18/10/2019

Assistindo e Apreciando #26 - Coringa

Coringa
Estreia mundial: 04/10/2019
Duração: 122 minutos
Classificação: 16 anos
TRAMA
Gotham City, 1981. Em meio a uma onda de violência e a uma greve dos lixeiros que deixou a cidade imunda, o candidato Thomas Wayne (Brett Cullen) promete limpar a cidade na campanha para ser o novo prefeito. É neste cenário que Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos, com um agente social o acompanhando de perto, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens de Wall Street em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.
~~~
Coringa é muito mais que um filme advindo de uma história em quadrinhos. Então esqueçam completamente tudo que vocês já viram ou leram sobre o Coringa, porque nesse filme o foco não será na luta entre ele e o Batman.
Arthur Fleck trabalha como palhaço, mas quer mesmo é fazer stand-up. Ele é acompanhado de perto por assistente social, já que ele tem problemas mentais e precisa de fortes medicamentos. Além disso, ele tem uma síndrome que quando ele fica nervoso, não consegue parar de rir. Um riso brutal, mas que ele não controla. Ele vivia sua vida normalmente, mesmo com todos esses problemas...

Até que em um trem, ele vê uma moça ser assediada e fica nervoso - começa a rir incontrolavelmente - e os rapazes vão para cima dele e o espanca. E aí começa a transformação do Arthur para o Coringa. Ele saca uma arma e mata os três homens.
Esse filme é desconcertante. Não esperem ação, mocinhos e vilões. Em Coringa isso não existe, nós somos apresentados a história de um homem, Arthur, que sofreu muito na vida e foi vítima de muitas coisas e pessoas. Não pensem que estou justificando as ações erradas dele, longe de mim, mas querendo ou não, os nossos atos de hoje são consequências das coisas que passamos ontem.

A história desse filme foca bastante no psicológico do personagem, nas coisas que ele acredita, enxerga e como as pessoas com doenças mentais são simplesmente esquecidas pelo governo e rechaçadas pela sociedade e como as ações das pessoas a nossa volta acabam - inconscientemente - afetando nossas ações . É um filme pesado. Pra pensar, questionar.

Me senti em vários momentos do filme com a aquela sensação de peso dentro de mim. Queria muito que o Arthur fosse tratado de outra forma, tanta coisa seria diferente na vida dele.
ELENCO
Joaquin Phoenix é um cara brilhante! Não sei o que descrever sobre a atuação desse homem, quero assistir todos os filmes em que ele está.
CONCLUSÃO
O longa faz duras críticas sobre o sistema que vivemos, como as doenças mentais são retratadas e pessoas com essas doenças são tratadas. Finalizei o filme com o peso no peito e a sensação de 'o que sentir em relação ao Coringa/Arthur?'. É um filme que todos deveriam assistir!
~~~
Vocês já viram esse filme? Se não, corram pra ver!
Beijos


14 comentários

  1. Ah meu Deus!!!Este é um dos filmes que mais quero ver e semana que vem vou ao cinema de qualquer jeito! Este lado de trazer um Coringa por trás, sua solidão, sua tristeza e não a parte do anti herói foi uma jogada de mestre.
    Joaquin é um fenômeno e penso como você, quero ver todos os filmes dele. Ando vendo umas imagens e frases soltas do filme, que chegam a doer!
    Verei com toda a certeza do mundo!!!

    Beijo

    Rubro Rosa/Ex O Vazio na Flor(só para informar que mudei o nome do blog viu?rs )

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir a esse filme, até mesmo porque eu sempre gostei mais do Coringa do que do Batman. kkkkk
    Acho legal conhecer esse lado humano dos vilões e tentar entender porque eles se tornaram os antagonistas da estória.
    Sem contar que Joaquin Phoenix é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, preciso assistir!
    Está sendo muito elogiado, né?
    Amei conhecer sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Então, eu não assistir. Talvez seja por eu não gostar mas ao ler as criticas, resenhas que as pessoas fazem fiquei um tanto curiosa por assistir, espero ter essa oportunidade.
    Mas me pareceu bastante incrível o filme retrata varias coisas, principalmente a forma da politica.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Kamilla!
    Ouvi dizer que o filme é tão perturbador pelo lado psicológico que teve de ter indicação de faixa etária acima de 16 anos, porque de alguma forma pode influenciar as crianças, como já ouvi casos que ocorreram no extrior e até aqui no Brasil.
    Joaquin Phoenix teve de emagrecer 11 kg paara poder fazer o papel e ficou perfeito.
    Soube também que o magnífico Robert de Niro (que não citou na resenha), também tem sua parcela importante na vida do Coringa.
    Fato é que quero assistir, principalmente por causa da abordagem diferente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Quero muito assistir, mas não deve ser nada fácil, mas precisamos assistir e saber como as pessoas com problemas mentais são tratadas e o que isso pode causar, deve ser angustiante, fiquei com pena do Arthur, assim como ele muitos passam por isso na realidade infelizmente. Deve ser bem reflexivo e nos deixar com um pesar muito grande em saber como as atitudes de algumas pessoas mudam tudo e para pior.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamilla,
    Falando honestamente o que conheço da história de Joker foi através das histórias do Batman, ou seja, sempre de forma superficial e secundária, então tudo o que for ver neste filme será novo em relação a história do personagem e, por mais que eu fosse imaginar esse personagem ou sua história de vida, eu nunca teria imaginado esses eventos. Arthur não tem uma vida fácil e, acredito, seja bem difícil acompanha-lo durante o longa, vendo sua vida desabando e sabendo no que isso irá resultar. O trabalho de produção aqui deixou claro a importância de explorar cada elemento inserido na trama, principalmente no que se refere a personalidade de Arthur, então eu já esperava que não tivesse muitas cenas de ação, por exemplo, no decorrer do longa, mas sim cenas complexas e importantes para que o expectador entenda cada etapa da construção do personagem. A respeito da atuação de Joaquin Phoenix, desde o momento que fiquei sabendo que ele iria interpretar o personagem não tive dúvidas do que ele seria capaz de algo genial, pois já conheço o seu trabalho e sempre fico impressionada com sua atuação. Espero assistir logo este filme, pois a cada nova crítica fico mais ansiosa e com as expectativas lá no alto.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que ao mesmo tempo em que estou empolgada para conferir o filme e essa belíssima atuação do Joaquin, também estou com aquele medinho (mesmo que 1%) de me decepcionar, mas daí a única alternativa é assistir e tirar minhas próprias conclusões, não tem muito como fugir (risos). Mas estou lendo só coisas boas em relação à adaptação, por isso, a esperança está grande, em que vou ser surpreendida positivamente, o vilão é um dos meus queridinhos e vai ser incrível poder acompanhar um pouco mais de sua história.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kamilla
    Não sei o que esperar desse filme, sinceramente.
    Várias pessoas já me falaram que é muito bom e que eu deveria ir assistir, mas também uma pessoas criticaram, então não sei kkkk
    Mas todo mundo elogia bastante a atuação desse ator, não conhecia ele.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Achei muito interessante que esse filme apresenta um Coringa diferente do que já vimos em outros filmes e que o filme não foca em delimitar os mocinhos e vilões, mas sim em mostrar como a sociedade menospreza e negligência quem precisa de ajuda.
    Confesso que ainda não assisti o filme, mas quero muito. Acho de extrema importância as críticas feitas pelo filme, pois de fato, vivemos em uma sociedade que sofre terrivelmente com a falta de empatia, temos um governo e sociedade que vêm o sofrimento dos outros, mas não faz nada para ajudar. Pessoas que sofrem com doenças mentais precisam de tratamento, de ajuda e apoio, não de uma sociedade que os despreza e maltratam e de um governo que não liga para o seu sofrimento.
    Ainda não conheço o ator, mas estou curiosa para conferir sua atuação impecável!
    Obrigada pela indicação, espero assistir o filme em breve, pois os questionamentos que o mesmo faz são muito importantes e válidos! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamilla
    Ainda não fui ver o filme, já meu irmão foi e gostou muito.
    Além de Joaquin ( que está magnífico de Coringa) o elenco parece ser bom com Robert de Niro.
    Claro que quero assistir, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não consegui ver o filme, mas estou louca para assistir! E pelo o que ouvi até agora, acho que o Joaquin está fantástico no papel, inclusive torço para o Oscar para ele vir agora, por mais que não haja muita tradição em premiar filmes baseados em HQs.
    Espero assistir logo!

    ResponderExcluir
  13. Oiii ❤ Só tenho visto elogios sobre esse filme e sobre a atuação de Joaquin Phoenix, que parece estar impecável. O autor parece ter feito perfeitamente jus ao personagem.
    Deve ser interessante acompanhar como Arthur vai se tornando o Coringa, tudo o que sofreu e o influenciou a ser quem é.
    Gostei que o embate de sempre, Batman×Coringa não é o foco desse filme.
    É realmente triste pensar que se o personagem tivesse sido tratado melhor, sua vida poderia ser bem diferente.
    Gostei bastante da crítica que o filme parece fazer que o governo não se importa como deveria com as doenças psicológicas.
    Tenho um pouco de receio de assistir esse filme, apesar de estar curiosa, já que parece mexer com o psicológico.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  14. Oii, Kamilla
    Não é bem o tipo de filme que curto, já que sou mais de fantasia e romance, mas adorei sua resenha e outra que li dele.
    Parece ser um filme forte , dramático e pesado, que nos questiona o tempo todo, nos faz refletir e as vezes até compreender as maldades do Coringa.
    Vou querer assistir sim!
    bjs

    ResponderExcluir