06/02/2019

TOP 4: Livros que retratam o câncer

Oi leitores, tudo bem com vocês? Segunda-feira, 04/02, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que tem o objetivo de se discutir, conversar e disseminar esse assunto, além de ter a missão de ajudar a controlar essa doença que mata muita gente. Por isso resolvi trazer esse tema aqui pro blog, indicando livros que retratam o câncer de forma a nos fazer refletir e aprender. 

A Máquina de Contar Histórias não tem um foco na personagem com câncer, mas sim em como isso pode afetar as pessoas redor dela. O protagonista da trama é o Vinícios e ele é casado com Vivian, com quem teve duas filhas Vida e Valentina... após a mulher ter câncer, ele some sabe? não quer ver a mulher que ama definhando e quando ela falece vem o balde de água gelada e como isso afetou a relação com as filhas. É uma história de reaprendizagem, de amor e perdão. Vale a pena a história e a reflexão!
~
Já é doloroso ler um livro sobre câncer, agora imagine ler sobre uma criança com câncer que já está cansado de lutar? E que ainda tem um cachorro super parceiro. A Mais Pura Verdade é um livro desses... é uma história incrível, que te faz refletir, faz chorar e se apaixonar pelos personagens. Leiam!
~
Acho que A Culpa é das Estrelas todos já conhecem né? Alguns amam, outros nem tanto, mas é inegável que esse livro foi uma febre e levantou muito o assunto sobre câncer, principalmente em adolescente que é algo menos falado ainda. Eu particularmente adoro ACEDE e já li duas vezes e chorei porque sou dessas.
~
1. A ESTRELA QUE NUNCA VAI SE APAGAR
Essa obra conta a história da Esther Grace que foi diagnosticada com câncer aos 12 anos e faleceu aos 16 anos, ela inspirou o John Green a criar a personagem de A Culpa é das Estrelas, Hazel Grace. A Estrela Que Nunca Vai se Apagar é uma biografia singular, com textos, cartas, diários e desenhos da Esther, apesar de ter falecido tão cedo, ela era uma menina incrível e super talentosa. Vale a pena conhecê-la!
~~~
Espero que tenham gostado das indicações!
Nunca deixe pra amanhã o que podem fazer hoje, ok? Inclusive os exames! :)
Beijos


11 comentários

  1. Oi, Kamilla
    Eu já conhecia os três últimos mas só li o do Green porque esse tipo de livro é o que eu mais tento evitar, eu sofro demais e não gosto de me sentir tão vulnerável, mas sempre guardo as indicações.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelo menos comecei a leitura dos três últimos livros, mas não conclui todas. A Culpa é das Estrelas se tornou um clássicos dos dramas, eu li e adorei, só perde a posição de favorita pra Cidades de Papel. A Mais Pura Verdade li e não gostei, o personagem é chato demaaaais. A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar não consegui concluir, creio que pelo estilo de narrativa. A Máquina de Contar Histórias está na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Olá Kamilla!
    Livros são muito importantes para que um determinado assunto receba a devia reflexão, e em se tratando do câncer é mais do que válido explorar obras que discorrem sobre a problemática. Dos citados só tive a oportunidade de ler a famosa obra de Green, mas gostei de saber que a mesma foi derivada de uma história real. Também fiquei curioso para conferir A Mais Pura Verdade, que promete uma leitura ao mesmo tempo emocionante e dolorosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Desses li A culpa é das estrelas e sou das que não gostou tanto assim rs. A Máquina de contar historias, chamou minha atenção que historia parece nos apresentar deve ser bem reflexiva além de triste. A mais pura verdade, fiquei interessada ainda mais por ser tratar de uma criança, acaba mexendo demais com a gente. A estrela que nunca vai se apagar, não sabia que tinha inspirado uma personagem ,a Esther era muito nova quando se foi que triste.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamilla,
    É uma temática bem forte né?
    Claro que li A culpa é das estrelas, e amei, mais ele tenta trazer leveza ao tema com o romance sendo o foco principal, por isso gostei da história!
    A mais pura verdade também me conquistou, mais chorei tanto kkkkk Li em um dia, e não me arrependo, rs.
    Quanto aos outros, conheço mais não li, o primeiro eu não fazia ideia do que se tratava, gostaria de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Desses eu li apenas A culpa é das estrelas, e como eu chorei lendo esse livro, imagino que isso acontece com a leitura de todos os livros desta lista, infelizmente, o câncer é uma doença muito cruel que não distingui idade, gênero ou raça, por isso a prevenção, ainda é a melhor aliada contra esse mal.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla
    É um tema difícil de ler por conta do sofrimento, tive muitos parentes com câncer. Que não sobreviveram, foi mais complicado perder minha vó e mãe.
    Dos quatro livros citados li só A Culpa é das Estrelas e chorei muito é claro, preciso reler porque faz muito tempo que li. Os outros livros ainda não conhecia quero ter oportunidade para ler, vai para a lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kamilla.
    Assim como outros temas, falar sobre o câncer na literatura é super importante pois ajudam outras pessoas que estejam passando por situações semelhantes. Porém esse é um tema que me deixa super na bad, então não gosto muito de ler sobre.
    Ótimas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamilla,
    Tem certos temas que precisam ser discutidos e abordados com mais frequência e um deles é o câncer. Não que seja bom ficar falando da doença, mas por uma questão de conscientização é importante abrir discussões sobre ela e ter um dia para isso já é um grande começo. Dos livros que citou só li A culpa é das estrelas e não tenho nem o que falar, pois o livro é uma baita lição. Tenho curiosidade em ler A estrela que nunca vai se apagar, justamente porque a história inspirou John Green para escrever seu livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu não aguento ler e nem assisti histórias assim, me emociona muito, por isso evito ao màximo. Cada história é linda e sempre tem algo a tirar e a aprender, mas para meu coração não aguento.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter visto várias vezes a capa do livro A Máquina de Contar Histórias eu não sabia sobre o que se tratava a leitura. Quero muito ler A Mais Pura Verdade. Adoro livros que são narrados por personagens jovens, acredito que vou gostar e me emocionar bastante com esse. Gostei muito de A Culpa é das Estrelas quando eu li, o filme ficou incrível também, apesar disso nunca fiquei louca para ler A Estrela Que Nunca Vai se Apagar. Acho que é porque não tenho o costume de ler biografias. A Cinco Passos de Você é lançamento e parece muito bom. Já viu sobre ele? Tô querendo ler o livro.

    ResponderExcluir