25/05/2018

RESENHA: Sol Em Júpiter - Lola Salgado

Sol Em Júpiter
Autora: Lola Salgado
Editora: Harlequin
Páginas: 256
Edição: 1
Ano: 2018
Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.

Eu estava muito animada com essa leitura, mas...

Sol Leão é uma youtuber famosa na plataforma, com seu canal Delírios da Juba, onde possui milhões de seguidores. O apelido Juba surgiu depois de um bullying sofrido na época da escola por causa do seu cabelo cacheado volumoso, era motivo de sofrimento, mas ela resolveu usá-lo como elogio e orgulho. Nossa protagonista está noiva do André, que também é um youtuber. 

A vida da Sol é boa, mas ela vende uma imagem perfeita pra internet (através de seus vídeos e fotos para o instagram), mesmo muitas das coisas não sendo verdades. Ela se sente no dever de dar esse tipo de conteúdo, já que é isso que os seguidores dela esperam. Tudo seguia na maior normalidade, até que um dia tudo acaba dando errado... Ela chega atrasada em um evento, entra no banheiro masculino e se depara com um cara mijando (e observa obviamente no membro do rapaz, porque é grande e vistoso), mal sabe ela que esse dia todo errado vai mudar toda a sua vida.
“Os erros daquela sexta-feira não ficaram no passado, como eu gostaria.”
Sol Em Júpiter é um livro leve e super divertido. Sol vive muito de atuação para os seus seguidores, diz ter uma alimentação saudável, que gosta de usar saltos, mas na real ela adora comer besteiras e odeia salto altos. No entanto ela ama o que faz, por isso sempre arruma um jeito de agradar os seus seguidores. Inicialmente eu gostei muito da construção da personagem, ela não faz tudo isso com o intuito em números, não faz por interesse e sim porque vê que o que os seguidores querem é visualizar esse mundinho perfeito e não a realidade. O que nos deixa uma ótima crítica, né?! Nós vemos muitas blogueirinhas vendendo perfeição, mas sabemos que muita gente não tolera que elas sejam normais, reais. 

A nossa protagonista naquele dia que deu tudo errado conheceu o Júpiter, mais tarde eles se encontram e ficam presos no elevador. E o papo entre os dois fluem, eles conversam sobre o passado como se conhecessem há anos. Júpiter foi um cara incrível do início ao fim do livro, somos presenteados com alguns capítulos narrados por ele, o que me deixou mais encantada... ele teve seus problemas com seu pai que já falecera e acabou assumindo toda a responsabilidade de casa. 
“E, às vezes, descobrir que não somos os únicos do mundo passando por determinado problema é reconfortante.”
Eu estava curtindo muito a leitura, mas era inevitável que Sol e Júpiter iria começar a nutrir algo um pelo o outro e eu estava super torcendo. Mas Sol estava noiva e apesar do André, seu noivo, aparentar ser um cara bem egocêntrico e muitas vezes egoístas, ela acha que gostava dele e resolveu ficar com ele mesmo cheio de dúvidas, no entanto ela não se afastou do Júpiter e continuava a flertar abertamente com ele. Pra vocês terem ideia, eles trocaram mensagens sobre como os signos de ambos eram na cama e eu peguei um pouco de ranço disso, porque independentemente se o André era um babaca, não justifica. Fiquei incomodada com isso.

Quando tudo isso começou a me incomodar, pensei logo que a autora iria fazer alguma coisa pra culpar o André e a mocinha sair por cima. Dito e feito, não gostei da solução que a autora deu pra isso... Eu torci muito por Júpiter e Sol, são dois fofos, personagens ótimos e que se completam, mas não gostei da forma que as coisas foram resolvidas pra ser mais fácil. Também não esperem muito sobre a profissão de youtuber, a autora até descreve alguns vídeos, mas não foca nisso. 

Sol em Júpiter é um livro gostoso de ser lido, com personagens fofos e queridos por mim. Apesar da autora não ter focado em personagens secundários, gostei da relação da Sol com sua melhor amiga e do Júpiter com a sua irmã mais nova. Não foi a melhor leitura pra mim, foi apenas boa, não leria novamente... mas sei que muita gente super curtiu a obra, então indico que tirem suas próprias conclusões. A capa desse livro e a diagramação são incríveis. 


16 comentários

  1. Oi Kamilla,
    Seu eu fosse julgar só pelo título nem imaginaria se tratar de um romance, pois parece mais um livro sobre astrologia. Claro que astros e signos, para muitos, tem tudo a ver com romance e vida amorosa e quando um autor propõe algo nesse estilo (e bem escrito) rende uma história e personagens bem divertidos. Juba que não conheço, mas sinto que deveria, tem tudo o que gosto na personalidade de um personagem e mesmo que ela pose de perfeita na internet ela sabe que realmente é. Gostei que a autora abordou a profissão de youtuber na trama, mas bem que poderia ter ido um pouco mais a fundo, poi tenho certeza que os leitores iriam adorar. Você apontou algo que já reparei em vários romances quando a protagonista já está envolvida com alguém (neste caso André), a autora traça um rumo para a história onde, de repente, o atual namorado passa a ser um problema e não gosto disso. Mas, apesar desse detalhe, acho que é uma boa leitura para se fazer.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kamilla.

    Acho que a trama criada, tem um pano de fundo bem construído, por colocar em cheque essa questão dos signos, bullying, os 'bastidores' da fama, mesmo que de forma não muito profunda, ao que parece.

    ResponderExcluir
  3. Então.rs desde que li pela primeira vez a resenha deste livro, fiquei meio apreensiva por três pontos que me incomodam e muito:
    Primeiro, é de Youtuber e eu não tenho costume de ler.
    Segundo:tem traição e eu não curto ler sobre isso.
    Terceiro:Fala de signos e eu também não entendo e não curto isso.rs
    Então resumindo tudo, não senti muita vontade ler não, mas sei que em contrapartida, o livro foi muito bem aceito para quem já conhecia a moça, então, o que vale é isso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Milla, confesso que não gostei muito da sinopse desse livro. E pra começar a ler preciso sentir essa primeira conexão. Li sua resenha e me senti incomodada também em determinados momentos, não sou muito fã de "triângulos" sejam eles das diversas formas que são retratados. Além de ser youtuber, e eu não gosto muito também, sabe? Enfim, dessa vez passo o livro, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... Vi muitas pessoas desejando esse livro, mas logo em seguida li comentários negativos.
    Parece uma leitura razoável, para descontrair e só...
    Gostei da crítica em relação a vender uma imagem perfeita; acho que ninguém quer isso.
    Sol parece muito confusa.
    Não me chamou atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto o livro por aí. Na primeira vez que vi a capa, achei bonita e fiquei interessado em conhecer um pouco mais. Quando fui lendo sobre o enredo, confesso que fiquei um pouco desanimado, não me atraiu muito. Agora conhecendo melhor os detalhes, só encararia mesmo para uma leitura realmente para relaxar, afinal parece que o livro não se aprofunda muito em temas que poderiam ser explorados. Pena que ela deixou as personagens secundárias sem maior atuação.

    ResponderExcluir
  7. É um tema interessante esse das aparências, pois esta muito em alta na vida real nas redes sociais. Parece ser uma leitura para descontrair, também não gostei dessa parte da personagem flertar com outro estando noiva, poderia pelo menos terminar o noivado se não quer mais, só espero que não tenha triângulo amoroso, odeio.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla.
    Infelizmente estamos vivendo uma época em que tudo é questão de imagem, o que os outros vão pensar de nós e o que queremos que os outros pensem. É muito fora da realidade.
    Não gostei do desfecho. Culpar o outro, mesmo ele sendo babaca, como uma desculpa para flertar com outra pessoa é errado.
    Não é um livro que eu leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamilla,
    Estava ansiosa para ler uma resenha desse livro, pois achei a sinopse muito intrigante. Parece ser uma leitura somente ok, sem muito envolvimento. Uma trama que chama a atenção por trazer a realidade da vida atrás das câmeras, mostrando que a personagem é bem real e normal, que não tem uma vida perfeita como todos acreditam. Mas confesso que a forma como a autora conduziu o relacionamento da Sol e Júpiter me deixou bem desanimada. Os personagens em si parecem ser cativantes, mas o romance deixou a desejar, pois é difícil ser conquistada pelo relacionamento do casal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Kamilla!
    Assim, não tenho costume de ler livros de youtuber, porque as experiências que tive, não foram muito boas, entretanto se o relacionamento de Sol e Júpiter é bem desenvolvido e ainda tem um drama no meio do caminho, acredito que dá para ler.
    Maravilhoso final de semana!
    “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas tenho visto bastante gente comentando sobre ele.
    Não é o tipo de leitura que estou acostumada, e a premissa não me interessou muito também já que não sou muito chegada em ler livros com youtubers.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  12. Olá, aqui está um livro que eu não tenho vontade alguma em ler. Apesar de obras de autoria de youtubers serem cada vez mais frequente, a carência de conteúdo original e profundo ainda é gritante, e esse livro não entrega nada de diferente, com uma protagonista que infelizmente quase não tem caracterização. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. An-nyong-ha-se-yo!
    Eu fiquei interessada pelos acontecimentos da história, quando li que era sobre youtuber, achei que fosse uma biografia, e graças a Deus não é kkkk tenho interesse em ler.

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu acho que esse livro é uma grande crítica mesmo a esse mundo perfeito que algumas pessoas acham que os youtubers vivem e que sabemos que não é assim. Eu não gostei da história, a traição me incomoda e acho que não tem justificativa nenhuma, os signos também não são um assunto que gosto. Não sei, talvez daqui um tempo eu possa lê-lo mas atualmente não curti.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Kamilla!
    Gostei da história a respeito sobre como é a vida real da maioria dos youtubers. A parte da traição incomoda um pouco.
    Mas se tivesse oportunidade eu quero ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kamilla!!
    Gostei da indicação, acho que autora colocou um tema bem atual que a "vida perfeita" que muitos youtubers mostram para seus seguidores. Achei um livro bem bacana com tema muitos importante e super fofo!!
    Bjos

    ResponderExcluir