17/01/2018

TOP 4: Metas literárias que fracassei

O ano novo está começando e com ele sempre vem as metas, que quase nunca conseguimos cumpri-las, já que muitas vezes colocamos algumas coisas bem difíceis de ser alcançadas e com isso vem o fracasso e a frustração. Ano passado eu me dei metas bem legais, por exemplo não estipulei número de livros pra ler e foi um ano bem proveitosos, porque não estava me vendo "obrigada" a cumprir algo. Mas antes de chegar nesse tipo de pensamento, eu fiz algumas metas que eu ainda não consegui cumprir, e nem sei se vou - já desisti de me obrigar. :p

4. LER 100 LIVROS
Eu lembro de ter feito essa meta pra 2015, já que em 2014 eu li 74 livros. Claro que eu fiquei louca pra dobrar a meta, não é mesmo? Então imaginem a minha frustração quando li apenas 34 livros em 2015. Muita parte disso, foi a ilusão de ver grandes blogueiras lendo um monte e acabei me esquecendo que todos temos um ritmo, sem contar que todos passamos por fases (onde algumas lendo mais e outras nem tanto). Me frustei, mas aprendi... não sigo metas de números, só vou lendo :) Fiz até uma postagem aqui no blog sobre essas metas, leiam aqui.

3. ORGANIZAÇÃO
Em 2017 eu estipulei a meta de ser mais organizada, eu até tentei, fiz algumas planilhas e até preenchi, mas senti falta de ainda mais organização. Até estou tentando o bullet journal, mas como sou preguiçosa, não sei se vai durar até o final... mas as planilhas continuam ativas! :p

2. COMPRAR MENOS LIVROS
Todo ano eu me coloco a meta de não comprar os livros e ler os que já tenho. Ano passado novamente eu me fiz essa meta e cá entre nós, hoje tenho mais de 100 livros na estante que ainda não li, mas em relação aos anos anteriores comprei menos, passei uns meses sem comprar nada e esse ano pretendo me controlar mais (até porque estou desempregada rs).

1. RELER FEITA DE FUMAÇA & OSSO
Se tem uma frustração que está comigo há anos é a minha meta de releitura de Feita de Fumaça & Osso, que venho colando em meta há anos. Já fiz duas vezes aquela tag dos 50% e sempre coloco que quero reler essa obra, mas nunca consigo ter tempo... não vou colocar isso em meta de novo, mas quero tentar ler esse ano (será que consigo?).
~~~
E aí, vocês costumam fazer metas literárias? e conseguem cumpri-las? Espero que sim :p
Beijos


28 comentários

  1. Oi, Kamilla.

    Então, eu fracassei totalmente na minha meta do ano passado... Foi uma completa vergonha, mas é que foram surgindo novos livros e eu acabei deixando eles passarem na frente dos outros. Mas, eu nem fiquei frustada, pois eu só fui adicionando livros na meta e pronto... Não estipulei um número exato de livros para ler!

    Esse ano, acho que vai acontecer a mesma coisa, pois estou focada no meu desafio literário, que não tem nada a ver com a meta. Porém, vou tentar pelo menos ler a metade de livros da meta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamilla!
    Uma das metas que eu PRECISO cumprir é ler 100 livros em um ano, tá meio difícil por conta do correria, mas não vou riscar esse item da lista.
    Organização - tô tentando e até que tô conseguindo, mas ainda tem muita coisa que preciso melhorar, aos poucos chego lá, rsrs. Quanto a comprar menos livros, felizmente eu consegui, pretendo ler os que estão parados na prateleira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que concordo com Dilminha é a questão das metas: vamos deixá-las abertas.

    Esse ano criei minha meta no skoob, mas é apenas pra acompanhar minhas leituras. Não gosto de estipular uma quantidade.
    Também não coloco essa meta de comprar menos porque depende muito da situação... Tem época que temos mais condições de comprar, em outras fica mais apertado.
    Aah, tem tantos livros que eu quero reler! Mas é difícil reler quando se tem uma história novinha nos esperando. Mas esse ano iniciei relendo O lado feio do amor, e amei!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meta de tia Dilma faz sentido! hahaha
      Eu coloco todos os livros que tenho como meta no Skoob, pra controle também. Tenho muita vontade de reler mais, começar o ano com uma leitura que sabe que é boa é uma ótima ideia! rs
      Beijos

      Excluir
  4. Meta fracassada? Olá, eu aqui! xD
    Minha ideia dos 100 livros não é unica, bom saber! E faz dois anos que não consigo isso. Teve ano que li uns 120 e tanto, pelo amor, dá até agonia pensar que agora se leio 60 é quase milagre :'(
    A gente tem um ritmo mesmo e passa por fazes de leitura. Não sabia até acontecer comigo.
    Organização não tenho com nada. Já nem tento, mas tento e quebro a cara. Dá pra entender? xD
    Ano passado comprei muito e nunca tinha comprado tanto livro. E a maioria tá o que? Empacada porque meu ritmo de leitura é uma lesma. Te entendo! Preciso dar uma controlada aqui também.
    Reler livro é bem raro pra mim. Só quando vejo alguma edição nova e quero o livro, aí fico na obrigação de ler naquela versão. Mas essa série é boa, adoraria reler ela em algum momento. Boa sote aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é a única! Acho que muita gente tem a meta de 100 livros! hahaha Sou bem assim em relação a organização, não me cobro, mas tento. rs É maravilhoso comprar livro, mas com o ritmo lento é difícil conseguir ler tudo :/
      Obrigada :D
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Kamilla!
    Nossa, eu quero muito reler algumas séries e Feita de Fumaça E Osso está no meio, mas esse ano vou fazer isso com HP.
    Espero que você consiga bater as metas desse ano.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler a trilogia, pq só li o primeiro... mas como não lembro de nada só relendo mesmo. haha Eu tenho vontade de reler HP também!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Kamilla. Eu amo fazer uma meta que não vou cumprir, porque geralmente não consigo kkkk eu li mais que 100 livros, acho que fiz essa meta porque ano retrasado li 96, se não me engano. Eu também tento ser mais organizada e falho miseravelmente. Gosto de fazer listinhas pra tudo mas só isso. Também estipulei que esse ano irei comprar menos livros porque ano passado extrapolei muito, espero conseguir.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamilla.
    Estamos sempre fazendo metas e é muito frustrante quando não conseguimos cumprí-las.
    Não coloco mais metas de leitura nem faço TBR pq sei que não seguir.
    Acabo lendo livros de acordo com meu humor e tem as fases que lemos menos.
    Não digo que não irei comprar mais livros, pq é algo irreal. Mas estou comprando bem menos por impulso e nem compro em toda promoção que vejo por aí.
    Só compro aqueles livros que quero muito ler E se estiver com bom preço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu sinceramente nem faço mais metas, prefiro ir fazendo o que tenho vontade mesmo, nem me preocupar muito com prazos, números e esse tipo de coisa =D

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  9. Eu nem faço meta que é pra não me frustar, mas confesso que ano passado eu tinha na minha cabeça (nada oficial, mas me frustrei mesmo assim) a ideia de ler 90 livros, pra bater meu próprio recorde, que é de 89 lidos num ano. Li 89 em 2012 e depois 89 em 2014!!!! Olha só, que custo pra chegar nos 90. Não-oficialmente novamente, tenho total intenção de ler 90 esse ano, mesmo sendo ano de TCC. hahaha Ano passado li 64 só.
    Mas enfim, é isso. No skoob eu não faço meta de quais livros vou ler porque não tenho paciência de seguir aquilo, sempre enfio um ou outro na frente do próximo... o único título que eu tenho na meta esse ano é uma releitura: de Emma,da Jane Austen. ♥
    Meta é isso mesmo né... fora do mundo da leitura tenho como meta começar a correr (só faço caminhada) e fazer yoga. Beijooo!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não faço metas literárias, pois sei que seria muito difícil eu cumprir por não ter muito tempo para ler.
    Eu estou a um bom tempo sem comprar livros, pois pretendo ler os que tenho na estante. E no momento não tenho nem um livro que eu gostaria de reler, pois tenho muitos livros não lidos que quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Amo fazer metas e teve um tempo que me decepcionei algumas vezes com metas não cumpridas, mas eu não me desanimei pois é uma questão de habitos e organização.
    Agora em 2018 quero me organizar melhor, até fiz um bullet Journal, tenho caderno de anotação de leituras e um caderno para o blog.
    É meio chato quando vemos algumas pessoas que conseguem ler 100 livros ao ano, como eu sei que não consigo eu nem tento, alem do mais estou na faculdade. Ano passado li 30 livros e este ano estou com uma meta de 50 livros para ler ao ano. Espero conseguir.
    Sobre comprar livros, também preciso, comprei tantos e li quase nenhum kkkkk.
    A questão é se organizar.

    garotaeraumavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ano passado minha meta era 100 livros... Não li nem metade disso! Ai esse ano decidi não colocar uma meta específica, mas desejo ler mais que ano passado!
    Eu não tenho uma planilha, mas desenvolvi uma nova tática para ler livros mais antigos: Intercalar um livro novo, com um livro que tenho faz tempo! Espero que dê certo!
    Sobre não comprar livros... Vamos tentar né? Eu me seguro bastante, mas não consigo ver uma promoção! hahaha
    Esse ano você faz a releitura de Feita de Fumaça & Osso, não desista!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, me identifiquei bastante, Kamilla! Sempre faço metas e acabo muitas vezes frustrada por não conseguir cumprir tudo. Todo ano estipulo um número de livros para ler, sempre 100, e essa é a única meta que consigo cumprir direitinho ano após ano hahaha. Sobre releituras... se eu começar a falar eu vou chorar hahahha. Reler meus favoritos é uma coisa bem prazerosa, e que infelizmente acabo me privando em pró de novas leituras que nem são tão boas assim. Mas esse ano vou reler vários... será? hahaha

    E sobre comprar, também estou desempregada e muito raramente compro um livro, só quando tem aquelas promoções imperdíveis mesmo, três ou quatro vezes no ano.

    E sobre ser organizada... snif snif. Nunca consigo! hahahahah Admiro muito sua organização com o blog e me inspiro bastante, mas cadê coragem? KK

    Super beijo e ótimas leituras pra gente esse ano! :)

    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Início de ano é sempre válido a gente ver o que podemos melhorar para o ano que esta começando... E a gente sempre acaba tendo aspectos que não conseguimos realizar. Bacana tua postagem, me ver pensar daquilo que realmente tenho de prioridade para 2018. Ainda mais quando se trata de organização e leitura. Eu bati minha meta do ano de leitura, pois faço trabalho e faço faculdade, e então sei do meu tempo e não adianta a gente querer prometer mais do deve...Compras realizei umas 5 só =) E organização é uma das minhas metas para este ano!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Kamilla!!
    Não faço metas, vou lendo os livros que estão na estante, mas sempre tem um que fura a fila, quanto a comprar menos, simplesmente não consigo, quando vejo um livro com preço bom, lá estou eu comprando!! Gostaria de ser mais organizada, mas sempre deixo pra depois!! Tenho alguns livros que quero reler, mas sempre tem um que passa a frente!!

    ResponderExcluir
  16. Minha meta de todo ano é ler mais livros, mas nunca consigo, sempre leio pouquissimos!!! e de organização tbm, mas sou muuito preguiçosaaa hhaha mas esse ano vou tentar dnv!! é muito ruim quando fazemos metas e n conseguimos cumprir, mas eu espero esse ano que você consiga cumprir todas as metas que você fizer !!!!

    ResponderExcluir
  17. Não faço metas, porque não cumpro kk. É difícil ler determinada quantidade de livros por ano, pois como mencionado as vezes lemos mais ou menos, isso vai de acordo com nossa disposição, nossos afazeres e a famosa ressaca literária que quando nos pega sai de baixo rsrs. Essa de comprar menos livros, é difícil também, pois as promoções não deixam kkk.

    ResponderExcluir
  18. Great post! I follow you, follow me back. plz. <3
    http://jelenaaak.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  19. Kamilla!
    Não sou dessas de fazer metas de leitura, vou lendo, lendo e no final do ano, vejo quantos consegui, justamente para não me frustrar com metas. Ano passado tive bom rendimento e li mais de 120 livros, muitos nacionais fabulosos e isso sim era um dos meus objetivos do ano passado e deu certo.
    Em relação a organização... bem não sei que tipo de organização se refere, mas se for escolher os livros para ler durante determinado mês, também não dá certo comigo, porque leio de acordo com meu estado de espírito e se programar a leitura, nunca consigo, sem contar que poderei pegar livros que não estou afim de ler naquele momento e não gosto de ler por obrigação.
    Fico na torcida para que consiga atingir as metas que se propôs, mas se isso não acontecer, nada de se chatear, ok?
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nossa, se eu conta as coisas que fracassei será imensa. kkkk
    Bom, em organização eu estou mas o menos, mas ainda sim estou tentando.. Agora ler mais livros bem que queria conseguir essa meta, mas irei tenta esse ano..

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  21. Confesso que nunca fui uma pessoa de fazer metas, mas tenho sentido falta daquela sensação de "Nossa, eu consegui isso!" por isso minha principal meta este ano foi fazer metas kkkkk, metas que pra mim não seriam difíceis de cumprir.
    Organização eu tento mas sempre acabo desistindo, a unica coisa que mantenho é o calendário mensal com tarefas importantes.
    Não tenho uma estante com muito livros, mas minha principal meta é mantela apenas com livros que li e que gostei muito...os encalhados eu doo e compro aqueles que quero muito ler no momento...ainda estamos em janeiro mas tem dado certo :D

    ResponderExcluir
  22. Oi Kamilla,
    Todo ano faço metas que vão além da minha capacidade e ao conclui o ano, quando percebo que não as cumpri, fico muito frustrada. Mas não posso culpar ninguém, pois sei dos meus limites, só não os respeito. Tenho a ilusão de ler 100 em um ano e espero um dia conseguir. As releituras estão sempre presentes nas minhas metas, principalmente de séries que quero completar e concluir. Para 2018 espero, mesmo, concluir algumas metas e ser mais pé no chão na hora de idealizá-las.

    ResponderExcluir
  23. Oi! Adorei essa tag, me identifiquei muito. Tenho muitas metas fracassadas, mas se não estou afim de ler um livro não consigo me obrigar a ler. Melhor ler o que temos vontade.

    ResponderExcluir
  24. Ah, essas metas, entendo bem. Adoro fazer algumas, mas quando não cumpro acontece o que? Exatamente isso, sentimento de fracasso e frustração. Gostaria de ser mais organizada, acho que é super importante para conseguir cumprir as metas. Organização e foco. Uma coisa que me faz acabar lendo menos é a falta de foco, eu fico com vontade de ler, mas também de assistir série ou ver um filme, aí fico pensando nisso por um tempão e acabo não fazendo nada.

    ResponderExcluir
  25. Tirando reler a história de feita de fumaça e ossos também eram minhas metas Mas eu também fracassei em relação a elas. Mas e normal. Tudo tem seu tempo neah. Quem sabe esse ano.

    ResponderExcluir