livros do autor, tem aquele mistério que é desvendado apenas próximo do fim e nos conquista a cada página.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Olá, adoro quando um livro que aparenta ser básico me surpreende, isso parece acontecer aqui. Ainda que tenha uma número limitado de páginas, Maurício Gomyde consegue entregar uma trama bem escrita e cativante, que deixa o leitor ávido para descobrir esse segredo que permeia o protagonista. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pelo que vejo o autor consegue facilmente nos surpreender com um livro, que a principio achamos que é só mais um romance envolvente e cativante, que vai se desenvolvendo no decorrer da trama, mas que no final descobrimos que vai além disto. Bom, nunca li nada do autor, mas sempre me interessei por suas obras, e este e mais um livro que vai para minha lista de desejados. Amei!

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Kamilla! Fiquei encantada ao longo da resenha com a leveza da história. Acho que essa fachada de romance serviu para cativar o leitor e preparar o terreno (ou o coração) para o que estava por vir. Fiquei curiosa sobre esse segredo do Cabeção, será que é alguma coisa sombria? É um livro que eu com certeza leria, pois seu comentário sobre como ele te fez derramar lágrimas foi crucial para essa decisão. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi mana, eu gostei da sua resenha e que bom que você gostou do livro, mas terei que ser bem sincera ao dizer que não curti muito o enredo do livro por isso eu vou dispensar essa leitura mas obrigada pela resenha mesmo assim.

    ResponderExcluir
  16. Sem dúvidas um livro com uma história emocionante e envolvente. O fato do Tomas se culpar pela morte dos pais é triste, porém acredito que as vezes recebemos sinais de que algo está errado ou certo, eu tento sempre ouvir os meus. Gostei da premissa do livro, gosto de romances bem construídos como o que parece nesse livro.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros que me surpreendam ao longo, ou que o personagem tenha algum segredo em meio ao romance. Só a sinopse já bastou para eu querer lê-lo!

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um livro bem gostoso de ler e com grandes mensagens. Só fiquei meio assim por perceber na resenha que parece que o livro não terá o final feliz.
    Não gostei da capa não :/

    ResponderExcluir
  19. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro e acho que nem me animaria a ler. Mas com seus comentários positivos me animou a dar uma oportunidade a essa obra. Sendo poucas páginas da para ler rapidinho.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO