05/08/2019

Meus hábitos de leitora

Oi gente!
Hoje excepcionalmente não terá Novidades Literárias, mas semana que vem teremos normalmente. Já que não teremos o NL, queria conversar com vocês sobre hábitos de leitura. Em 2015 eu fiz uma postagem parecida onde citei 4 vícios literários meus, então resolvi fazer uma postagem atualizada não só do vício, mas como dos hábitos adquiridos no decorrer desses anos.

ETIQUETAR LIVROS NÃO LIDOS
Eu pensei em separar os livros lidos dos não lidos, pra me forçar a visualizá-los melhor, mas tenho agonia de ver séries separadas, por isso optei por etiquetar (esses adesivos brancos). E eu tenho gostado muito disso.
~
ORGANIZAR A ESTANTE POR EDITORA
Um dos motivos de não conseguir separar os livros lidos dos não lidos é porque eu tenho mania de organizar a estante por editora e já tentei por autor e séries, mas não consegui. Acho tão bonitinho ver a logo das editoras todas juntinhas :)
~
USAR E ABUSAR DOS POST-ITS
Depois que comecei a usar post-its para marcar as frases que mais me chamaram a atenção no livro, não parei mais. São poucos os livros lidos da estante que não tem ao menos um post-it! Vocês usam?
~
COLECIONAR MARCADORES DE PÁGINA
Eu sei que a imagem está ruim, ignorem isso... O intuito é mostrar a minha coleção de marcadores, que eu amo. Separo por editora (tenho essa mania, né?), apesar de não estar plenamente satisfeita com a organização, foi a melhor que achei (queria colocar em pastas, mas é custoso demais $). Sugestões? :)
~~~
E aí, pessoal, quais são seus hábitos de leitor?
Beijos


30 comentários

  1. Olá! Acho que meu hábito mais estranho em relação aos livros é dar aquela bisbilhotada na ultima página da história (para ter a certeza que tudo vai ficar bem, sabe). Quanto à organização eu separo por autor, mas estou sem espaço, que os pobrezinhos estão espalhados pela minha casa. Gostei dessa ideia de destacar os não lidos com adesivo, fica mais fácil na hora de escolher uma nova leitura. Marcadores são minha fraqueza eu amo colecionar, minha meta é ter um marcador (pelo menos) de cada livro que eu tenho (e eu estou bem distante), mas também mantenho-os em uma caixa separado por editoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Não consigo ir olhar a última página! hahaha Eu queria ter marcadores de todos os livros também, mas muitos acho que nem existem! rs
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não sou tão organizada assim. kkkkkkkk
    Não preciso separar os livros lidos porque não me apego a eles. Eu leio e mando para a frente. Somente alguns muito importantes eu realmente mantenho comigo. E atualmente eu procuro mais ler no Kindle mesmo.
    Já tive muitos marcadores mas fui me desfazendo aos poucos, dando para quem gosta de colecionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil! Pode mandar os marcadores pra cá então hahaha
      Beijos

      Excluir
  3. Eu nunca cheguei a pensar nas coisas q eu faço como hábito de leitura, mas agora q vc apontou eu realmente tenho vários kkkkkkkk.
    Minha estante era dividida por gênero até mês passado, quando eu fiz a organização por cor (arco-íris).
    Eu faço anotações em post-its e colo nos livros apenas quando eu faço leitura conjunta com algumas amigas. Nos outros eu uso aquele adesivo menor q marca página quando tem frases muito marcantes ou pra história do livro, ou pra mim mesmo.
    Eu nunca viajei para o exterior, mas tenho familiares e amigos e já, e eles trouxeram marcadores de diversos países, esses eu só guardo pq nao tenho coragem de usar kkkkkkk. Em livros de bolso eu gosto de marcar a página com cartão postal :)
    Eu tinha o hábito de escrever meu nome em todos os livros, mas já tem anos q eu abandonei pq atrapalha um pouco quando eu quero vender, trocar ou doar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara!
