28/08/2019

TOP 4: Livros que mexeram comigo

Oi leitores, tudo bem? No top de hoje irei citar 4 livros que mexeram muito comigo. Em 2014 eu fiz uma postagem com esse mesmo tema. De lá pra cá fiz muitas outras leituras e resolvi mencionar outros livros que também mexeram comigo, uns me deixaram tristes, outros revoltados, mas todos me deixaram desconfortável com alguma coisa.

Mulheres Que Não Sabem Chorar é um romance homo afetivo, entre duas mulheres. Uma delas é alcoólatra e passa por muitas coisas doloridas. Não vou me adentrar na trama, porque é um livro bem curto, mas juro a vocês que fiquei bem mexida ao término da leitura.
~
A obra de Giovani Martis, O Sol Na Cabeça, possui vários contos e todos eles falam muito sobre a realidade da periferia brasileira. É desconfortável você ler e saber que é mais que ficção, as coisas que ele conta através das histórias e personagens são a realidade pra muita gente.
~
Meu Amigo Dahmer é uma HQ que conta a história de um dos maiores serials quillers do Estados Unidos, o Jeff Dahmer. O que já é perturbador por si só, mas saber sobre sua infância e juventude te deixa ainda mais desconfortável.
~
Desconstruindo Una é uma Graphic Novel que me deixou sem palavras, a única coisa que eu consegui expressar foi desconforto. Aborda muitos temas pesados como estupro, violência doméstica, abuso infantil e como o machismo ajuda para que isso tudo aconteça. Em breve terá resenha aqui no blog.
~~~
E aí, gostaram? Me contem quais são os livros que mexeram com vocês?
Beijos


14 comentários

  1. Ahhh!!! Se você soubesse como sinto vontade ler Desconstruindo Una! Por isso mesmo, abordar temas tão pesados e intensos!
    Nossa...eu sou um fiasco nisso de ficar mexida com histórias. Maioria me deixa assim.rs(mania de quem sente demais)
    Olhando minha estante agora, vou tentar citar quatro!
    01- A Menina Que Roubava Livros(uma das leituras que mais reli na vida, do tanto que meu coração doeu)
    02- O Diário de Anne Frank
    03- A Guerra Que Salvou Minha Vida
    04- Jantar Secreto(esse mexeu na maneira de sentir...uma náusea, um desconforto..rs mas amei, amei)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum desses, mas tenho o primeiro da lista, vou ler!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei esse TOP 4 ❤

    1) Quando tudo ruir - Lola Salgado. Toda vez que vou falar desse livro, nem sei o que dizer de tão maravilhoso que ele é. Eu li esse livro com o coração partido por tudo o que aconteceu com os personagens. A Lola soube trabalhar muito bem os temas: depressão, abuso sexual, traumas... Esse é um livro forte, tive até que parar para respirar em alguns momentos, mas é o meu favorito desse ano até agora.
    2) É assim que acaba - Colleen Hoover. Tem rolado por aí umas conversas sobre a Colleen romantizar relacionamentos abusivos, mas não acho que foi isso que ela fez com esse livro. Eu gosto tanto dele pelo fato de a autora conseguir mostrar o dia a dia de alguém que vive em um relacionamento abusivo e acho importante que esse tema seja trabalhado, eu consegui ter uma noção muito mais real da que eu tinha sobre o tema e, por isso, esse livro me marcou.
    3) Faça amor, não faça jogo - Ique Carvalho. Esse livro me marcou de formas que eu nem sei dizer todas. Nunca achei que um livro de poesias e crônicas me faria chorar tanto. Tudo o que o Ique escreveu sobre, os sentimentos que ele passou, a sensibilidade, a dor, a felicidade... Não dá para esquecer esse livro.
    4) Extraordinário - R. J. Palacio. É tão linda a mensagem que a autora quer passar. É uma obra que eu acho que todas as crianças deveriam ler na escola para criarem empatia. Eu amei esse livro, algumas partes doeram em ser lidas, mas foi uma leitura maravilhosa, que me fez refletir demais.

    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Eu amo A Menina Que Roubava Livros.. eu lembro q tive q ler pro vestibular.. melhor leitura obrigatória do mundo kkkkkk
    Também pra escola eu tive q ler outros livros q mexeram comigo como: A Lição Final (lindo de morrer ♥), O Estudante e, como vc já citou, O Diário de Anne Frank... obvio q teve mais, mas eu nunca me esqueci desses.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum desses livros que você mostrou. Mas fiquei bem curiosa.
    Eu não sou o tipo de leitora que chora em todo livro. Mas, tem sempre algum que realmente mexe. Acho que os quatro livros que mais mexeram comigo foram:

    - A Guerra que salvou a minha vida
    - Dançando sobre cacos de vidro
    - As lembranças de Alice
    - O filho de Ester

    ResponderExcluir
  6. Olha como a capa e um título "engana".
    Mulheres que Não Sabem Chorar achei que seria um livro estilo Conto da Aia. Que traria debates acerca do machismo ou algo do gênero.
    Mas não deixa de ser um livro bom. Realmente, só quem tem familiar alcoolatra sabe o quão triste é. Vou procurar saber mais dele.
    No Coração da Floresta foi um dos que mexeram comigo. A capa e o título me enganaram. Ah, e até a sinopse não deixa muoto claro o rumo do livro. Fiquei devastada com o final.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei seu Top 4! Ainda não conhecia esses livros, mas me interessei bastante por cada um deles. Alguns dos livros que mais mexeram comigo foram:
    1- Quarto de Despejo - Maria Carolina de Jesus. Foi um livro que tive de ler na escola para fazer uma apresentação e por fim acabei gostando muito da leitura, apesar de ser bem difícil fazer sua leitura por conta de todo sofrimento que a personagem principal passa, que no caso é a própria autora, já que nele vamos conhecer a dura realidade que a autora enfrentou.
    2- As Batidas Perdidas do Coração - Mesmo o livro focando bastante no romance, gostei de como a autora abordou a questão de como cada pessoa lida com a dor e sobre como se libertar de um vício é mais complicado do que muitos pensam.
    3- Sorrisos Quebrados - Sofia Silva. Foi bem difícil ver tudo o que a Paola passou devido ao relacionamento abusivo que vivia e o quanto isso a marcou. Achei que a autora soube trabalhar muito bem o tema, trazendo grandes doses de realidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conheço esses livros e para ser bem sincera eu tento evitar ao máximo esse tipo de leitura, mas um dos livros que mais me fizeram chorar (eu soluçava que nem uma maluca na porta de casa esperando meus pais chegarem, pois não tinha a chave). Tensão também não me desceu bem, fiquei literalmente tensa durante toda a leitura para no final descobrir que tínhamos um livro dois.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de conhecer os livros que mexeram com você, mas preciso dizer que ainda não li nenhum.
    Sol na cabeça e Una me chamaram atenção
    Longe de casa, Graça e fúria, O caminho para casa e Todas as pequenas luzes foram alguns que mexeram comigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum desses, mas gostaria de ler Desconstruindo Luna, parece ser uma leitura que acaba com a gente, os temas abordados são bem pesados.Meu Amigo Dahmer também quero ler, deve ser muito interessante. Fiquei muito curiosa com O Sol na Cabeça, não sabia do que era esse livro. Livros que mexeram muito comigo foram, O Diário de Myriam, Perdão, Leonard Peacock, Os Sombras, no momento só lembrei desses.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamilla
    Não li nenhum desses livros e o primeiro não conhecia, mas quero ter oportunidade para ler esses livros.
    Alguns livros que mexeram comigo entre o ano passado e esse foram: Extraordinário, A Menina que roubava livros (que estou relendo em leitura coletiva), Leve-me com você, Todas as cores do céu, Correndo Descalça passou dos top 4.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Bah, guria, que livros fortes. SUper leria todos, principalmente o da Una. EU sempre fico muito mal com esse tipo de livro, mas eu gosto muito do exercicio. Vou deixar uma listinha de sugestão pra ti tbm: Menina Morta-viva, A Cinderela Chinesa e amor amargo.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto superficialmente Desconstruindo Una, mas só cheguei a ler uma crônica de O sol na cabeça. Os outros não conhecia, mas parecem uma ótima indicação de leitura pelos temas. Essa Hq é realmente perturbadora.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei os livros escolhidos, realmente tem livros que abordam temas bastante complicados que realmente pega a gente de uma maneira sem explicação. Fiquei bastante curiosa por eles.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir