15/12/2017

RESENHA: Prometida - Carina Rissi

Série Perdida #4
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 476
Edição: 1
Ano: 2016
Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim.
Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.
Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.
SEM SPOILERS 

É um livro da Carina Rissi, já sabia que ia gostar!

Em Prometida é contada a história de Elisa Clarke, a irmã do Ian - mocinho da série Perdida. Esse livro o foco é nela e em sua relação com o Lucas Guimarães, um rapaz bonito e muito focado em sua carreira de médico. Em um certo baile, os dois saem pra tomarem um ar e se beijam. O Ian flagra a cena e voa pra cima do Lucas, ele então assume um compromisso, diz que se casará com a Elisa. Nossa protagonista não quer se casar por uma fatalidade dessas, ela queria assim como seus pais e seu irmão se casar por amor - ela o ama, mas e ele? 

A história de Prometida se passa três anos após esse acorrido, ela ainda está noiva, porque o Lucas viajou para Europa pra estudar mais medicina e assim conseguir ter uma estrutura financeira maior, afinal não pode se casar e deixá-la sem nada. Nós só vamos descobrindo o que aconteceu e como aconteceu e o porquê deles estarem tão afastado a medida que a Elisa vai contando e relembrando os fatos.
“Mas a verdade é que sonhos são apenas isto: fantasias que nos ajudam a tolerar a realidade.”
O livro é narrado em primeira pessoa pela Elisa, e em terceira pessoa destacando o Lucas. A principio o leitor fica confuso, sem saber porque a relação que notava-se que se tinha um sentimento, uma paixão, muda para um sentimento de rancor, raiva e receios. Por que era assim que agora se tratavam, ambos achavam que não sentiam mais nada um pelo outro, afinal sobreviveram aos três anos separados e já haviam conseguido viver assim. Mas tudo entre os dois reacendem, mas no começo são orgulhos demais pra perceberem isso. 

O sentimento de ambos é bem crível, mas por um segredo que Elisa guarda sobre algo que aconteceu no dia seguinte ao noivado, onde ela ficou fora por uns cinco dias, porque não é um segredo dela, opta então por não revelar, e isso acaba prejudicando o relacionamento deles. Inclusive, ela inventara uma desculpa por causa desse segredo que partiu o coração de Lucas e o dela. Mas a gente vai acompanhando o desenrolar da trama e de como aos poucos o casal vai se entendendo. Às vezes irrita esses desentendimentos, mas só faz a gente torcer mais e mais pelos dois. 
“– Pois então! Uma mulher só consegue irritá um homem desse jeito se ela é importante pra ele. Acredite em mim. Eu sou um homem. Sei como os homens pensam.”
Destaco nesta resenha um personagem que abrilhantou a obra: Simon. Que era um garotinho de nove anos que perdeu os pais, era obrigado pelo tio a ajudar nas despesas da casa (na verdade era pra conseguir dinheiro para que o tio pudesse gastar bebendo) e se não conseguisse o dinheiro era punido (se você pensou em agressão física, você acertou). Era o tipo de garoto que as pessoas não notavam, sujo, pobre e sozinho. Mas a Elisa notou e quis ajudar, e contou com a ajuda do Lucas. Ele é um garotinho que você quer abraçar e colocar no colo, de tão amável que é. Foi, sem dúvidas, um dos melhores personagens da trama. 

Não pense, caro leitor, que esta obra só trás romance e drama. Porque você estaria enganado, há suspense, cenas angustiantes e ação. A autora optou por colocar algumas cenas de mistérios na trama, claro que algumas coisas o leitor já entende o que aconteceu, mas ainda sim se torna surpreendente. Apesar de achar que nem precisava, já que o mais legal foi ver a relação deles dois amadurecerem.
“Não pude evitar sorrir. Ele me dava o presente mais bonito de todos. Creio que o amor seja feito disto: liberdade. Todos os dias ter diante de si inúmeras alternativas, mas acabar fazendo sempre a mesma escolha. E eu o escolhia.”
Algo que me incomodou um pouco foi que a Carina acabou se estendendo demais em alguns momentos, principalmente no começo onde eu me senti um pouco entediada - adorando a história, porém a leitura se tornava um tanto quanto cansativa, mas tudo melhora depois e a gente não consegue mais largar. Outra coisa que me incomodou foi a fonte que usaram para as cartas do Lucas, achei algumas letras difíceis de entender, acabei compreendendo no contexto. 