      Queria muito organizar a estante por cores, mas a agonia de ver tudo separado é maior! kkk
      Beijos

      Excluir
  4. Meus Deus, como queria ter essa organização toda..rs Minha pequena estante é uma bagunça só..rs separada apenas por tamanho..rsrsrs(sou uma negação confessa)
    Os marcadores(que nem curto tanto assim) ficam numa caixa e só troco os meus de leitura, quando já se desgastam totalmente..rs(talvez seja essa minha maior mania) uso cada marcador até ele praticamente se desmanchar na minha mão.
    Preciso me mudar..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma negação nada, a gente se organiza do jeito mais fácil! haha Eu só uso os marcadores do blog, os demais ficam tudo guardados kk
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Kamilla
    Você é muito organizada Jesus haha fiquei extasiada com sua estante.
    Infelizmente eu não tenho espaço para estante, então os livros estão organizados em uma caixa no quintal ou no raque e não dá pra organizar do jeito que quero. Marcadores eu tinha váaaarios mas acabei dando tudo nas vendas dos livros que fiz.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Eu também organizo os meus livros por editora, mas por autor também. Já tentei organizar por cor, mas não consegui, não gostei de deixar os livros de séries uns separados dos outros rsrsrs.
    Já com os marcadores, eu não tenho uma forma de organizar, apenas separo os repetidos para dar ou trocar.
    Um hábito que eu tenho é de tempos em tempos trocar os livros de lugar na prateleira, nunca consigo deixá-los sempre no mesmo lugar. Toda vez que compro livros, tenho que reorganizar a estante.
    Outro mania que tenho é sempre guardar as cartinhas que vêem com os marcadores que já ganhei todas juntas. Deixo elas guardadas na mesma caixa que guardo os marcadores.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray!
      Dá uma agonia deixar por cor, né? Fica bonito, mas em relação a séries e autores, fica complicado. Sobre reogarnizar a estante toda vez, eu espero acumular uns livros pra fazer isso, mas fico me coçando pra organizar tudo de novo. haha
      Beijos

      Excluir
  7. Olá Kamilla!
    Adorei essa dica para organizar os marcadores de página, vou ver se consigo aderir.
    Eu particularmente sou bem desorganizado com a minha estante (o meu lema é: não importa o lugar, desde que caiba kkkkkk), mas uma mania que eu tenho é a de guardar todos os meus títulos em saquinhos, de modo a evitar que haja o acúmulo de poeira (apesar dessa vantagem, os saquinhos impedem que seja possível visualizar bem os livros, logo não fica muito bonito).
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson!
      Acho esse jeito de organizar marcadores práticos, pq depois de pronto, é só colocar lá. Realmente tem a vantagem do saquinho, mas preciso ficar olhando os livros sempre. kk
      Beijos

      Excluir
  8. Menina, viciei nesse post-it. Sempre leio com ele do lado.
    Estou tentando lembrar em um vício, mas... eu gosto de procurar atores que se encaixam com as personagens.
    O vício mesmo é comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy!
      Sempre tenho um post-it próximo! haha Esse vício de comprar é complicado rs
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Kamilla,
    Confesso que não tenho muitos hábitos de leitura, o que mais se destaca está relacionado a organização dos livros. Minhas prateleiras são organizadas por gêneros e já pensei em arrumar de outras maneiras, mas não consigo. Preciso ver os livros de fantasia juntos, assim como os romances, os thrillers, etc. Também uso post-its, mas não em todos os livros. A respeito dos seus hábitos eu achei bem interessante marcar os não lidos, mas seu fizer isso vou ficar agoniada e, talvez, desesperada em ver a quantidade que falta para ler....hehehhhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Depois que se acostuma com uma organização é difícil sair dela, né? Já tentei por autor, série, mas sempre volto. O bom de marcar os não lidos é que vamos tomando vergonha na cara (ou não) kkk
      Beijos

      Excluir
  10. Posso ser sincero? Chega dar uma inveja branca da sua organização. Confesso que já tentei mil formas de organizar, por editoras, autores, etc, mas antes de chegar ao final, acabo mudando de ideia e começo tudo novamente. Os post-its comecei usar depois de ganhar um livro em um blog que veio cheio deles e daí comprei sempre marco também. Marcadores tenho vários, sempre volto cheio das bienais do Rio e SP, mas ainda estão em uma caixa esperando que um dia eu os organize. Acho que estou me sentindo estimulado por esse post a fazer tudo isso agora. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro!
