27/02/2019

TOP 4: Livros e Músicas

Oi gente! Sigo com dores fortes nas mãos, por isso resolvi postar um top 4 que super deu um trabalho e quase ninguém viu... Espero que gostem!

O tema do top 4 de hoje é livros e músicas... Não sou de escutar músicas quando leio, mas resolvi compartilhar os meus gostos literários e musicais juntos. Escolhi 4 livros dos livros lidos de forma bem aleatória e escolhi 4 músicas que ao meu ver tinha certa ligação com o enredo do livro/personagem/situação. 

Sem mais delongas, vamos ao top!
4. Livro: A Luz através da Janela || Música: Anjo
O livro A Luz Através da Janela se passa em 2000, mas como é característico da Lucinda Riley a obra tem muitos flashbacks do passado, não da protagonista, mas dos antecessores dela e a mesma começa a busca pra entender melhor o passado e com isso acaba conhecendo uma pessoa que tem certa ligação com ele, e acha que está apaixonada e se casa, mas essa relação só trás sofrimento. Eis que surge uma pessoa. Um anjo, ao meu ver, que acaba mudando o rumo da história. 
Trecho da canção: “Acredita em anjo? Pois é, sou o seu. Soube que anda triste que sente falta de alguém, que não quer amar ninguém. Por isso estou aqui, vim cuidar de você, te proteger, te fazer sorrir, te entender, te ouvir... [...] E eu descubro que além de anjo, eu posso ser seu amor.”
~
3. Livro: Primeiro Amor || Música: Pensando em você 
O livro é bem clichê, é um livro adolescente sobre o primeiro amor, sendo que esse primeiro amor é o melhor amigo da protagonista. Claro, que tem sua singularidade, que é a forma dos autores terem colocado algo mais, por exemplo a protagonista e o 'mocinho' já tiveram câncer, foi no hospital que eles se conheceram. Mas a essência de fato do livro é sobre a friendzone, o medo de se declarar, a sensação, confusão e tudo mais. Por isso escolhi Pensando em você que retrata bem isso. 
Trecho da canção: “Estava satisfeita em te ter como amigo, mas o que será, que aconteceu comigo? Aonde foi que eu errei? Às vezes me pergunto se eu não entendi errado, grande amizade com estar apaixonado. Se for só isso logo vai passar, mas quando toca o telefone será você? O que eu estiver fazendo eu paro de fazer...”
~
2. Livro: Álbum de Casamento || Música: Quando fui chuva
Álbum de casamento tem como protagonista a Mac, ela é fotógrafa de casamento e ama o que faz, adora captar a essência e os sentimentos de todos nas fotos. Mesmo adorando captar momentos de amor, romance, ela tem medo de se entregar, de se dar em um relacionamento. Os pais dela se separaram e ambos tiveram milhares de relacionamentos e casamentos. Um dia aparece alguém que faz a Mac repensar certas coisas, no início ela fica bem receosa, com o pé atrás, na fase de negação mesmo. Se privando, mas quando o sentimento é verdadeiro, vai acontecer. 
Trecho da música: “E assim no teu corpo eu fui chuva, jeito bom de se encontrar. E assim no teu gosto eu fui chuva, jeito bom de se deixar viver [...] E mesmo que em ti me perca, nunca mais serei aquela que se fez seca vendo a vida passar pela janela.”
~
1. Livro: A Esperança || Música: Sonhar 
Todos conhecem esse livro, certo? Pelo menos Jogos Vorazes, você conhece! Esse é último livro da trilogia e nele há muitas repostas e finalizações esperadas. Quem conhece o primeiro sabe que nos é apresentado um mundo distópico onde doze pessoas são jogados em um lugar cheio de armadilhas, onde só um poderá sair vivo. Esse tipo de coisa já está mais que intragável, ninguém aguenta mais e querem uma solução pra tudo. E Katniss, protagonista, surge como um tordo, uma esperança. Nesse último livro tudo é bem mais latente e até chocante. Mas ninguém vai mais abaixar a cabeça, não vão desistir!
Trecho da música: “Cê ta ligado o quanto é difícil quando la em cima querem derrubar, mas quando embaixo se pede ajuda ninguém da a mão se é pra te levantar. Sonhar, nunca desistir. Ter fé, pois fácil não é nem vai ser. Tentar até se esgotar suas forças, se hoje eu tenho quero dividir ostentar pra esperança levar”
~~~
Eu adorei fazer esse top 4! Vocês curtiram? acharam que as músicas tem a ver com a história? Me contem!
Beijos


8 comentários

  1. Olá! Adoro pesquisar playlist de livros no spotify, acho que é mais uma maneira de nos conectar com os personagens. Desses livros, só não conheço A Luz através da Janela, embora não conheça muito as músicas que você escolheu, todos os trechos destacados têm uma ligação com as histórias dos livros, principalmente essa última do livro Esperança.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Kamilla, essa dor não quer te largar, né? Melhoras.
    Amei essa junção de livros e músicas, apesar de que eu não conseguiria ligar um livro a alguma música.
    Amo A luz através da janela, a música super combinou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não fico ouvindo música enquanto estou lendo também não. O que eu faço é colocar um som ambiente, coloco barulhos de chuva ou instrumentos, fico bem concentrada. O único livro que eu li da lista foi Álbum de Casamento e por coincidência a única música que eu não conhecia foi a escolhida para esse livro. Nem sei quantas vezes eu ouvi Pensando em Você, sem dúvidas é uma música bem nostálgica.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kamilla!
    Esse costume de associar músicas a enredos literários não foi aderido por mim ainda, mas sempre tem aquela canção que nos remete a algum personagem ou trecho específicos. Anjo e Sonhar parecem se encaixar perfeitamente com os plots dos livros mencionados, sendo que quem já leu A Esperança sente até aquele sentimento nostálgico.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Também não sou de ouvir música enquanto leio. A luz através da janela e a musica anjo, não conhecia os dois. Primeiro amor, já ouvi falar do livro mas não conheço a música pensando em você. Álbum de casamento, quero muito ler essa série e a musica quando fui chuva, não conhecia. A esperança conheço o livro, mas ainda não li e a musica sonhar, essa é a única que conheço rs. Achei legal associar livro a música nunca fiz isso, gostei.

    ResponderExcluir
  6. Oi, kamilla
    Como acostumei a ler sem ouvir música, não tenho o costume de ouvir música lendo.
    Já escutei playlist de alguns livros depois que li e curti.
    Não li nenhum dos livros citados, não conhecia a música da Maria Gadu Quando fui chuva é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamilla,
    Também não sou de escutar música enquanto leio, mas as vezes tento imaginar que música funcionaria para a leitura que estou fazendo. Desses livros que citou só li A Esperança e é um livro tão denso e cheio de expectativa que não é qualquer música que iria trazer representa-lo bem. Como não curto MC Gui, não conheço a música escolhida por você.
    Te desejo melhoras e se você não estiver em condições de escrever para o blog, tire um tempo para se recuperar, pois sei que todos entenderão sua situação.

    ResponderExcluir
  8. Show de músicas legais, conheço a maioria das canções e realmente tem tudo a ver com os livros. Depois quero ouvir um por um.

    ResponderExcluir