Essas foram as únicas coisas que me incomodaram, afinal quem já teve algum contato com a Carina Rissi, sabe como ela consegue envolver o leitor e como consegue nos transportar para os lugares e nos deixar próximos dos personagens. Essa mulher é maravilhosa!
Falando em personagens, alguns conhecidos apareceram como Sofia e Ian, mas destaco as pequenas Marina e Analu que ganharam o meu coração, sabe aquelas crianças que gostam de aprontar e quando você percebe não consegue ficar com raiva e nem brigar? Era o que eu sentia quando elas aprontavam. Houveram outros personagens que já haviam nos sido apresentados nos outros livros, mas houveram personagens que conhecemos neste. Mas não me alongarei falando sobre eles, indico que leiam e conheça-os, porque vale a pena. 

Sobre os detalhes: A capa é maravilhosa, adorei as roupas de época. A fonte do título segue ao da série, gostei do cuidado. As cartas e bilhetes na história tem uma fonte diferenciada, gostei disto também. O espaçamento está ok, mas não gostei do tamanho da fonte - achei pequena. Então imagine um livro de quase 500 páginas e com letras pequenas? Pois é. Não encontrei erros de ortografia, apenas alguns errinhos de digitação. 

Comentário final: Prometida é um livro ótimo, com personagens bem construídos. A narrativa te envolve de uma maneira que você só larga quando termina a obra. Super indico!

SÉRIE PERIDA


19 comentários

  1. Li apenas os dois primeiros livros da série, e apesar de alguns momentos a autora torna a leitura um pouco lenta, por causa de alguma descrição ou outro fator, ainda sim a trama consegue ser envolvente, e cativante. Como já havia visto esta personagem sendo citada em outros livros, já tenho uma noção do que esperar deste casal, também gostei do fato de introduzirem um personagem infantil, e trata de um assunto sério que é o abuso físico.

    ResponderExcluir
  2. Olá, nunca li nada de Rissi, mas curiosidade não falta. Ainda que a obra não entregue nada original, a autora consegue cativar o leitor com o enredo bem explorado (até demais em alguns pontos). Gosto quando a construção do romance é feita de forma gradativa, sem aquele superficialismo que encontramos em outros livros do gênero. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que me incomodou neste livro? Nada! Haha...
    Eu amei Prometida. Carina é Diva! 👏👏👏

