27/09/2019

Assistindo e Apreciando #25 - Crash No Limite

Crash No Limite
Estreia Mundial: 10/09/2004
Duração: 112 minutos
Classificação: 14 anos
TRAMA
Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.
~~~

Crash - No Limite é um filme com uma grande história, com personagens críveis que desperta no telespectador emoção, raiva, comoção e identificação. A obra apresenta vários temas importantes e polêmicos, como xenofobia, racismo, assédio sexual e corrupção.
Na longa somos apresentados à vida e realidade de alguns personagens, como a Jean Cabot - uma mulher rica, instruída e extremamente preconceituosa que é casada com um promotor bastante conhecido. Um policial negro e seu irmão ladrão; um policial veterano que é racista; um bem sucedido diretor negro; e uma família iraniana. Todas essas pessoas possuem suas próprias histórias, mas todas elas acabam se conectando de uma forma no decorrer do filme. 

E á através deles que somos inseridos em suas vidas, em seu modo de ver o mundo e como eles reagem às coisas que acontecem ao seu redor. Isso nos é retratado de forma imparcial, nesse filme não há vilões ou mocinhos e sim seres humanos com atos dignos e grandiosos e/ou atos negativos e vergonhosos.

Todas essas cenas traz uma reflexão para a sociedade em que vivemos. Como os negros se enxergam e principalmente como os brancos reagem nas situações em que os negros estão envolvidos, culpabilizando-os e diminuindo-os pra encaixá-los no padrão que acham o correto. 
Crash - No Limite nos faz sentir desconfortáveis com o que é apresentado, gerando no telespectador revolta, raiva, emoção, compreensão e identificação, seja com as nossas ações ou de visualizar atos preconceituosos ao nosso redor e não sabemos o quanto isso pode atingir e machucar o outro.

O filme sem dúvidas trás uma grande crítica a todos esses preconceitos citados, mas principalmente se faz uma crítica a quem pratica todos eles: o ser humano e seu comportamento individualista e egoísta.
ELENCO
O protagonista do filme são as histórias dos personagens e não são poucos. Todos os atores foram incríveis e deram veracidade a tudo que estava acontecendo. O elenco é tão rico quanto o filme.
CONCLUSÃO
O filme trás grandes mensagens e reflexões, faz a gente pensar e questionar. Crash nos tira da zona de conforto e vale muito a pena. Não é a toa que ganhou o Oscar de melhor filme, melhor roteiro e edição.
~~~
Já conheciam o filme? :)
Beijos


13 comentários

  1. Crash no limite é praticamente um clássico. Não lembro muito de todo o filme de quando assisti mas é realmente muito bom, principalmente porque traz muitas verdades relacionadas a racismo. Com certeza é um filme que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Assisti esse filme já faz um tempinho, mas sem dúvida ele é maravilhoso e marcante, pois traz uma verdade na história, daquelas que incomoda e nos deixa com vergonha, em saber como a humanidade pode ser cruel e egoísta. Apesar de se tratar de uma história fictícia, encontramos muita realidade no decorrer do filme. Recomendo muito e aproveitando a resenha já vou procurar para assistir mais uma vez. Ahhhhh e que elenco meus caros, deixou o filme ainda melhor!

    ResponderExcluir
  3. Isto sim é um ícone do cinema mundial! Vi este filme já tem um bom tempo, mas as reflexões que ele apresentou na época a todos que o viram, ainda estão vivas até hoje!
    Não é apenas por trazer esse mundo caótico do preconceito, mas também por misturar todas as histórias num enredo só e mostrar que a vida é assim, dura e nua!
    Com certeza, super recomendado!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Um filme que retrata vários temas e incrível. Não tinha conhecimento mas fiquei bastante interessada para assistir, ainda mais tem atores que gosto muito e atuar super bem. Vou colocar na listinha de filmes para ver.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Kamilla!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro, porém ainda não tinve oportunidade de assistir.
    Gosto de filmes que trazem essas críticas sociais e que nos fazer repensar nossas premissas e nos tornam pessoas melhores.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Eu adorei esse filme, ele provocou em mim tantas emoções diferentes e me fez refletir bastante.
    Esse filme aborda tão bem temas tão importantes e que precisam ser trabalhados, temas extremamente relevantes, já que infelizmente, fazem parte da nossa realidade.
    É interessante que os personagens são bem diferentes entre si e levam vidas bem diferentes um do outro, mas suas histórias acabam se conectando no decorrer do filme.
    É um filme que de fato nos tira de nossa zona de conforto ao vermos o quão bem o filme reproduz a nossa própria realidade, as críticas foram muito bem feitas e o elenco fez um trabalho incrível. Todos os prêmios que o filme recebeu foram mais que merecidos!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla
    Já assisti o filme tem um tem pinho e foi bom relembrar dele, quero assistir novamente.
    O elenco realmente é um show de talentos, parece ser bem real o papel que cada ator interpreta.
    É um filme que causa muitas emoções e nos lembra desse tema tão complicado que é o racismo. Que infelizmente está enraizado em algumas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Esse filme é chocante e doloroso, mas ainda assim, é maravilhoso. Me emocionei e fiquei com a garganta apertada em muitos momentos, parecia que eu estava sofrendo junto com os personagens.
    Eu simplesmente odiei a Jean Cabot, eu não conseguia entender como alguém podia ser tão preconceituoso, passei muita raiva por causa dessa personagem.
    Tem uma cena envolvendo a filha do imigrante iraniano que eu já queria chorar antes mesmo da cena se concretizar, pois eu achei que o pior aconteceria. Lembro que assisti esse filme na escola e todo mundo tinha ficado apreensivo nessa cena.
    Um ponto muito importante sobre esse filme são os temas que ele abordou, eu fiquei chocada, mas também impressionada.
    Realmente, esse filme mereceu ganhar o Oscar.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kamilla
    Não conhecia esse filme, mas fiquei com muita vontade de ler! Parece ser muito bom, e me deixou super animada para assistir, ele deve ser bem pesado, por causa dos temas que aborda, mas mesmo assim, quero assistir

    ResponderExcluir
  10. Por ser um filme antigo acho que não assisti, quer dizer não lembro pois sou bem ruim de gravar nomes de filmes kkk, as vezes só sei se assisti depois de uns minutos que to assistindo. Mas vou procurar pois é um filme muito interessante, que mostra muito a realidade das pessoas, deve mexer com a gente e nos deixar pensando em como as pessoas pensam no próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  11. Acredita que sempre escuto falar desse filme, mas nunca assisti? Sinceramente ainda não tinha parado para ver nem a sinopse, mas confesso que agora estou muito interessada em ver. A temática abordada é importante porque nos remete a fatos ainda muito presentes em nossa sociedade, infelizmente. É o tipo de assunto que sobre o qual precisamos conversar.

    ResponderExcluir
  12. Sou grande apreciadora dr filmes, e acredito na importancia daqueles que trazem críticas. Principalmente, ao racismo que acontece muito desde os primórdios. É legal que somos apresentados a maneira como cada um reage as coisas.

    ResponderExcluir
  13. Esse filme é muito bom, ele nos traz uma verdadeira reflexão mesmo. Tem várias reviravoltas e o final é surpreendente. Vale a pena assisti.

    ResponderExcluir