12/09/2018

TOP 4: Livros com protagonistas gordas

Oi leitores, tudo bem com vocês? No dia 10 de setembro é comemorado o dia do gordo, sabiam disso? O objetivo desse dia é conscientizar a sociedade sobre o respeito que todos devemos ter para com os gordos, infelizmente temos uma cultura bem idiota em diminuir a capacidade, beleza, inteligência e outras coisas pelo fato de ser uma pessoa gorda. O que cá entre nós, nada tem a ver... vamos disseminar respeito e desconstruir esses padrões de perfeição para uma sociedade imperfeita (grata).

Pensando nesse dia e sabendo que infelizmente a padronização de beleza também segue nos livros, resolvi citar quatro livros que tem protagonistas que fogem desses esteriótipos e são gordinhas sim! E maravilhosas :) Eu escolhi livros que eu ainda não li, mas que quero demais!!!

4. PRECIOSA
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler Preciosa, vivo a procura desse livro (mas só encontro em péssimo estado). Mas já tive a oportunidade de assistir a adaptação e fiquei devastada com a história. A protagonista é gorda e negra, coisa bem raras em livros e em filmes, na história é adolescente ainda, mas mostra ser incrível e super forte. 
~
3. AMOR PLUS SIZE
Eis aí um livro que só leio comentários maravilhosos sobre a história e como adoro a Larissa Siriani, a curiosidade só aumenta! Sei que a protagonista, que tem mais de cem quilos, vai amadurecendo ao decorrer da trama, se aceitando, se amando e se empoderando. Ou seja, que hino! Quero ler.
~
2. PODER EXTRA G
Eu não conhecia esse livro, até saber que a Thati Machado iria vir pra bienal de Pernambuco... quando cheguei no evento e vi esse livro, com uma sinopse maravilhosa, corri pra comprar (pra mim e um pra vocês, em breve sorteio e sim está autografado). A primeira palavra da sinopse é empoderamento!
~
1. PRINCESAS GPOWER
Já imaginaram princesas foram dos padrões? Então, as autores Milla Wander, Thati Machado, Janaina Rico e Larissa Siriani pensaram e fizeram o livro Princesas GPower, onde cada uma dá voz em uma princesas através de contos. Eu fiquei bem curiosa por isso, tanto que eu já adquiri meu exemplar (e pretendo ler em breve).
~~~
Gostaram do top 4 de hoje e dos livros mencionados? Eu quero ler todos! Mas agora me contem quais livros com protagonistas gordos vocês já leram? Me indiquem!
Beijos


9 comentários

  1. Ainda não conhecia, obrigada pelas dicas :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que dia 10 se comemorava assim. Acho esse tema bem legal, porque realmente a sociedade acaba julgando todos de maneira igual, e o que é pior, de maneira errônea. Muita gente se aceita do jeito que é e se gosta, então quem somos nós pra julgar alguém?!
    Não conheço nenhum desses livros, mas estão aí dicas muito boas pra conhecer ainda mais sobre o tema :)

    ResponderExcluir
  3. Não sabia da data, interessante essa conscientização.
    Gostei da lista, ainda não tive a chance de ler nenhum, mas fiquei interessada em Princesas GPower.
    Já li Eleanor & Park, Dumplin', Os 27 crushes de Molly e Juntando os pedaços. Recomendo esses livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vi um filme chamado Amor Plus Size, nem sei se é baseado neste livro, mas achei muito divertido XD

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamilla,
    A nossa cultura é mesmo bem idiota, principalmente quando se trata de peso, mas eu não sabia que existia o dia do gordo. Preciosa eu não li o livro, mas assisti ao filme e é emocionante. Poder Extra G tinha me chamado atenção logo que foi lançado, mas sabe que até já havia me esquecido do livro. Já vou anotar o título para uma compra futura. Dá para inserir nesta lista Dumplin, que ainda não li, mas é dos que mais desejo.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal ter o dia do gordo não sabia, precisam de mais livros com protagonistas fora do padrão exigido pela sociedade, adoro quando encontro algum. Fiquei curiosa com Preciosa vou assistir o filme. Já ouvi falar dos outros livros, mas ainda não li, não lembro se li algum de personagem gordo.

    ResponderExcluir
  7. Kamilla!
    Acho que ainda não li nenhum livro com protagonista gorda, já li com magra e até anoréxica.
    Já conhecia alguns desses livros, embora não tenha lido nenhum e acho bacana desmestificar 'as gordinhas'.
    Somos gente como qualquer outra pessoa...kkkk
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kamilla
    Sabia que no dia 10 de setembro é comemorado o dia dos gordinhos.
    Apesar de ser gorda ainda não li nenhum livro com protagonistas gordos, espero ler em breve.
    Dos livros citados já ouvi falar do Poder Extra G.
    Beijos

    ResponderExcluir