    É claro que senti vontade de entrar na história e ajudar Elisa e Lucas, porque os fois são muito orgulhosos.
    Realmente é uma história é envolvente, as crianças são uns amores.
    E as cenas de ação só deram um toque a mais na história.
    Ansiosa para continuação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mas gente, precisava ler esses livros dela. Nunca consigo =/
    A trama desse parece bem legal. Gosto de ficar torcendo por um casal, então ao menos isso já parece que a trama tem de sobra pra gente! E nossa, esses dois tem um relacionamento meio difícil né. O orgulho dos dois, os segredos no meio do caminho e os desentendimentos....parece que tudo quer separar esses aí. Isso deve fazer o leitor ficar doido pra ver o casal junto e tudo acertado xD
    Gostei também que tenha uma dose de mistério ali, deixa a gente curioso e faz querer terminar o livro pra entender essas coisas, ver se o casal fica junto e tudo mais. A autora parece boa em fazer a gente ficar bem envolvido, então acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
  5. A Elisa me chateou um pouquinho nessa história mulher e também achei o inicio um pouco arrastado e eu acho que se a história fosse um pouco mais curta poderia ser mais ágil, sei lá kkkk... Mas Carina é Carina é seus livros sempre nos encantam em algum ponto e valem super a pena. Curti a resenha, a capa é mesmo linda e eu relembrei que a Valentina do próximo já vem aparecendo desde o primeiro livro kkkk, eu tinha me esquecido completamente da menina que gostava de Ian, ansiosa pela próxima história que virá ano que vem ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamilla.
    Adoro as histórias da Carina. Li prometida e, apesar de ter gostado bastante do livro, também achei que a autora se estendeu um pouco no começo. Demorou um pouco até a leitura realmente engrenar.
    Mas Carina é Carina e foi ótimo acompanhar a história de Elisa e Lucas. Além disso, foi ótimo rever Sofia e Ian e conhecer um pouco de Analu e Nina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla!
    Adorei esse livro porque eu gostei muito da Elisa <3 Mas concordo com você que a Carina poderia não ter se estendido muito em certos aspectos...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  8. Olá Kamilla! Nunca li nada da autora, mas tenho vontade pois são tantos elogios. Achei a história bem construída e nada poderia retratar melhor a época do que ser obrigada a casar por causa de um beijo (tããããão pré-histórico). Gostei muito do envolvimento das personagens e estou super curiosa para descobrir os mistérios desse relacionamento. A autora ainda resolveu inovar inserindo outros gêneros na trama e com isso enriquecendo-a mais. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Os livros da Carina Rissi são bem famosos, confesso que ainda não li nenhum, mas tenho muita vontade. Esse livro já me despertou curiosidade, querendo saber qual o segredo que a Elisa guarda e se ela e o Lucas vão conseguir superar para ficarem juntos. Um romance cheio de altos e baixos, o que torna a trama ainda mais interessante, saindo do que é o tradicional!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamilla, apesar da autora se estender mesmo e já vi isso em outros livros dela, a história é muito boa, acabei gostando mais até do que Perdida <3 Amei o casal!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Ola, Adoro os livros da Carina Rissi, comprei a série Perdida, mas ainda não tive oportunidade de ler, li Procura-se um marida e adorei, realmente a autora estende demais os detalhes até realmente engrenar na história, mas depois não conseguimos largar o livro, amei a resenha e quero ler o livro logo!!

    ResponderExcluir
  12. Kamilla!
    Naquela época era assim, né? Tem de manter as aparências.
    O bom é que no final Elisa acaba descobrindo que ama mesmo Lucas e acabam evoluindo um romance.
    Adoro romances assim.
    E saber que é um livro envolvente, deixa minha curiosidade ainda mais aguçada para fazer a leitura.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Quero ler essa série, mas não antes de ler os outros da série, e entender melhor tudo, a ligação entre os personagens e tal. Apesar, de não gostar de chick-lits.

    ResponderExcluir
  14. Preciso comprar esse para ler e colocar a série em dia rs. Tinha receio do desentendimento dos dois ser algo cansativo e repetitivo, mas gostei de saber que tem ação e mistério que adoro deve ter dado uma boa agitada no livro. Que gostoso que alguns personagens aparecem ainda mais os mais queridos, para matar a saudade rs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamilla. Acho que esse não é bem o tipo de livro que eu gosto de ler, mas que ótimo saber que o livro te agradou. Achei a questão da fonte utilizada para as cartas do personagem, como você citou, um problema, já que tornar um trecho de difícil compreensão na leitura pode ser um tiro no pé. No mais parece que realmente é uma ótima dica para quem gosta do gênero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li os livros da Carina, mas sempre ouço coisas boas sobre eles, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Este livro parece ser muito bom, e por sem uma série dá pra explorar muito bem os personagens, né? Ainda mais com essa quantidade de páginas kk
    Eu me incomodo um pouco quando a fonte é muito pequena, mas dependendo do livro, vale a pena, creio que este seja um dos casos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já li resenha desse livro e ouvir fala muito, eu tenho uma curiosidade em ler. Tem uma premissa muito boa e pelo que sei e basicamente uma serie e obtenho o segundo ou terceiro livro e quero muito ler o primeiro livro para entender a trama..

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  18. Até queria ler Perdida, mas dei uma desanimadinha quando vi que não seria mais livro único e começou a sair um monte de livros. E como eu gosto de livros únicos acabei dando uma desanimada. Apesar disso gostei de saber mais sobre esse livro. Imagino que a Elisa e o Lucas tenham um motivo aceitável para esse afastamento e deve ser legal descobrir isso ao longo da história. O Simon parece ser um personagem encantador, imagino que deva encher o nosso coração de empatia e fazer com que a gente torça por ele.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito dessa autora e da forma que ela escreve. Achei esse livro muito lindo tanto a história como a capa. Com certeza é um livro que vou ler futuramente.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO