22/11/2019

Assistindo & Apreciando #28 - Fragmentado

Fragmentado
Estreia Mundial: 26 de Setembro de 2019
Duração: 117 minutos
Classificação: 14 anos
TRAMA
Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.
~~~
Três adolescentes são sequestradas por um homem desconhecido e são levadas para um quarto em algum lugar.

Kevin, o homem desconhecido, possui Transtorno dissociativo de identidade (ou Transtorno de Personalidade Múltipla). São 23 personalidades distintas que compartilham do mesmo corpo do Kevin. A que sequestrou as meninas foi o Dennis, mas que mantém ajuda da Sra Patrícia e o respeito e um pouco medo do pequeno Hedwig, de 9 anos. Essas são as principais personalidades que conhecemos durante o filme, mas há uma que demora a aparecer e que é chamado A Fera.
Eu já tinha certa curiosidade em assistir esse filme, até que a minha professora de Psicologia da Personalidade (pra quem não sabe, sou estudante de psicologia) e fiquei completamente encantada com esse filme. Li muitas resenhas negativas, mas gostei do início ao fim. Talvez eu esteja influenciada pela escolha da faculdade que eu fiz e saber que todas essas personalidades são realmente possíveis de acontecer.

Todas as 23 personalidades são muito bem construídas e interpretadas maravilhosamente pelo McAvoy. Fiquei grudada na tela pra saber o que viria acontecer e quais seriam as motivações das personalidades que acreditavam que a fera estava por vir. E o que seria essa vigésima quarta personalidade? ele viria a luz porquê? Kevin sofreu vários eventos traumáticos quando criança, por isso desencadeou as várias personalidades, mas depois de tanto tempo porque mais uma viria?
Esse filme é incrível. Há cenas que passam tensão, apreensão, medo e suspense pelo que está por vir. Os personagens te passam verdade, os medos das meninas sequestradas, as reações diferentes que elas mesmo tem, a vontade de lutar pra sair do cativeiro e se libertar. Há algumas cenas que diminuem um pouco da tensão, que são justamente com o Hedwig, a  personalidade de Kevin que tem apenas 9 anos.

Acho que muitos não gostaram do filme, porque ele é focado nesse lado psicológico do personagem e não há o suspense de tiros e balas, talvez um pouco lá pro final, mas não vou falar muito sobre.

Apesar de ter focado bastante nas personalidades do Kevin, se tem um foco em uma das adolescentes sequestradas: Casey. Ela tem um papel importantíssimo em toda a trama, mas indico que assistam o filme e a conheçam.
ELENCO
Esse filme tem um elenco de peso, os personagens mostram o poder de suas atuações, principalmente o James McAvoy, ele foi incrível em todas as personalidades, passou tantas emoções e a única coisa parecida entre as personalidades interpretadas pelo McAvoy são as características físicas (e algumas delas, nem isso). A Anya Taylor-Joy, a Casey, foi incrível também em sua atuação. 

CONCLUSÃO
Simplesmente fiquei fascinada com essa história e não vejo a hora de assistir a sequência, Vidro. A história é singular, que fisga o telespectador pra saber o que virá a seguir. Apesar de ser uma transtorno, é algo incrível de se observar. Vocês tem noção do que a mente humana é capaz? e a força que ela tem? No filme a Dra que cuida do Kevin e suas personalidades citou um exemplo sobre uma paciente que tem esse transtorno, ela é cega, mas quando muda de personalidade passa a enxergar. E o mais louco? é real, leiam aqui. A cegueira é algo real, a paciente possui laudo médico afirmando isso, mas quando outra personalidade que não tem esse problema de visão, passa a enxergar normalmente. Pois é... incrível. Assistam esse filme, que apesar de parecer muito fictício, trás muitas verdades.
OBS: Só assisti o trailer agora e foi bem melhor, já que conta um pouco demais.
~~~
Já assistiram esse filme? Ou tem vontade de ver?
Beijos


14 comentários

  1. Ah essa saga!!!Precisei rever o primeiro e este filme recentemente, para assim, poder aproveitar Vidro com mais intensidade!
    Na minha humilde opinião, este segundo filme é o melhor da trilogia, mas ainda não entendo como James não ganhou nenhum Oscar..rs
    O papel da mocinha também é fundamental nessa história, mas pow, os "fragmentos" de Kevin são espetaculares, principalmente A Fera!!!
    Veja Vidro o quanto antes..rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      O James foi incrível mesmo, maravilhoso. Vou assistir Vidro em breve :)
      Beijos

      Excluir
  2. Kamilla!
    Já tive oportunidade de assistir o filme que faz parte de uma trilogia na verdade, é o último filme da série.
    Gosto muito quando os filmes abordam esse lado mais psicológico e aqui traz quase um anti-herói desequilibrado e assustador.
    Recomendo o filme para quem gosta do estilo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. A premissa é muito original, né? Mas acho que não conseguiria assistir.
    A questão psicológica real e nos deixa impotentes, talvez eu tenha por conta disso.
    Mas fico feliz que tenha gostado do início ao fim. Deve ter sido bem enriquecedor para o seu curso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Nossa, que premissa! É muito intrigante que Kevin possua 23 personalidades diferentes e que consiga alternar entre elas com a força do pensamento. Deve ser um horror ver as meninas sequestradas, tendo que lidar com tanta facetas de Kevin, espero que elas fiquem bem.
    Estou muito curiosa para saber como tudo isso acaba, se as meninas escapam, se Kevin é preso e se a tal fera vem mesmo a tona.
    Adoro a atuação do James McAvoy, mas nesse filme ele parece ter se superado, já que não deve ser uma tarefa fácil interpretar várias personalidades distintas.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já assisti ao filme e foi bem interessante, pois não conhecia nada sobre a história (nem sabia que fazia parte de uma “continuação”), mas a experiencia foi bem bacana e me deparar com tantas personalidades e aquele final foi um tanto quanto assustador, confesso que foi necessário assistir mais uma vez para poder entender melhor o que aconteceu. #soudessas

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti e gostei muito, é impressionante o que uma mente pode causar, na verdade assustador, só de imaginar tantas personalidades em uma só pessoa. O ator trabalha bem demais fiquei impressionada com sua atuação de conseguir fazer tantas pessoas assim com voz diferente e tudo mais. Não sabia do caso da mulher que conseguiu enxergar através de uma das suas múltiplas personalidades que impressionante.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kamilla!
    Eu já vi esse filme e para mim foi bem angustiando e ao mesmo tempo deixava eu vidrada na tela para saber o que virá a seguir. Eu gostei bastante do filme e muito bom e vale muito a pena assistir. Não sei se você já assistiu o primeiro Corpo Fechado, já que é uma trilogia.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla,
    Já assisti ao filme e adorei, na verdade foi um dos melhores para mim de 2017. A história aborda um tema muito interessante e envolvente. Não vou negar que quando o tal ser esperado aparece fiquei um pouco confusa, pois até aquele ponto tudo para mim era possível de ocorrer na realidade, mas aquela cena me fez imaginar algo totalmente oposto. As atuações dos atores ficaram muito boas, principalmente, James McAvoy. Já assisti a alguns filmes do ator, mas nenhum que exigisse uma atuação tão profunda. Também já assisti Vidro, que é bom, mas não tanto quanto Corpo Fechado e Fragmentado.

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Tenho muita vontade de assistir esse filme, o James McAvoy é um dos meus atores favoritos e parece ter dado um show de atuação nesse filme, já quero conferir!
    Gostei que o filme tem foco mais no lado psicológico, estou curiosa para ver todas essas personalidades de Kevin.
    Nunca assisti nada parecido, essa premissa me intrigou! Espero conseguir ver o filme em breve!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla
    Vi falar sobre o filme mas ainda não assisti e tem continuação.
    Eu adoro ver filmes com James McAvoy ele é perfeito.
    Gostei muito que o filme aborda o lado psicológico de Kevin, espero que as garotas tenham conseguido fugir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito ouvi falar sobre esse filme e embora o James seja um excelente autor, ainda não tinha me dado aquela vontade de assistir. Mas depois desse seu post, confesso que fiquei bem mais interessada. Já quero saber o que aconteceu no final.

    ResponderExcluir
  12. Peguei esse filme pela metade, mas deu para acompanhar. É bem intrigante a trama toda entre o sequestro e as personalidades, eu curti e esta no meu objetivo assisti esse filme até o final.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kamilla
    Nossa, que interessante!
    Adoro ler tudo sobre que tem esses tipos de transtornos de personalidade, tá que na vida real daria medo de conviver com alguém assim, mas acho legal! kkkkk
    Eu ainda não conhecia o filme, mas tendo o James McAvoy já sei que será ótimo!
    bjs

    ResponderExcluir