24/10/2018

Esqueça um livro e incentive a leitura!

Oi leitores, tudo bem com vocês? Hoje eu venho falar com vocês sobre algo bem legal, que venho fazendo há algum tempo. O projeto "Esqueça um livro" que consiste em esquecer um livro em locais públicos para que outras pessoas possam achá-lo e depois de ler a obra, voltar a esquecer pra criarmos um ciclo bonito de incentivo a leitura.
A ação já era feita no Estados Unidos conhecido como Book Crossing (Passagem do livro, em tradução livre). No Brasil a ação começou a ser difundida quando o Felipe Brandão, atual editor na editora Planeta de Livros, criou a página Esqueça Um Livro no Facebook em 2013.

Resolvi participar da ação e esqueci alguns livros na região metropolitana do Recife/PE, resolvi partilhar isso com vocês para que possamos juntos continuar divulgando, compartilhando e incentivando ações e projetos bacanas assim... Afinal, todos sairemos ganhando né?
“Você esquece um livro e compartilha conhecimento, quem encontra, leva para casa e depois esquece também. Assim o conhecimento se espalha.”
~~~
Agora quero saber de vocês: já conheciam esse projeto? já esqueceram livros por aí? ou encontraram? Me contem! :)
Beijos


16 comentários

  1. Que ação mais linda! Você deixa um recado explicando o projeto dentro do livro? Fiquei curiosa. Espero que outras pessoas continuem com esse projeto e que a leitura se propague ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Deixo recadinho sim! Na real um adesivo (fácil de tirar da capa rs) falando que o livro estava perdido, só esperando aquele leitor encontrá-lo. :)
      Beijos

      Excluir
  2. É um projeto bem interessante, vou aderir :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah, já conhecia o projeto e acho super bacana.
    É uma maneira linda de incentivar a leitura.
    Eu tenho muita vontade de fazer isso, mas às vezes fico com vergonha; ainda não achei um lugar tranquilo para isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy!
      Deixa o livro e sai correndo! hahaha :P
      Beijos

      Excluir
  4. Muito interessante, precisamos mesmo incentivar a leitura e esse projeto é muito bacana.

    ResponderExcluir
  5. Façam em Salvador por favor hahaha
    Bem legal a iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Que tal começar por você? Esquece, estimula a galera :)
      Beijos

      Excluir
  6. Projeto super bacana =D Um dia pretendo participar!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla
    Já conhecia o projeto, mas não sabia quem tinha começado. Um lindo projeto!
    Bom não tenho tantos livros assim, o dia que tiver mais livros ou repetidos vou começar a espalhar pela cidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. O Book Crossing eu conhecia já mas nunca tinha ouvido falar do Esqueça um livro. Que ótimo que temos esse tipo de ação voltado mais para o Brasil. Vou adotar a idéia do Esqueça um Livro. Já "esqueci" alguns livros pelo Book Crossing mas vou apoiar o projeto nacional.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamilla!
    Já ouvi falar do projeto Esqueça um livro, nunca participei e nem encontrei algum livro - se eu encontra-se acharia que estava sonhando rsrs - mas acho muito bacana esse projeto... Parabéns por participar dele!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamilla,
    Acho essa iniciativa bem bacana, não só pelo fato de estar incentivando a leitura, mas também como um gesto de confiança no próximo. Nunca vi nada disso sendo feito na minha cidade, mas seria legal poder fazer algo assim, quem sabe néh? E também deve bater uma curiosidade de saber quem pegou o livro e se este se sentiu incentivado a fazer o mesmo.
    Parabéns por fazer parte deste projeto!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por esquecer livros por aí deve ser uma alegria e tanto para quem encontra, já sabia do projeto, mas ainda não encontrei nenhum livro e nem deixei, quando saio acabo esquecendo de levar, mas tentarei lembrar rs. Fico curiosa imaginando como é a reação das pessoas que encontram.

    ResponderExcluir
  12. Já havia lido a respeito do projeto, e de verdade acho incrível quem consegue ter todo esse desapego, porque eu realmente não consigo, principalmente se foi um livro do qual eu gostei muito, e acho que pra passar pra frente não vale simplesmente esquecer livros que não te agradaram de alguma forma.
    Parabéns pela sua atitude, eu ainda preciso trabalhar o desapego em mim.

    ResponderExcluir