24/01/2020

RESENHA: Apenas um Olhar - Harlan Coben

Apenas um Olhar
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 2019
Ano: 352
Uma foto pode contar muitas mentiras...
Ao buscar um filme que mandou revelar, Grace encontra, no meio das fotos, uma que não pertence ao rolo. É uma imagem de cinco pessoas, tirada no mínimo vinte anos atrás. Quatro delas não lhe são familiares, mas a quinta é muito parecida com seu marido, Jack.
Ao ver a foto, Jack nega ser ele. Só que, mais tarde, ele foge sem nenhuma explicação, levando a fotografia.
Sem saber por que ele se foi, Grace luta para proteger os filhos da ausência do pai. Cada dia que passa traz mais dúvidas sobre si mesma, sobre seu casamento e sobre Jack, assim como a compreensão de que há outras pessoas procurando por ele e pela fotografia – inclusive um violento e silencioso assassino.
Quando entende que não pode contar com a polícia, e que seus vizinhos e amigos têm os próprios objetivos secretos, Grace precisa enfrentar as partes sombrias de seu passado para descobrir a verdade que pode trazer seu marido de volta.
Preciso ler todos os livros desse homem!

Grace Lawson adora revelar fotos dos momentos mais marcantes, por isso antes de ir pegar os filhos na escola, foi a uma loja onde mandou revelar algumas. Mas ao olhar as fotos se depara com uma que não foi tirada por ela ou por seu marido. Aliás, é uma foto antiga e parece que o Jack - seu marido - está na imagem junto com mais quatro pessoas.

Quando o Jack chega em casa e se depara com a imagem, nega que seja ele, fica nervoso e desaparece. Sem nenhuma explicação, nenhuma justificativa, só vai embora. Um comportamento completamente atípico, por isso ela procura a ajuda da polícia e como eles não podem fazer nada, resolve tentar achar seu marido. Algo aconteceu após ele ver a foto. Quem são aquelas quatro pessoas? será que o marido está bem? Muitas perguntas e quase nenhuma resposta.
“Quando se está em movimento, não se pensa em culpa ou inocência. Não se pensa no passado, nos sonhos, nas alegrias nem nas frustrações. A pessoa só se preocupa com a sobrevivência. Ferir ou ser ferido. Matar ou ser morto.”
Estava muito ansiosa pela leitura dessa obra, por conta do último livro que li do Harlan, que foi uma experiência maravilhosa. E esse conseguiu suprir completamente as expectativas, terminei a obra e fiquei horas pensando na história e nos personagens.

O Harlan Coben construiu uma história envolvente, com muito suspense, mistérios, mortes e segredos que vão sendo revelados aos poucos. O começo foi um pouco lento, as coisas demoraram pra engrenar, mas depois que as coisas realmente começaram a acontecer, foi impossível parar de ler. Grace foi uma protagonista incrível, forte e determinada. Gostei muito da construção dela, das atitudes e do comportamento diante das coisas que aconteceram.

Nós fomos descobrindo os segredos que ficaram anos escondidos, quem são as pessoas na foto? porque o Jack está desaparecido? Ao mesmo tempo que temos a perspectiva da protagonista, temos também da polícia que começa a achar estranho e começam a ligar o desaparecimento do Jack com outros acontecimentos. Além destas, temos a perspectiva da Charlene - uma mulher esperta que tem um papel importante - e a de Erik Wu, que acaba tendo uma ligação fortíssima com os recentes acontecimentos. Isso deixou a trama bem dinâmica, interessante e cativante para o leitor.
“O problema das tragédias é que as pessoas precisam seguir com suas vidas. Não há escolha. Não dá pra sair da estrada e esperar, por mais que seja essa a vontade. Quando você tem filhos, é possível compreender isso imediatamente. A vida pode estar acabada, mas você tem que sair da cama pelos outros.”
Temos algumas reviravoltas no decorrer da leitura, que deixa o leitor boquiaberto. A cada mistério desvendado, surgia outras perguntas... deixando-nos ávidos pra tentar descobrir como tudo está conectado e o porquê de tudo isso estar acontecendo. Harlan Coben foi extremamente feliz na construção dessa trama e dos personagens.

Eu fiquei totalmente envolvida com a trama que nem tracei suposições de como as coisas iriam se resolver, mas todas as pistas se encaixaram perfeitamente e o final foi... devastador. Vocês tem noção do que é chorar num livro de suspense? eu chorei e não foi pouco, estava mais envolvida com os personagens, com os mistérios e segredos do que imaginava.

Apenas Um Olhar nos trás uma história envolvente, com um mistérios e segredos que nunca se passaram pela minha cabeça, mas que o Harlan soube criá-los, desenvolvê-los e nos envolver como ninguém. É viciante! Super recomendo que leiam. E o que falar desse novo projeto gráfico nas capas do Harlan? eu estou encantada, as ilustrações tem bastante a ver com a trama.


15 comentários

  1. Se é Coben, tem que ter reviravoltas!rs Ele é o tipo de autor que ri sem pudor algum na cara do leitor.
    Rsrsrs eu vivo sendo enganada quando leio uma obra dele. Quando penso que já solucionei tudo, ele vai e me faz ficar de queixo!
    Ainda não li este livro do autor, mas já quero demais. Segredos, pessoas, marido? Um enredo que deve tirar o fôlego,mesmo o começo sendo mais lento!
    Ah, ando amando esse presente da Editora em trazer essas capas lindas em comemoração!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!
      Harlan é bem desse tipo mesmo hahaha O enredo é realmente de tirar o fôlego, muitas surpresas e mistérios.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kamilla,
    A gente sabe que o livro é bom quando começamos a ler e não conseguimos mais parar e mesmo que eu não tenha lido nada de Harlan Coben sei que suas tramas tem essa característica. Se tem algo que acrescenta um bom mistério a uma trama são fotos antigas e acho que o autor soube trabalhar muito bem com este elemento. Como pode um simples sentimento de nostalgia fazer a vida dar um giro de 360° e não para algo positivo? Certamente Grace não esperava algo tão drástico acontecendo em sua vida quando resolveu revelar aquelas fotos e o fato de seu marido negar o conhecimento e ainda sumir depois disso só faz a mente do leitor encher de teorias (a minha, com certeza, esta cheia delas agora). A premissa de Apenas um olhar já instiga, mas vindo acompanhada de uma ótima recomendação fica impossível resistir ao desejo de adquirir um exemplar e realizar a leitura imediatamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Se tua mente já está há mil, imagine quando começar a ler?! Mulher, o Harlan me fez de trouxa e eu amei kkk Leia, você não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  3. Kamilla!
    Devo concordar que o Harlan Coben é um autor que embasa bem todos seus enredos de livros e é o que mais conquista, porque um romance policial carregado de suspense e de trechos inesperados, tem de ser bem fudamentados para poder criar a credibilidade na história.
    Já quero poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Harlan é muito bom no que faz, por isso tem muitos admiradores. Espero que consiga ler, vale a pena :)
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!
    Nunca li nada do Coben, mas posso dizer que já quero essa coleção lindíssima de tanta resenha que já li sobres seus livros? kkkkkkk geeeente, eu fico curiosa demais com as histórias desse homem. Não vejo a hora de poder iniciar suas obras.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que ainda não li nada do autor, mas tenho dois títulos dele aqui na minha estante (eita que essa é a oportunidade hein). Essa novas capas estão realmente lindas e bem chamativas. A história parece ser daquelas que vai me deixar com aquela vontade (necessidade) de dar uma espiadela nas ultimas páginas (risos).

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vejo muitos falando bem do autor e de sua escrita. Tem uma premissa boa e um mistério e suspense que gosto bastante. Já faz parte da lista de desejáveis.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla
    Tenho muita curiosidade de conhecer os livros do autor, e ele escreve uns dos meus gêneros favoritos.
    Adorei essas novas capas que a editora está relançando os livros de Harlan.
    Essa misteriosa foto com quatro pessoas, o sumiço do marido e todo esse suspense que envolve os personagens é uma leitura bem atraente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A minha relação com o harlan coben é incrível porque as sinopses de nenhum livro dele consegue chamar minha atenção mas todas as leituras valeram muito a pena e essa não foi diferente eu gostei da revira-volta Afinal mesmo que o começo do livro demorasse para engatar e chamar minha atenção

    ResponderExcluir
  9. Oii, Kamilla
    Nossa, que história essa do Jack e da Grace.
    Eu adorei sua resenha, me deixou louca de ansiedade para lê-lo.
    Faz anos que não leio Harlan e já tava com vontade de ler novamente, agora então, vou correr atrás do meu.
    Que bom que é viciante e bem desenvolvido assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! <3 Que trama, hein?! Já estou curiosissima para saber mais sobre a obra e descobrir o que está por trás do sumiço de Jack.
    Nunca li nada do autor, mas o que não me falta é vontade, o Harlan parece saber exatamente como entreter o leitor ao criar tramas envolventes e que nos fazem criar mil e uma perguntas enquanto estamos lendo.
    Muitooo obrigada pela indicação! Não vejo a hora de fazer essa leitura! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Estou muito animada para conhecer a escrita do Harlan Coben e tudo por causa desse livro! Só vejo críticas boas, além de que essa premissa me deixou muito intrigada.
    Gosto muito de livros que nos fazem pensar em teorias para o que aconteceu, que nos fazem imaginar mil e uma coisas sobre o que pode ter acontecido. Estou muito curiosa pra saber mais sobre a foto e o motivo de Jack estar nela, porque ele desaparece e tudo o que Grace descobre a partir daí.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos livros do Harlan Coben, suas histórias são perfeitas, para mim so tem um problema, é que ele é muito detalhista, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas mesmo assim da para chegar ao fim. E apenas um olhar e um livrocque ja estou de olho há um tempo.

    ResponderExcluir