      Meu sonho é ir pra bienal do RJ ou SP, ou pelo menos que a daqui consiga ter uma alcance tão bom quanto elas.
      Bora aproveitar a animação e vamos organizar! hahaha
      Beijos

      Excluir
    2. Aproveite e venha pro Rio. Tem tempo ainda de organizar.

      Excluir
  11. Post-its não estragam os livros? Tem como tirá-los depois? Vejo muita gente usando, e agora que me bateu essa dúvida.
    Eu gosto de separar os livros por grossura.
    Marcadores são tipo figurinhas da infância. Muito divertido colecionar e trocar.
    Um outro hábito louco que tenho é só abandonar livro pequeno. Livros com mais de 300 páginas não abandono nunca. Me torturo mas leio até o fim. Tenho esperança que uma hora o livro vai ficar bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Os post-its não estragam o livro não, tem como tirar. A cola dele não causa nenhum dano aos livros, pode ficar tranquila.
      Beijos

      Excluir
  12. Também coleciono marcadores, adoro são tudo de bom, também gostaria de colocar em pastas fica tão bonitos. Eu coloco os meus livros por tamanho da uma agonia ver um menor com um maior junto rs. As séries tem que ficar juntas. Também já pensei em separar os não lidos dos lidos, mas acabei não fazendo isso. Não uso post-its nos livros, mas sempre penso que deveria marcar as frases que gosto, quem sabe começo a fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Em pastas ficam lindas mesmo, mas acho muito caro. kkk Usar post its é um caminho sem volta. rs
      Beijos

      Excluir
  13. Olá! ♡ Achei uma ideia maravilhosa etiquetar os livros não lidos, vou adquirir! ♡
    Achei interessante organizar a estante por editora, aqui em casa eu organizo a minha por gênero literário, ou pelo menos tento kkkk.
    Gosto de post its, apesar de ultimamente eu não estar usando-os muito, já que estou lendo mais e-books.
    Eu sou maluca por marcadores kkkk.
    Tenho a mania de não abandonar livros de séries, mesmo que a leitura não seja das melhores, tenho que ler até o final, tenho que ir até o final e ver o desfecho da série, porque do contrário não consigo sossegar kkkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  14. Guria hahahaha você é muito organizada!!! Dá até vergonha hahaha Durante uma época da minha vida tentei usar post it, mas nunca achava os demonios quando queria marcar algo hahaha E colecionar marcador é uma coisa que eu não vejo graça. Meuslivros, porem, eu organizo por gênero normalmente e sempre sei se alguem andou mexendo neles ahahaha

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamilla
    Ainda não tenho espaço para uma estante linda como a sua e como resultado tenho livros pela casa toda kkk. Quero muito uma estante bem linda e organizada.
    Mesmo sem estante deixo os livros separados por editoras e séries juntas, não tenho mania de usar post it mas as vezes pego um bloquinho e anoto algumas coisas. Vou aderir ao post it porque tem livros que sinto muita necessidade de guardar uns quotes maravilhosos e acabo perdendo eles.
    Vejo muitas pessoas marcar os livros com caneta marca texto, gente aquilo me dá uma agonia eu não consigo. Esses dias minha colega no trabalho dobrou a folha do livro didático e eu não me contive falei pra ela se não tinha outra coisa para marcar onde parou. Sou chata mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Kamilla!
    Eu não tenho uma estante bastante grande mas é meu sonho ter uma. Adorei as suas, apesar que eu não coloco essas etiquetas brancas nos livros para saber o que falta ler, eu me organizo mas pelo Skoob, lá consigo visualizar melhor. Já a organização eu procuro o máximo de coloca por autor, para mim é bem mais fácil, já você não se deu bem né..
    Agora marcadores, ixi tenho duas caixinhas só de marcadores para quando quero mudar e ficam tudo misturado.kkk

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Eu fiz exatamente o que você não quis, separei os lidos dos não lidos, para mim fica mais fácil na hora de querer desencalhar algum.
    Eu tenho um espaço reservado apenas para a Faro Editorial, amo demais, rs.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir