03/04/2019

TOP 4: Personagens com Autismo

Oi leitores, tudo bem? Ontem, 02 de Abril, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela ONU para conscientizar sobre o autismo que é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social de uma forma geral, como a comunicação verbal ou não-verbal. Alguns outros transtornos, como Síndrome de Asperger, faz parte do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Não tenho muita propriedade sobre o assunto, pesquisei um pouco pra fazer essa introdução pra vocês. Caso queiram saber um pouco mais, deixo alguns links pra vocês: Link 1 - Link 2 - Link 3 - Link 4.

Agora voltando ao top 4, infelizmente não li muitos livros sobre esse transtorno, então resolvi indicar dois que já li e dois que tenho como desejado sobre o tema. Vamos lá?!

LIVROS DESEJADOS
A Diferença Invisível é uma HQ (História em quadrinhos) que conta a história de uma mulher de 27 anos, que namora, tem seu emprego, mas sempre se sente muito deslocada e luta diariamente pra manter as aparências. Sua vida mudará quando ela for ao encontro consigo mesma. Parece ser uma história incrível.

Um Mundo À Parte é um livro da Jodi Picoult, que ainda não li nada, mas morro de vontade. Só vejo comentários incríveis sobre suas obras, falando dessa em específico conta a história do Jacob Hunt, ele tem autismo e problemas sociais, mas é um menino bem inteligente e adora ajudar a polícia em cenas dos crimes. Até que a polícia vai atrás dele. Essa premissa me chamou bastante a atenção, estou muito curiosa pra ler a obra!
~
INDICAÇÕES
Memórias de Um Amigo Imaginário é contada pelo Budo, amigo imaginário do Max - protagonista da trama. É uma obra que sinceramente não quero falar muito, pra não estragar a surpresa, pois quando li não sabia de nada e foi uma leitura encantadora. A obra não fala abertamente que o protagonista tem autismo, mas é bem perceptível... a obra é incrível.

Passarinha é uma criança de dez anos que tem Síndrome de Asperger e que acaba passando por uma grande mudança. É uma obra singela e emocionante. A protagonista é incrível.
~~
Espero que tenham gostado do top 4 de hoje!
E me indiquem livros que tenham personagens com autismo :)
Beijos


18 comentários

  1. Ah, tenho interesse em Passarinha, só leio elogios sobre.
    Mês passado li dois livros sobre o tema e amei, te indico.
    O menino de alepo (a visão da guerra na Síria pelos olhos de um menino com Asperger) e Os números do amor (um romance, com hot leve, em que a mocinha tem Asperger).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy!
      Eu tenho Os Números do Amor e não sabia que a mocinha tinha Asperger! Já vou ler! E nossa, O Menino do Alepo parece ser incrível. Já vou procurar. Obrigada pelas sugestões!
      Passarinha é incrível, leia.
      Beijos

      Excluir
  2. Também quero A Diferença Invisível, vi no Instagram uma resenha incrível para essa HQ e me deu uma super vontade de ler =D
    Espero conseguir comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora!
      Parece ser uma HQ bem interessante mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Não li nenhum livro sobre o assunto, mas tem um aqui em casa. A Diferença Invisível que legal uma HQ sobre o autismo deve ser bem interessante. Passarinha dizem que é lindo, preciso ler. Os outros não conhecia. É muito bom os livros abordarem esse assunto, assim podemos ficar mais inteirados sobre o autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Passarinha é ótimo mesmo. E sim, bem legal ler livros com essa temática.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Kamilla,
    Já algumas coisas (poucas na verdade) sobre o autismo, mas a verdade é que sei quase nada sobre a condição. Por isso os dias de conscientização são tão importantes, mas confesso que não sabia que tinha um para o autismo. Dos livros citados não li nenhum, mas tenho muita curiosidade em ler Passarinha. Um que li e fala um pouco sobre o transtorno foi Querido John, não aprofunda muito o tema mas achei interessante a forma como o autor o aborda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Lembrei de Querido John agora que tá passando o filme na Globo. Mas de fato o tio Nick não se aprofunda tanto. No entanto os que indiquei tem mais foco nos personagens com autismo e vale a pena conhecê-los!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu acho que dias assim, deveriam ser mais falados e mostrados. Sabe, como uma ajuda extra aos pais e familiares de pessoinhas assim, especiais demais!!!
    Tenho uma amiga que tem um filho autista e ele é o mundinho particular dela. O carinho sendo mostrado e demonstrado de outra forma, provando que o amor pode ser espalhado de milhares de formas!É lindo de se ver!
    Ainda não li nenhum dos livros mostrados acima, mas morro de vontade conhecer, principalmente Passarinha!
    Há também os personagens que vem ganhando filmes e séries. (oh uma ideia de post ) rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Super concordo com você, o dia deveria ser mais difundido. Ter uma campanha mais efetiva, mas infelizmente não é assim. Cabe a gente então, comentar e dialogar sobre.
      Adorei a dica de post! Vou procurar (e assistir também :P)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Kamilla
    Ainda não li nenhum livro que os personagens sejam autistas, mas quero muito ler.
    Tenho interesse em todos principalmente em Passarinha.
    É um assunto que poderia ser mais difundido, para abranger mais pessoas. Já tive alunos autistas em grau leve, eles mesmos com toda a sua dificuldade de comunicação e contato visual são incríveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Vale a pena ler livros com personagens com autismo :)
      E super concordo com você sobre o tema ser mais comentado, ter campanhas mais efetivas. Mas infelizmente ainda há um caminho a se percorrer.
      Beijos

      Excluir
  7. Eu li Passarinha e achei um livro sensacional, principalmente por abordar um tema tão importante e também por relatar tudo pelos olhos de uma criança. É um livro realmente emocionante.
    Os outros livros ainda não li mas já ouvi falar muito bem sobre os livros da Jodi Picoult.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil!
      Passarinha é bem incrível mesmo. Jodi Picoult é bem comentada mesmo, sempre com temas que vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  8. Kamilla!
    Já tinha ouvido falar de Passarinha, mas na verdade, ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros.
    Tenho visto na blogosfera muitos livros com o tema da Síndrome e acho importante podermos ler para discutir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Vale a pena ler livros com tema e sim, é super importantes falar e difundir o tema.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá! Realmente faltam mais livros que falem um pouco mais sobre o autismo, aqui mesmo na escola, onde trabalho até ano passado tinha um aluno com TEA e confesso que foi bem complicado a adaptação tanto para os professores quanto para os alunos, foram 4 anos de muito aprendizado. Não conhecias os livros citados acima, mas gostei bastante, principalmente da HQ. Senti falta de Os números do amor, que alias está na minha lista de leitura desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Infelizmente ainda não há uma barreira quando se fala sobre o autismo, e isso acarreta justamente nesse dificuldade de adaptação tanto para os professores quanto para o aluno (que é pior pra ele passar por tudo isso).
      Já tinha ouvido falar nesse livro, mas ainda não li, tenho ele aqui e vou tentar ler e resenhar aqui!
      Beijos

      Excluir